NITROLEITURAS | Elite da Tropa – Luiz Eduardo Soares, Casa da Paixão – Nélida Piñon, Raylan – Elmore Leonard #resenhas

Aproveitando o começo do período de meio-férias do final de ano, acabei acelerando em algumas leituras, então, seguem aqui três livros doidimais que li nos últimos dias, Elite da Tropa de Luiz Eduardo Soares, Casa da Paixão de Nélida Piñon, e finalmente Raylan de Elmore Leonard.

Elite da TropaElite da Tropa – Luiz Eduardo Soares | Ed. Objetiva, 315 pgs | Lido de 18.12.15 a 19.12.15

Um livro impressionante, mesmo depois de assistir o filme. Não é uma história tradicional, com atos, como o fantástico filme de José Padilha, mas é a narrativa baseada na vida de dois policiais que serviram no BOPE. O livro é uma coletânea de histórias e anedotas de suas vivências na guerra urbana da polícia versus o tráfico de drogas durante a década de 90.

A narrativa é muito forte, os diálogos são bem realistas, e a temática é complexa. Achei que iria ter uma visão bem parcial do problema da violência policial, mas, mesmo com o ponto de vista bem fechado dos narradores, o tema é explorado profundamente, com as próprias descrições das ações ultraviolentas do Bope servindo como contraponto para as racionalizações e justificativas feitas pelos narradores.

Como li Cidade de Deus a pouco tempo, acredito ser interessante para o leitor ler os dois livros, e ver os dois lados dessa tragédia social brasileira.

Para escritores, é uma chance de ver a linguagem crua da violência urbana carioca. As cenas de ação são muito bem descritas também, de maneira naturalista e dentro do POV dos narradores.

Recomendadíssimo o livro.


A Casa De PaixaoCasa da Paixão – Nélida Piñon | Ed. Record, 128 pgs | Lido em 18.12.15

Um romance curto da Nélida, da sua fase mais Clarice Lispectoriana. A Casa da Paixão é uma narrativa de prosa-poética intimista, muito parecida com “A Paixão Segundo G.H.”. A narrativa se passa em uma espécie de sertão mítico. Através de uma prosa que mais parece poesia, descreve a relação incestuosa ( ou mitológica) entre uma jovem e seu pai, e envolve a negra velha que trabalha na fazenda. É um texto metafórico, que lida com erotismo e muito hermético, no melhor estilo “paisagem psicológica”.

A prosa é bela, com muitas frases para sublinhar, mas esse é um daqueles livros para quem já está acostumado com esse tipo de literatura, onde o que importa é a viagem, as sensações, mais do que a história em si. A paisagem é de sonho, as cenas se formas e se desfazem o tempo todo.

Apesar do romance ser de 1972, recomendo a leitura de A Casa da Paixão depois de A República dos Sonhos , livro da Nélida de 1984, onde ela adota um estilo mais próprio e se afasta da influência da Lispector.

Mesmo assim, para quem curte prosa poética viagem delirante doidimais, recomendo Casa da Paixão. :)


RaylanRaylan – Elmore Leonard | Ed. William Morrow, 300 pgs | Lido de 20.12.15 a 21.12.15

Meu segundo livro do Elmore Leonard depois de Freaky Dicky, e confesso que estou cada vez mais impressionado em como o grande mestre supremo dos diálogos doidimais tem uma das prosas mais vibrantes, cinematográficas e sintéticas que já vi. É incrível com o Elmore consegue, com poucas palavras, engatar cenas atrás de cenas e ligar tudo com diálogos que constroem personagens rapidamente.

Fantástico mesmo, é por isso que o Elmore é o guru de trocentos mil escritores, como Stephen King por exemplo. Tentarei ler pelo menos uns dez livros do cara ano que vem (dentre os mais de quarenta que ele publicou em vida). Narrativa ágil, direta, e cheia de ação, fico imaginando se é possível passar uma prosa assim para o gênero de fantasia, hein?

Vamos ao livro: Raylan é um dos últimos livros do Elmore, e foca em três histórias com o marshall (que é meio que um delegado, mas que corre atrás de bandidos)

Raylan Givens, que é também o protagonista da série de tv JUSTIFIED, que foi baseada nessa série do Elmore. Raylan Givens é igualzinho ao personagem da série, um policial metido a cowboy, super-cool e mergulhado no submundo do crime da roça de Kentucky, correndo atrás de traficantes de drogas, assaltantes de banco e até mesmo ladrões de órgãos! Muita ação, violência e humor (o Raylan é engraçado demais)!

Recomendadíssimo, para quem curte literatura de crime, a obra do Elmore Leonard é top demais, das melhores que já li!

elite-da-tropa


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s