NITRONEWSLETTER #8 |Memorial do Cavaleiro das Trevas 3!|01.12.15 a 06.12.15

NITRONEWSLETTER #8 – 01.12.15

E na beirada do abismo das trevas que é Dezembro, pois já começo a ouvir nos shoppings da vida o famigerado mantra do inferno que começa com “então é natal”, vamos para a Nitronewsletter dessa semana! :D

Dark-Knigh-3-Master-Race-Tease

___________________________________________________

NITROMUSIC

Sou synthwave de corpo e alma! Você conhece o estilo synthwave? Não? É rock e trilhas eletrônicas estilo oitentista, retrô total mas feito recentemente, com o objetivo de criar a quele som artificial-hiper-comercial dos anos 80, das trilhas de Miami Vice, aulas de aeróbicas e filmes do Stallone, Fama, Dirty Dancing, etc. Para os quarentões como eu, é DOIDIMAIS VÉIO!

E se você quiser conhecer o synthwave, o melhor canal no universo é o NEWRETROWAVE , que lança tudo quanto que é lançamento massavéio desse estilo doidimais.

E nessa semana saiu mais um álbum fodásico, no estilo vocal synthpop, o Endgame (2015), da banda Highway Superstar, absolutamente oitentista, dá para visualizar a galera de polaina nas cenas obrigatórias de aeróbica dos filmes de ação dos anos 80.

Check this out chum!

https://youtu.be/aP0HjEkbnh4

___________________________________________________

NITROCOMICS

Dark Knight 3 #1 “The Master Race” – Frank Miller (2015) | DC Comics

Li o primeiro volume do Cavaleiro das Trevas novo do Frank Miller, e estou confuso novamente. Porque gostei muito, de muitas coisas, e não sei mais se o Frank Miller endoidou de vez ou voltou ao normal. A cena com a Mulher Maravilha bombadona ficou massavéio demais! :) Oia só!

Sweet Tooth #15 a #25 – Jeff Lemire (2013) | Vertigo

A saga do garoto-de-chifres, o Dente Doce, continua com seu jeito minimalista e focado nas relações de um grupo de sobreviventes em um mundo pós-acocalíptico. Cada vez melhor, personagens se modificando ao longo da narrativa, o arco emocional e de amadurecimento do garoto protagonista está muito bem feito. Recomendo!

___________________________________________________

NITROESCRITOS

Marca da Caveira  (Trilogia Legião #1) | Previsão 2º Semestre 2016

Fechando a cena 83, faltando mais 50 cenas para a finalização do livro. Nessa reescrita final, eu repasso o texto umas três vezes, cortando o máximo de redundância e enxugando a prosa.

O livro está com 120.000 palavras finalizadas, faltando mais 100.000 para terminar,  que pretendo fazer até o final de Fevereiro, 2016 (na verdade estou mirando o final de Janeiro, mas vamos ver que consigo manter as 4 horas diárias de trabalho no Marca da Caveira até lá), o que significa que todo o meu tempo livre é dedicado ao livro (ou seja menos Nitrodicas!).

Prosa enxuta é prosa boa, isso é algo que aprendi escrevendo o Marca, quanto mais essencial, mais direto ao ponto fica a prosa, mais atrativa fica a leitura, mais rápida e mais forte ficam as imagens na mente do leitor.

Mas a hora de enxugar a prosa é na segunda versão em diante, na reescrita, é claro, na primeira versão deixe o “bicho correr solto”, com adjetivos e advérbios descontrolados, solte a criatividade.

Depois é a hora de invocar o  Hemingway (um dos mestres da literatura mais essencialistas que existem).

Uma técnica que uso é repassar as frases muito longas, com mais de duas vírgulas, eu racho a frase em duas. Fica muito mais gostoso de ler, pelo menos na minha prosa.

___________________________________________________

NITROLEITURAS

Memorial de Maria Moura – Rachel de Queiroz (1992) | Ed. José Olympio (2004) | 500 pgs | Lido de 03.12.15 a 05.12.15

Uma obra prima da nossa literatura, e da literatura mundial. Esse foi o meu primeiro contato com a prosa maravilhosa da Rachel de Queiroz.

“Memorial de Maria Moura” é uma aula de investigação psicológica de personagens, de mergulho na alma de três personagens, o último livro da cearense Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.

É um livro prazeroso de ler, seguindo a estrutura narrativa do folhetim, capítulos curtos, cheios de ação, conflito amorosos e tensões. E isso ao mesmo tempo que Rachel cria perfís psicológicos detalhados e completamente imersos na brutalidade selvagem do sertão brasileiro do final do século 19.

A linguagem é simples e direta, reproduzindo a fala do sertanejo. Amei demais, admiro muito escritores que usam de linguagem simples para tratar de temas complexos. E em “Memorial” temos Rachel no auge dos seus poderes literários, super sayajin nível épico!

São muitos temas interessantes tratados no livro, mas o que mais me impressionou foi a resistência de Maria Moura frente ao mundo patriarcal, machista e marcial em que se encontrava.

Outro aspecto magnífico do livro é a descrição dos movimentos emocionais e mentais das almas dos três protagonistas da narrativa. Todos eles são criaturas complexas, com medos, desejos contraditórios, vontades que se modificam e emoções poderosas e dinâmicas.

Uma obra prima, de leitura obrigatória para escritores brasileiros.

___________________________________________________

NITROSÉRIES

Terminei Justify (2013-2015), uma das melhores séries de crime que já vi na vida, recomendo muito!

A série, baseada em um conto (e porque não dizer na obra) de um dos meus escritores favoritos Elmore Leonard, é fabulosa, tem os melhores diálogos que já vi na televisão nos últimos tempos (bem Tarantinescos, ou melhor, o Tarantino é que se inspirou em Elmore Leonard). E fiquei impressionado com o último episódio, é uma das poucas séries que encerrou toda a saga de maneira muito satisfatória, final excelente!

E depois de Justify, estou vendo Fargo (2014-2015), uma série muito elogiada pela crítica. Estou gostando demais, excelentes roteiros, personagens bizarros, e o mesmo clima do fabuloso filme Fargo dos Irmãos Cohen.

__________________________________________________

E é isso aí! Encerro aqui a Nitronewsletter da semana, e vamo que vamo enfrentar Dezembro e a invasão horrenda daquela musiquinha da Simone “então é Natal….” hahahahahaha!

Inté!


erika e newton ingles por skype - imagem no final de vídeo

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

 

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s