NITROLEITURAS: Demon Cycle 1-4, de Peter V. Brett (O Homem Pintado, Lança do Deserto… | E outros!

Algumas resenhas dos livros que li entre 13 de Novembro à 30 de Novembro, de 2015! ;)

O Homem PintadoO Homem Pintado by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Uma história enxuta e muito bem escrita. Um excelente debut, ultimamente tenho lidos debuts de autores de fantasia que são muito melhores do que os livros posteriores, penso que é pela alta quantidade de reescrita feita antes do lançamento, a vontade (como vejo com o Marca da Caveira), de mostrar o seu melhor em seu primeiro livro. E O HOMEM PINTADO é um desses livros, polido ao extremo.

Apesar da descrição um pouco esteriotipada de uma cultura inspirada no islamismo, a segunda parte é bem interessante também.

A primeira e segunda partes são excelentes, muito bem escritas, foco em personagem, construção de personagens bem feita, a infância dos três personagens POV muito bem escrita, não me incomodaria se fossem mais longas.
A terceira e quarta partes do livro excelentes cenas de ação, e uma cultura exótica interessante, apesar de um pouco esteriotipada ao meu ver.

Os demônios, entretanto, são muito bem descritos com suas ações destrutivas diferenciados com base no tipo. E mesmo que a maioria dos demônios que encontramos parecem mais como forças elementares da natureza, em vez de seres pensantes com uma vontade própria, nós começa a conhecer alguns demônios que demonstram ação intencional, bem como ver indícios de que lá estão ocultas profundidades para o mundo dos demônios.

A cultura hipermachista do povo do deserto me incomodou muito, além das visões de mundo e do tratamento das mulheres no restante do cenário. E também me irritou o uso, mais uma vez, do tropo do estrupro como elemento narrativo em personagens femininas, que já estou um pouco cansado de ver.

Mas gostei muito do livro, um começo de série bem legal, vamos ver os próximos 4 da série. O que mais me atrai nessa série é o cenário, bem opressivo, bem interessante, onde, apesar dos demônios, são os humano os verdadeiros monstros da narrativa.

Recomendadíssmo!

View all my reviews

The Great Bazaar & Brayan's GoldThe Great Bazaar & Brayan’s Gold by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Duas histórias que eram capítulos do primeiro livro da série Demon Cycle, publicados separadamente. Mais aventuras do Homem Pintado e a apresentação de um personagem coadjuvante do mundo apocalíptico da série. Muito legal, uma mistura de narrativa de kung fu, ação estilo Indiana Jones. Devia ter sido incluído no The Warded Man. Lido de 14.11.15 a 15.11.15.

View all my reviews

The Desert Spear (Demon Cycle, #2)The Desert Spear by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Excelente sequência, agora com uma investigação maior na civilização do deserto inspirada em uma mistura de civilizações árabes, asiáticas e com uma linha filosófica espartana. É uma sequência bem imprevisível, seguindo uma direção que eu não esperava ao terminar o Warded Man (Demon Cycle #1).

Apesar da cultura absolutamente machista e repugnante do povo do deserto, gostei muito da história de Jardir. Arlen está cada vez mais interessante e trágico em sua jornada como o Homem Pintado, Leesha ganha uma parte grande da história, e temos a introdução, finalmente, de uma guerreira feminina que (quase) fica no nível do Homem Pintado.

Gostei muito da narrativa, apesar do tom melodramático meio exagerado em algumas partes, mas o livro é muito divertido, com uma história interessante, e que trás uma originalidade que curto muito ao ler fantasia contemporânea. A mistura de horror, melodrama, ação, aventura, kung fu, intrigas palacianas e narrativa messiânica deu muito certo, nesse segundo livro!

E vamos que vamos para o DAYLIGHT WAT (Demon Cycle #3)

Lido de 17.11.15 a 21.11.15

View all my reviews

Vencendo o desafio de escrever um romanceVencendo o desafio de escrever um romance by Ryoki Inoue
My rating: 3 of 5 stars

Um livro curto e direto do impressionante Ryoki Inoue, o autor brasileiro que é recordista do Guinners em número de livros publicados (mais de 1.0000). Gostei muito do estilo “pé-no-chão” do Ryoki, direto, e passando a sua experência de vida na escrita de romances de todos os gêneros possíveis.

O livro foca mais na parte da estruturação de um romance, nos percalços e dificuldades que um escritor de “best sellers” enfrenta. Gostei muito da argumentação sobre o papel dos pocket books e da pulp fiction na criação de novos leitores e da crítica a uma certa postura elitista dentro da crítica literária.

As partes mais interessantes são os capítulos onde Ryoki descreve, passo a passo, o seu próprio processo de criação de um romance, a partir da premissa, estruturação das cenas, etc. A dica de começar uma história pelo final é muito massavéio, já fiz isso uma vez e funciona!

Como todo livro de guia para escritores, é mais um conjunto de sugestões e um compartilhamento generoso da experiência pessoal do Ryoki. Cada escritor é um universo, cada escritor tem a sua maneira e o seu jeito de criar, mas gosto muito de ler a experiência dos outros como fonte de inspiração e muitas vezes como aquelas “chamadas de atenção” que todo mundo precisa, para continuar sempre crescendo.

Como meu objetivo no momento é aumentar a minha produção, o profissionalismo e a disciplina descrita por Ryoki me encheu de energia para terminar a versão final do meu romance Marca da Caveira. Recomendo o livro para quem curte dicas e sugestões sem “maionese literária”.

Mesmo assim é um livro curto e mais genérico, porém uma boa introdução para escritores iniciantes sobre como é a escrita de um livro estilo best-seller na prática, por um dos mestres do estilo.

Lido de 22.11.15 à 22.11.15 – 150 páginas.

View all my reviews

The Skull Throne (Demon Cycle, #4)The Skull Throne by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Um livro muito melhor do que o Daylight War, com o Peter V. Brett focando nos elementos que acho mais interessantes na saga Demon Cycle.

Essa é uma saga que me deixou confuso, o primeiro livro é fantástico, mas o foco cada vez maior nos Krasians, que, inicialmente achei interessante mas por causa da grande arrogância e do enorme poder marcial misturado com um machismo e um fanatismo medonho, acabei antipatizando demais com esses protagonistas, chegando até a torcer para os demônios, os principais antagonistas da saga.

Depois do Daylight War, que se salvou com um final emocionante (e com um gancho, assim recomendo ler o livro 4 depois do livro 3), o Skull Throne foi mais interessante, mesmo que, a história que eu realmente gostaria de ler, a do Warded Man, foi, novamente, deixada de lado para focar em tramas de personagens coadjuvantes, conspirações palacianas e na guerra entre o povo do deserto e o os reinos mais “europeus” da história.

Mas gostei muito mais do que o livro 3, e agora fico aguardando com ansiedade os próximos livros da saga. Skull Throne tem muitas batalhas, conflitos, reviravoltas e mais uma vez um final impressionante. Peter V. Brett é um fantástico escritor, com uma técnica narrativa aprimorada, do qual já virei um admirador.

A narrativa está bem ágil, li o livro inteiro em três dias, não consegui parar de ler (diferente do Daylight War, que levei uns seis dias para terminar suas 880 páginas).

Fica a recomendação, é um livro longo (800 páginas!), mas, se o leitor se deixar levar pela história, sem ficar na fissura de saber o que aconteceu com o Warded Man, irá curtir bastante.

Lido de 27/11/2015 a 30/11/2015

View all my reviews

91FGVx8SyKL._SL1500_


 

erika e newton ingles por skype - imagem no final de vídeo

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

 

2 comentários em “NITROLEITURAS: Demon Cycle 1-4, de Peter V. Brett (O Homem Pintado, Lança do Deserto… | E outros!

  1. Nitro, resenha por favor, quando puder, os livros Cemitério de Dragões e Cidades de Dragões de Raphael Draccon. Abs.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s