NITROLEITURAS | O Livro da Morte (Deuses dos Dois Mundos #3) – P.J. Pereira| Um Clímax com muito Axé! #resenha

O Livro da MorteO Livro da Morte by P.J. Pereira
My rating: 4 of 5 stars

Nunca julgue uma trilogia por um volume, essa é uma das minhas regras básicas de resenhista de literatura de fantasia, porque como tem trilogia, tetralogia, decalogia, e o caramba-a-quatro-logia nesse gênero literário!

O legal de seguir até o final de uma trilogia com uma história interessante, é ver como fica a narrativa inteira. Uma saga de ficção que passa das 600 páginas, é, do ponto de vista de um escritor, como construir uma catedral. São muitos detalhes, colocar um pilar aqui, um vitral acolá, ajeitar a entrada, para ver que a parte do altar ficou faltando cimento. Aí corre para o altar, põe cimento e de repente, parte do teto cai por causa disso. E toma mais construção, mais ajuste, etc.

No final, tudo tem que ficar de pé, mesmo construindo aos poucos.

A trilogia Deuses dos Dois Mundos é um exemplo desse tipo de catedral literária. Tem muita coisa embutida nas narrativas, muita coisa mesmo. Vendo agora, do final da trilogia, fico impressionado com o trabalho de pesquisa da mitologia afro-brasileira, e da abordagem do submundo dos cultos esquisotéricos que ploriferam pelo Brasil. Esse segundo tema, das seitas ocultistas brasileiras ficou, para mim, tão interessante quanto a belíssima recriação da religiosidade africana em uma narrativa mitológica épica.

Gostei muito desse terceiro livro, e acho que a trilogia segue em um crescendo. É visível a evolução da prosa do P.J. Pereira, que lhe permite a experimentações narrativas nesse último volume. O autor é muito bom principalmente em cenas de delírios e visões, e sabe passar bem o clima sórdido e podre do submundo corrupto da elite brasileira.

E mesmo com um protagonista bem repugnante e uma trama bem complexa, eu me perdi em meio as mirabolâncias todas dos deuses, curti muito a saga inteira. Um leitor velho como eu sempre busca experiências novas em literatura, diferentes, e a saga Deuses dos Dois Mundos me passou isso.

Sim, o protagonista é uma coisa medonha, é machista, superficial, sexólatra, materialista, egoísta, interesseiro, etc. mas acabei entendendo sua função na trama, com a qual fiz as pazes com ele.

A trama (da parte contemporânea, tirando a trama mitológica com os orixás), como um todo, segue o tropo da luta do mal contra o mal, pois a antagonista na história é tão repugnante quanto o protagonista. E curti essa amoralidade desvairada, acho que tem muito haver com o lado obscuro da cultura brasileira.

Quantas vezes, na nossa história, um bandidão é derrubado por outro bandidão? É sempre assim, o cara só cai do poder porque incomodou outro tão bandido quanto ele. E acredito que esse é um dos temas da trilogia.

A parte dos orixás continua maravilhosa. Sem palavras, o clímax é lindo de morrer, eu me apaixonei por vários personagens, principalmente a Obá! :D

Fica a recomendação da leitura dos TRÊS VOLUMES! E boa viagem, junto com Exu, o senhor dos caminhos!

NITROLEITURAS | O Livro da Morte (Deuses dos Dois Mundos #3) – P.J. Pereira | Ed. Boa Prosa, 2014, 344 pgs | Lido de 11.12.15 a 12.12.15

View all my reviews

Livro da Morte - Deuses dos Dois Mundos - Capa - Nitroblog


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

2 comentários em “NITROLEITURAS | O Livro da Morte (Deuses dos Dois Mundos #3) – P.J. Pereira| Um Clímax com muito Axé! #resenha

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s