PERDIDO EM MARTE | Ficção Científca HARD com senso de humor! | NITROLEITURAS #resenha

Dentro o universo da Ficção Científica, existe um estilo chamado de HARD, ou seja, “difícil”, onde as histórias contém uma grande parte de exposição de conhecimentos científicos e técnicos.

Nesse tipo de história, um dos focos da narrativa está no desenvolvimento de uma idéia, de uma premissa, ou a especulação de algum cenário baseando-se em conhecimentos científicos realistas.

Os melhores escritores desse estilo, como Isaac Azimov, Arthur C. Clarke, Poul Anderson, Alastair Reynolds, Vernor Vinge, Nacy Kress, Neal Stephenson, Charles Stross, e brasileiros (a gente tem que divulgar a nossa FC uai!) como Jorge Luiz Calife, Bráulio Tavarez, Roberto Sousa Causo, entre muitos outros, sabem envolver a parte de divulgação científica em uma história que cativa o leitor.

E Andy Weir é uma grande revelação nesse ponto, um autor recente que, com o sucesso de seu livro PERDIDO EM MARTE (The Martian) , renova a ficção científica hard expondo os desenvolvimentos recentes em sobrevivência e ocupação espacial com uma narrativa de sobrevivência muito emocionante.


SINOPSE

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.

Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo.

E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir.

Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.

Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.

Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.

Sobre o Autor Andy Weir foi contratado como programador de um laboratório aos 15 anos e desde então trabalha como engenheiro de softwares. Sempre foi um nerd em relação ao espaço e amante de assuntos como física relativista, mecânica orbital e a história de voos espaciais tripulados. Perdido em Marte é seu primeiro livro.

Perdido-em-Marte


RESENHA

Olha, já vou avisando de cara que esse é um livro de Ficção Científica HARD, e HARD mesmo. Grande parte da narrativa é com descrições do que o astronauta-engenheiro-botanista-piadista Mark Watney faz para sobreviver em Marte, com um realismo que só poderia vir de um mega-nerd como o Andy Weir (pelo que vi na página da wikipedia dele, o cara ralou na Blizzard como programador, véio!) , e mostra como foi extensa e detalhada sua pesquisa sobre as peculiaridades de uma futura missão tripulada da Nasa em marte.

Mas, para não assustar quem não curte muito esse tipo de detalhismo, o drama é muito bem escrito, o protagonista é simpático e bem engraçado, e a exposição dos detalhes técnicos é feita de uma maneira bem acessível, na medida do possível.

O tema básico do livro é o seguinte: esqueça qualquer noção de que “o universo é feito especialmente para a vida humana”. Nada disso, em 99, 9 (e coloque um infinito de noves depois disso) do Universo é fatal para a raça humana. Qualquer lugar que você vá fora da Terra irá te matar instantaneamente, e de infinitas formas.

91Sco2e+bpL._SL1500_

Em Marte então, o bicho pega mesmo! Temperaturas congelantes, radiação, escuridão absoluta da noite (é longe demais do sol), ventos e tempestades de areia que tranformaria o El Niño em um peido de criança, etc. Só podreira!

E nesse esquema, o astronauta Mark Watney tem que se virar, usando seus conhecimentos de engenharia e de botânica (sim, isso é útil pra caramba no livro!) para sobreviver por 4 anos em uma base espacial planejada apenas para 32 dias de habitação!

É uma história de “resolver o problema” misturada com narrativa de sobrevivência, um Robison Crusoe no espaço. Weir coloca o protagonista nas piores situações possíveis, e o grande trunfo do livro é que essas situações soam bem verdadeiras. O cara pesquisou pra caralho mesmo, e isso aparece no texto.

O protagonista é bem desenvolvido, os coadjuvantes são bem diferenciados por meios econômicos como em diálogos e cenas curtíssimas. A prosa usa de cortes de cena bem cinematográficos, indo de primeira pessoa ( a narrativa do Mark) para terceira pessoa (o restante) , em cenas que mostram o que acontece em Marte e o que acontece na Terra em resposta ao martírio do astronauta.

Em geral gostei muito do livro, é uma ficção científica hard com um toque retrô e com momentos de humor que deixam a leitura mais saborosa. Ele já foi lançado no Brasil pela Editora Arqueiro, mas li no original em inglês. Leia o livro antes de Hollywood DESTRUI-LO cinematograficamente! :)


RECOMENDAÇÃO
Esse é um livro para quem curte Ficção Científica com uma grande dose de conhecimentos científicos com bases reais. É uma boa pedida para quem quer conhecer como seria uma missão tripulada para marte. Quem curte narrativas de sobrevivência, como o filme NÁUGRAGO, por exemplo, vai gostar da história. E quem for engenheiro também, o livro inteiro é uma ode de elogio aos engenheiros!

PERDIDO EM MARTE – Andy Weir – 385pgs – Ed. Arqueiro, 2014
Período de Leitura: 11 a 12 de Outubro.
Onde comprar:
Amazon

PRÓXIMA LEITURA:
TRÓIA – Cláudio Moreno – 320pgs. – Ed. L&PM
Livro de autor brasileiro especialista em cultura grega. Já estou na metade, é muito bom, divertido e didático, recomendo para todos!


erika e newton ingles por skype - imagem no final de vídeo

Traduções de Inglês e Aulas Individuais por Skype!

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s