NITROLEITURAS | A Cabra Vadia: Novas Confissões – Nelson Rodrigues |Crônicas de implacável lucidez! #resenha

Devorei esse livro de uma só vez, lendo uma crônica após outra do Nelson Rodrigues. Já conhecia a obra de um dos nossos maiores dramaturgos, mas nunca tinha lido suas fantásticas crônicas jornalísticas.

livro-a-cabra-vadia-nelson-rodrigues-frete-r-800-22521-MLB20232298988_012015-F

Cabra Vadia traz diversas crônicas onde o Nelson senta o cacete com opiniões muitas vezes contraditórias, mas sempre mirando a hipocrisia que o assolava, seja na chamada “esquerda festiva” do período quanto na tradicional sociedade carioca com suas madames e senhores. Concordando ou não com suas opiniões (eu acho as críticas que ele faz da superficialidade generalizante dos ditos “engajados” extremamente atuais, válidas até mais para os dias de hoje do que na época), o cara manda muito bem, nuca li crônicas tão saborosas e tão engraçadas.

Isso foi o que me chamou atenção, o senso de humor do Nelso é sensacional, o tom crítico e irônico das crônicas faz a gente ler uma atrás da outra. Adorei as “entrevistas imaginárias”, principalmente as com o Dom Élder Câmara!

Vale muito a leitura! Além do humor maravilhoso e do estilo invejável que cria uma cumplicidade com o leitor,  é impressionante a sua visão crítica da esquerda e dos avanços e mudanças sociais no final da década de 60, mesmo que seu ponto de vista seja do conservador assumido (mas não o conservadoriso idiota, sem cultura e débil mental tão comum hoje em dia).

Um conservadorismo elegante, chiquérrimo, culto pra caramba, com um senso de autocrítica violento também, sinto, pelas crônicas, que o Nelson era até mais duro consigo mesmo do que era com os alvos de suas críticas de lúcidez assombrosa. Um intelectual da moda antiga, daqueles que liam toneladas, e que sabiam sobre o que estavam falando.

Recomendadíssimo!

NITROLEITURAS | A Cabra Vadia: Novas Confissões – Nelson Rodrigues | Ed. Companhia das Letras, 1995, 300 pgs | Lido de 22.12.15 a 23.12.15


SINOPSE

Reunião, numa nova edição, das 58 crônicas consideradas como mais pessoais de Nelson Rodrigues, publicadas nos anos sessenta e setenta do século passado, que versam acontecimentos e personagens que, com o autor, compartilharam a época de confronto, político e ideológico, no final dos anos 1960 e mesmo nos 1970.


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

 

Um comentário em “NITROLEITURAS | A Cabra Vadia: Novas Confissões – Nelson Rodrigues |Crônicas de implacável lucidez! #resenha

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s