Pogando com a Psonha, FIQ 2015, Marca da Caveira e Sons of Anarchy! NITRONEWSLETTER #4

O FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos 2015 foi maravilhoso! Nesse ano consegui ir ao Festival todos os dias, lá na Serraria Souza Pinto, o local de sempre, amplo, quente pra cacete, mas que estava lotado.

Mais um ano e mais produção nacional de qualidade. Muita gente fazendo quadrinhos, o que acho fantástico, pois, assim como acontece com a escrita, quanto mais gente fazendo quadrinhos, mais gente consumindo quadrinhos (principalmente nacionais), porque quem FAZ QUADRINHOS, CONSOME QUADRINHOS, assim como QUEM ESCREVE CONSOME LIVROS.

Eu sempre estimulo a todo mundo a escrever pelo mesmo motivo, escritores são os que mais lêem, principalmente hoje em dia, assim, quanto mais escritores, mais leitores e vice versa!


 

MARCA DA CAVEIRA

Escrevendo, escrevendo, escrevendo sem parar na versão final do Marca da Caveira (Trilogia Legião #1 – Editora Redbox). Minha meta (e NÃO VOU DOBRAR ESSA META!) é terminar o Marca até o final de Janeiro.

E agora, nessa fase final, vejo na prática a importância de se trabalhar com SUMÁRIO DE CENAS, para depois escrever a cena. Saber trabalhar com sumários de cena (resumir a cena em um parágrafo antes de escrever a cena), ajuda muito a aumentar a produção da escrita, além de manter a narrativa dentro de uma estrutura.

Isso é um desafio para mim, curto muito o improviso, o “pantless writing” – escrever na doida, na loucura, porém, para narrativas mais longas, esse tipo de técnica atrasa a escrita, pois, apesar da narrativa ficar mais imprevisível (o que é bom), muitas vezes você tem que fazer muitas reescritas para encaixar as novas idéias que surgem no improviso (o que atrasa a produção do texto).

A escrita do Marca está sendo uma jornada de autoconhecimento fantástica, aprendi muita coisa com isso, tanto como escritor quanto como ser humano mesmo, penso em até escrever um livro contando a experiência, vamos ver. Talvez seja útil para alguém! :)


 

LIVROS LIDOS

The Warded Man (Demon Cycle #1) – Peter V. Brett – 600 páginas.

Excelente começo de série, terror e fantasia misturados, três personagens bem construídos e um mundo interessante e original, pós-apocalíptico-medieval onde demônios surgem ao cair da noite. Saiu no brasil como O Homem Pintado, pela Darkside books. Lido de 11.11.15 a 14.11.15

The Great Bazaar and other tales (Demon Cycle #1.5) – Peter V. Brett – 200 páginas.

Duas histórias que eram capítulos do primeiro livro da série Demon Cycle, publicados separadamente. Mais aventuras do Homem Pintado e a apresentação de um personagem coadjuvante do mundo apocalíptico da série. Muito legal, uma mistura de narrativa de kung fu, ação estilo Indiana Jones. Devia ter sido incluído no The Warded Man.  Lido de 14.11.15 a 15.11.15.


MÚSICAS PARA ESCREVER

Tool – Lateralus

Metal-rock-stoner progressivo e experimental da banda mais impressionante, fodásica, du caralho dos últimos 20 anos do rock, Tool é maravilhoso, é o caminho, é a verdade e é a vida do rock! Escute NOW!

Best of Tool

E se você curtiu ou curte o Tool, tá aqui um mix com mais de 3 HORAS DE TOOL!


 

SÉRIES ASSISTIDAS

Sons of Anarchy

Finalmente terminei Sons of Anarchy! É muito bom, a segunda temporada é fantástica, mas a série inteira é muito boa. Uma aula de como criar conflitos entre personagens, é uma das séries com o maior número de conflitos por minuto de episódio. Outra estrutura legal é as micro-histórias dentro dos episódios.


 

QUADRINHOS LIDOS

Li e adorei e RECOMENDO, o fantástico POGANDO, um album de quadrinhos autobiográficos bem PUNK, da fantástica quadrinhista Pricila Psonha! Recomendadíssimo!

pogando - psonha - newton nitro

E lá vai mais uma Nitronewsletter, see you next time! :D


erika e newton ingles por skype - imagem no final de vídeo

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

8 comentários em “Pogando com a Psonha, FIQ 2015, Marca da Caveira e Sons of Anarchy! NITRONEWSLETTER #4

  1. Em relação ao Marca, parabéns. Tomare que vc atinja a meta.
    Apesar de só ter escrito um livro curto e alguns contos, acredito que o processo de escrita, é parecido com o de filmagem. A filmagem é a escrita, e o roteiro, é o roteiro (esboço, escaleta) em si do livro.
    Eu acredito que para se evitar reescrever tanto, e ter de enfrentar revisões constantes e cansativas, a elaboração detalhado de um roteiro, ajuda muito. Quanto mais detalhado o roteiro melhor. Mesmo que ultrapasse cem páginas de roteiro, não importa, quanto mais preciso e detalhado, o número de imrpovisações diminuiu, e o risco de revisar exaustivamente também.
    Bem, essa é a minha opinião. Apesar de ser um escrito novato.

  2. Olá Sirius! Isso mesmo, concordo plenamente. Seu um entusiasta do planejamento, do método de sumarizar todas as cenas e depois escrever. Na minha experiência, mesmo assim muita coisa muda, mas com o planejamento, com a sumarização das cenas, você tem uma rede de segurança e ajuda muito nas reescritas, na revisão e na velocidade de produção!

    Muito obrigado pelo comentário!

  3. Obrigado por você sempre nos ajudar com suas dicas, são sensacionais. Fico sempre na expectativa. Dicas de livro e tudo mais. Tanto para nós leitores, quanto para nós escritores de primeira viagem.

  4. Obrigado por você sempre nos ajudar com suas dicas. São sensacionais. Fico sempre na expectativa. Dicas de livro e tudo mais. Tanto para nós leitores, quanto para nós escritores de primeira viagem.

  5. Esqueci de mencionar, que o sumário de cenas que vc mencionou é muito importante mesmo. Tenho usado na preparação da preparação de um livro (kkkk). Ajuda e muito. Abs.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s