THE HIGHWAYMAN – R.A. Salvatore (First King #1) | Fantasia Medieval de um Super-Herói! | NITROLEITURAS #resenha

De volta a literatura de fantasia, e anos depois de ler a fantástica saga DEMON WARS do R.A. Salvatore, retorno ao mundo de Corona com a Saga of the First King, a trilogia de romances que contam a história do primeiro rei de Honce. E Salvatore é sempre diversão na certa!


 

SINOPSE

RA Salvatore leva seus leitores de volta a Corona, o mundo de sua criação, introduzindo um novo herói.

É ano de Deus 54, muitos anos antes que da saga das DEMON WARS, na terra de Corona. As estradas não são seguras para viajar; goblins e powries sanguinários guerreiam contra os humanos. Duas religiões lutam ferozmente para o controle. Bran Dynard, um monge da religião incipiente de Abelle, retorna de sua missão em uma terra distante com um livro de conhecimento místico e uma bela e misteriosa esposa.

Mas ele logo percebe que o mundo que deixou para trás mudou, e seu sonho de difundir a sabedoria que ele aprendeu a seus companheiros monges é esmagado. Forçado a esconder sua esposa e seu precioso livro, Bran deve decidir quem ele pode confiar e onde ele deve agora colocar a sua fé.

Vinte anos depois, o mundo beira o apocalipse. Somente o misterioso Highwayman viaja livremente, sua espada atacando tanto os temíveis Powries e os corruptos exércitos do tirano Lorde Pridey. O povo precisa de um salvador, mas o Highwayman está em uma missão de misericórdia … ou de vingança?


 

the highwayman - salvatore - saga first king

RESENHA

Uma das coisas mais interessantes dentro da literatura de fantasia medieval é observar o seu desenvolvimento, o modo como novos escritores trabalham os tropos (estruturas narrativas) mais tradicionais do gênero, introduzindo novas variações e lidando com questões mais atualizadas.

Acredito que a literatura de fantasia atual é um dos recursos e um dos estilos mais acessíveis para escritores exporem suas idéias e discutirem temas espinhentos com o maior número de pessoas, sem que a leitura seja prejudicada por diferenças culturais.

A vantagem da literatura de fantasia, e principalmente a de fantasia medieval ou de mundo alternativo, é fazer o leitor esquecer por alguns momentos seus conceitos e até mesmo “pré-conceitos” e se arriscar a ver pontos de vista e visões de mundo diferentes da sua.

E eis que vem o grande R.A. Salvatore, um dos meus escritores favoritos de fantasia, o “Stephen King” da fantasia medieval (pela quantidade de livros, por sua acessibilidade de leitura e pela popularidade do autor), cria uma variação interessante do tradicional tropo do herói de capa e espada.

THE HIGHWAYMAN (ou “O BANDOLEIRO”, se alguma editora quiser me contratar para traduzir esse romance fantásico!) é uma espécie de recriação do mito de Robin Hood, porém com um protagonista que nasceu com sérios defeitos físicos de nascença. Isso mesmo, um protagonista de um romance de aventura que é um deficiente físico, com problemas de paralisia cerebral graves, semelhantes (porém mais sérios do que os problemas do Walter White Júnior, o filho do Walter White da série Breaking Bad).

Salvatore segue a narrativa, contando a história desse jovem, desde seu nascimento dramático e seu crescimento e superação dentro do mundo de fantasia de Corona, que fora o cenário da saga Demon Wars, que eu já resenhei inteira aqui no NITROBLOG, há vários anos atrás.

Como de sempre, a história é narrada de maneira muito competente pelo Salvatore, misturando drama, humor, suspense e o mundo detalhado e fantástico de Corona (apesar do nome do mundo sempre me lembrar aquela musiquinha trash anos 90, “this is the rhythm of the night”, da lendária musa euro-trash-dance Corona, check it out here !)

O livro é dividido em três partes, a primeira contando a história dos pais do Bandoleiro, de maneira sensível e sem cair no melodrama, o que permite uma conecção emocional genuína do leitor com os personagens, apesar dos eventos trágicos.

A segunda parte mostra o crescimento do Bandoleiro, suas dificuldades até algumas revelações de seu passado e uma mudança de seu destino.

E na terceira parte o romance se revela como uma mistura de fantasia medieval e narrativa de super-herói.

E muito divertida e dramática, com muita ação e pancadaria (que aliás ocorre no livro inteiro). O final é emocionante e satisfatório, e me fez pular logo para o próximo livro da série, THE ANCIENT (FIRST KING #2).

O mundo de Corona é muito interessante, com uma pegada mais realista e brutal, e um sistema de magia original e fascinante, baseado em pedras mágicas, cada uma contendo um encantamento diferente.

O segredo do uso dessas pedras mágicas é limiado aos monges abelicanos, uma religião monoteísta semelhante ao cristianismo que, na saga do FIRST KING, está em ascenção e entrando em conflito com os Samhaimianos, uma religião antiga baseada em sacrifícios e no culto de deuses cósmicos no melhor estilo Lovecraftiano.

Isso somado a um mundo feudal, sem um governo unificado e em estado de perpétua guerra, forma o cenário perfeito para uma aventura de fantasia com muito drama, romance, pancadaria e ação!

O pessoal costuma repetir o clichê de que o Bernard Cornwell é o cara que melhor descreve batalhas na literatura.

Apesar de concordar, sou fã do Cornwell, confesso que ele é apenas um dos escritores que melhor descrevem batalhas (tem trocentos outros muito bons também, e todo mundo esquece do grande mestre Tolstoi e suas batalhas no GUERRA E PAZ até hoje inigualáveis ou até mesmo nosso maravilhoso Érico Veríssimo, que não só descreve batalhas como poucos como pinta quadros com sangue, violência e poesia, no primeiro volume da saga O TEMPO E O VENTO).

Bem, no campo da literatura de fantasia, o Salvatore é um dos mestres na descrição de combate corporal, o cara é uma aula de como descrever combates corpo a corpo, que sempre são interessantes de se ler.

Sem brincadeira, as cenas de combate do Bandoleiro me lembraram as cenas dos filmes do Bruce Lee, com a mesma energia! Muito massavéio!

Recomendo para quem quer escrever fantasia medieval ESTUDAR as cenas de combate do Salvatore!

Pena que saíram muito poucos de seus livros aqui no Brasil, e só os primeiros livros de sua carreira. THE HIGHWAYMEN é de 2004, ou seja, um livro da maturidade do escritor, e, se as cenas de combate do lendário Drízzit, o elfo negro mais doidimais de todos os tempos, já eram emocionantes, o velho Salvatore só melhorou com o tempo.

RECOMENDAÇÃO

Recomendo THE HIGHWAYMEN para quem curte fantasia medieval com ação, romance, drama sem cair no melodrama. Quem já é fã do Salvatore vai curtir muito esse livro também.

THE HIGHWAYMAN – R.A. Salvatore (First King #1) | Fantasia Medieval de um Super-Herói! | Tor Fantasy, 2004, 420 pgs.

Período de Leitura: 23 a 25 de Outubro, 2015

Onde Comprar:
Amazon
http://amzn.com/B004E9T0J0


 

PRÓXIMA LEITURA

THE ANCIENT – R.A. Salvatore (First King #2) | Tor Fantasy, 2008, 436 pgs.

Seguindo na leitura da Saga do Primeiro Rei, parto para THE ANCIENT, mais um livro Salvatoriano do mundo de Corona! E esse promete, olha a sinopse!

SINOPSE

Procurando pelo seu pai desaparecido, o Bandoleiro Bransen Garibond é enganado e acaba cruzando o Golfo de Corona até as terras selvagens de Vanguard, onde ele é obrigado a servir uma Senhora Feudal e a se unir às forças que se reúnem contra um brutal e poderoso clérigo Samhaist, o Ancião Badden.

Em um lago dos bárbaros Alpinadorianos, abaixo do castelo de gelo do Ancião Badden, várias sociedades, presas na teia de seus próprios conflitos, desconhecem a ameaça do Ancião e de suas ordas de trolls do gelo.

O ANCIÃO é parte da SAGA DO PRIMEIRO REI, uma série de quatro livros que narra os primeiros dias de Corona, o mesmo mundo da saga A GUERRA DOS DEMÔNIOS, de R.A. Salvatore.

The Ancient - Salvatore - Cover


erika e newton ingles por skype - imagem no final de vídeo

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s