NITROLEITURAS | Black Wolves – Kate Elliot | Águias Gigantes Cavalgadas por Mulheres Guerreiras em uma Fantasia Épica Impressionante!

Um livro maravilhoso, realmente, um dos melhores livros de fantasia épica de 2015, e um dos mais interessantes que já li. Black Wolves me trás aquela felicidade nerd-literária de descobrir uma nova escritora de fantasia cheia de talento, e antes que fique muito popular! E Kate Elliot mandou bem demais, bem demais mesmo em Black Wolves. Fantasia épica feminista TOP!

black wolves cover novel

Black Wolves se passa em um mundo de inspiração oriental (algo como uma mistura do Japão e China medievais, com culturas navais da era das grandes navegações. É um universo muito bem construído e exótico o suficiente para ser bem original.

O foco da narrativa é nos conflitos políticos entre os lordes que controlam os Cem Reinos sob o comando de um Rei. A história começa a partir da unificação do reino depois de uma guerra contra o que eles chamam de Demônios, homens e mulheres com poderes sobrenaturais.

A narrativa é feita pelo ponto de vista de vários personagens, um velho guerreiro, uma mulher quarentona e comandante de uma companhia de cavaleiros de águias gigantes, uma jovem cortesã, herdeira de um povo comerciante com poderes mágicos, uma outra jovem guerreira de pele escura, uma orfã da antiga guerra criada por uma família adotiva de camponeses, entre outros.

E que prosa enxuta e bem escrita, são 780 páginas que voam, o ritmo da história é ideal, misturando cenas de ação, de conspiração e suspense, com exploração da psicologia dos personagens.

De cara fiquei impressionado com os personagens. Raramente vejo um romance de fantasia épica com tantos bem construídos, com passado, desejos, incertezas, etc.

Black Woves também mostra uma técnica muito refinada de se trabalhar com múltiplos POVs limitados, a narrativa é descrita por vários POVs mas o leitor não se perde, porque a alternância de um POV para o outro é feita usando o fio da história para manter a coerência. E assim, a escritora usa a vantagem do POV onisciente de narrar diversas histórias simultaneamente mas sem a desvantagem da sensação de “manipulação” do narrador que acontece nesse tipo de POV. Muito bom mesmo, espero que alguma editora brasileira ou portuguesa resolva traduzir e lançar esse romance para o nosso público.

O livro foge da moda atual da fantasia brutal, o que achei muito legal pois prova que, quando o escritor ou escritora é fera e a história é doidimais, não importa nada, não importa modinha algums.

Por um lado é uma fantasia tradicional, temos um reino em tumulto; protagonistas de ambos os sexos (e inclusive com uma protagonista bi-sexual, o que achei fantástico) envolvidos em segredos e mentiras lutas usando armas, sedução, poder político e magia e ÁGUIAS GIGANTES como montaria!

Mas Kate Elliot vai mais além e desconstrói a fantasia épica, atacando um dos tropos (TROPO NÃO É CLICHÊ PESSOAL, É ESTRUTURA NARRATIVA!) mais comuns, o de que o poder do rei (ou das autoridades) é legítimo por si só. Em Black Wolves nada é sagrado, nada é gravado em pedra, tudo é questionado. O machismo das culturas medievais, a autoridade dos reis, a posição da mulher, a liberdade sexual, a Kate Elliot detona tudo na história! O que é legal demais!

Black Wolves - Kate Elliot - Map of The Hundred
Black Wolves – Kate Elliot – Map of The Hundred

A narrativa também examina o o papel da violência, real ou implícita, no uso do poder político de um rei; e o papel e a responsabilidade desse poder político no uso da violência. A violência do Estado é desconstruída, assim como as noções machistas e marciais de honra, de imposição de leis sem que sejam discutidas ou sem que se escutem o ponto de vista das minorias.

E, o melhor de tudo, é um livro de mulheres protagonistas independentes e ativas na trama, personagens femininas modernas, na vibe de uma Jessica Jones! O que é maravilhoso em fantasia épica! :D

Fica a recomendação, o livro É DOIDIMAIS VÉÉÉÉIO!

E mais é só o PRIMEIRO LIVRO DA TRILOGIA, que todas as forças do COSMOS conspirem para que o próximo livro chegue logo!

NITROLEITURAS | Black Wolves – Kate Elliot | Ed. Orbit, 2015, 817 pgs | Lido de 12.12.15 a 17.12.15

Onde comprar:

Amazon: http://amzn.com/B00IRIR91A

 


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

 

2 comentários em “NITROLEITURAS | Black Wolves – Kate Elliot | Águias Gigantes Cavalgadas por Mulheres Guerreiras em uma Fantasia Épica Impressionante!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s