NITROLEITURAS | Grunts – Mary Gentle | Uma Sátira Destruidora dos Clichês da Fantasia Medieval! #resenha

Humor e fantasia medieval combinam muito bem, ta aí o megasucesso do Terry Pratchett para provar a popularidade dessa mistura. Até mesmo um dos maiores clássicos da literatura, Dom Quixote, começou como uma sátira do Cervantes aos romances de cavalaria da época.

grunts mary gentle

Agora, tá para aparecer um livro tão pirado, tão alucinado quanto o clássico “Grunts”, de Mary Gentle. Lançado em 1992, mas ganhando fama mesmo em 1995.

“Grunts” é uma mistureba alucinada de uma versão satírica do Senhor dos Anéis (e de todos os mundos de fantasia medieval padrão, estilo “genérico” mesmo), misturado com narrativa militarista estilo “Nascido para Matar” e “Aliens”, e tacando tudo que se imagina em termos de fantasia e ficção científica de ação em um único livro.

E tudo com um humor desvairado, destroçando tudo e qualquer clichê da fantasia medieval tradicional.

A narrativa (que é muito louca, quase impossível de sumarizar), narra as aventuras de Ashnak, um capitão orc à serviço de um necromancer e que, depois de encontrar armamentos contemporâneos em um lar de dragão (isso mesmo, bazuca, metralhadoras, tanques de guerra, etc.), monta uma equipe de fuzileiros orcs e tacam o terror na guerra entre as forças da Luz e das Trevas.

E tome piada, ultraviolência, gozação para todos os lados, uma dupla de halflings ladrões psicopatas filhos da Dama das Prostitutas, tropas de orcs não-vivos, elfos fuzileiros, monstros alienígenas, e até mesmo eleições e invasões em outras dimensões. E isso é só uma amostra pequena desse livro maluco!

Curti demais a história, no começo tive um choque, mas depois entrei no clima piradaço meio “revista MAD” da narrativa, e curti muito as tiradas e as gozações da autora em cima dos tropos e clichês tradicionais da fantasia.

Recomendo o livro, mas depende muito do leitor entrar no clima de humor desvairado. O livro tem muitas referências à cultura pop dos anos 80, frases e diálogos engraçados e um final muito legal!

E um detalhe, no final do livro a autora agradece ao Neil Gaiman, imagino que deve ser amiguinha dele! :) Ô inveja desses autores gringos!


SINOPSE

Como sempre, a última batalha do Bem contra o Mal está prestes a começar. E Orc Capitão Ashnak e seu grupo de fuzileiros orcs ultraviolentos e ávidos de sangue sabem exatamente o que esperar.

As forças da Luz estão em desvantagem, cheia de heróis obstinados desprovidos de estratégias e sem a sanguinolência necessária para uma guerra, mas, como sempre, a Luz vai ganhar, por algum acidente do destino. Orcs irão morrer aos milhares, e ninguém se importa. Nem mesmo o Necromante Sem Nome que os contratou. E Ashnak vai mudar essa história ou morrer tentando!


NITROLEITURAS | Grunts – Mary Gentle | Ed. Roc, 1995, 464 páginas | Lido de 24.12.15 a 25.12.15

Onde Comprar:

Amazon

http://www.amazon.com/Grunts-Mary-Gentle/dp/0451454537


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

 

2 comentários em “NITROLEITURAS | Grunts – Mary Gentle | Uma Sátira Destruidora dos Clichês da Fantasia Medieval! #resenha

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s