NITROLEITURAS : BÍBLIA DE JERUSALÉM, A ILHA DO TESOURO – Robert Luis Stevenson, CIDADE DE DEUS – Paulo Lins, THE CONSERVATIONIST – Nadine Gordimer

Algumas resenhas rápidas de livros e quadrinhos lideos de 19 de Setembro a 7 de Outubro de 2015.

Bíblia de JerusalémBíblia de Jerusalém by Various
My rating: 4 of 5 stars

Período de Leitura: 19 de Setembro a 4 de Outubro, 2015

A Bíblia de Jerusalém é uma das traduções diretas dos originais em hebraico que tem o maior reconhecimento entre os estudiosos de teologia, e posso comprovar, depois de sua leitura, do impressionante cuidado pelos envolvidos em sua criação.

A Bíblia de Jerusalém é a edição brasileira (1981, com revisão e atualização na edição de 2002) da edição francesa Bible de Jérusalem, que é assim chamada por ser fruto de estudos feitos pela Escola Bíblica de Jerusalém, em francês: École Biblique de Jérusalem.

Além dos textos bíblicos, as passagem tem notas de rodapé com contexualização histórica, que achei muito úteis. E a leitura do início ao fim foi também uma experiência interessante, dada a variedade de estilos dos textos, do modo como as narrativas se entrelaçam, e de como é patente o desenvolvimento dos conceitos bíblicos. Fica a recomendação, é realmente uma das mais completas bíblicas para os estudiosos de teologia.
View all my reviews


Treasure Island (Illustrated)Treasure Island by Robert Louis Stevenson
My rating: 5 of 5 stars

Período de Leitura: 5 a 7 de Outubro, 2015

Estimulado pelo seriado Black Sails, que é uma prequela de A Ilha do Tesouro do Robert Louis Stevenson, resolvi ler esse clássico no original em inglês, e foi doidimais!

Essa é talvez a melhor história de piratas de todos os tempos, é a história prototípica, que originou toda a piratomania que sempre aflora na cultura pop de tempos em tempos. E é fantástico, fiquei besta de como os personagens são bem construídos, mesmo com a prosa econômica (porém evocativa como poesia) do Stevenson.

Stevenson é um exímio contador de histórias, e não perde tempo com qualquer coisa que possa ser desinteressante. O ritmo é bastante rápido, mas os personagens e enredo aprofundados o suficiente, e as reviravoltas da trama são fascinantes não apenas por razões de enredo, mas para o que eles revelam sobre os personagens envolvidos.

Robert Louis Stevenson é considerado como um dos três gigantes da literatura escocesa, ao lado de Sir Walter Scott e Robert Burns (para eles que eu gostaria de acrescentar George MacDonald, que não recebe quase sua imprensa, mas merece). Isso é porque ele conta grandes histórias que podem ser relidos e relidos com grande satisfação cada vez.

Recomendação: Sim, para todos os leitores. Este livro cumpre tudo que promete e um pouco mais. É a história de piratas definitiva, mas também uma desconstrução da idéia do pirata romântico. RECOMENDADÍSSIMO!
View all my reviews


Cidade De DeusCidade De Deus by Paulo Lins
My rating: 5 of 5 stars

Período de Leitura: 7 a 8 de Outubro, 2015

Li esse livro em dois dias, sem parar, te tanto que fiquei impressionado, chocado, e agarrado pelo pescoço com a narrativa brutal de quase duas décadas de violência e brutalidade das gangues de criminosos de Cidade de Deus. Paulo Lins construiu um mosaico das vidas dos habitantes desse período, principalmente dos que se envolveram com o crime, gangues de jovens delinquentes que, através dos anos setenta, e granças ao tráfico de drogas, são levados por uma espiral crescente de violência, brutalidade, vingança, retaliações, até culminar em uma guerra urbana em 1982.

E o pior é que a situação, hoje em 2015, é muito mais grave do que naquele período.

O livro é chocante, baseado em fatos reais e na experiência pessoal do autor. Paulo Lins não julga os acontecimentos narrados, ele apenas pinta os retratos da vida de centenas de personagens, quase como uma coletânea imensa de contos e crônicas intercaladas entre si. O personagem principal, como diz o título, é a própria Cidade de Deus.

O livro também mostra o desenrolar da anarquia suicida de violência que existe hoje em muitas áreas do Rio, e do Brasil (não vou tirar Belo Horizonte dessa porque aqui também temos as nossas “Cidades de Deus”).

Um livro de leitura obrigatória, tanto para quem curte literatura visceral, de chocar ao mesmo tempo que alerta, literatura que, como diz Érico Veríssimo “pega o boi (a vida) pelos chifres”, e que serve, tanto como testemunho de uma realidade brutal que ainda persiste, quanto como uma denúncia do sofrimento de inúmeras vidas abandonadas à marginalidade da nossa sociedade.

Recomendadíssimo!
View all my reviews


The ConservationistThe Conservationist by Nadine Gordimer
My rating: 5 of 5 stars

Período de Leitura: 8 a 9 de Outubro, 2015

THE CONSERVATIONIST – Nadine Gordimer (1974, Penguin Books, 272p)
Li esse livro por indicação de ninguém menos que Susan Sontag (escritora e intelectual americana que virou minha mais recente obsessão ), THE CONSERVATIONIST, de Nadine Gordimer (prêmio nobel de literatura) é um romance existencialista sobre um industrial sul africano que adquire uma fazenda no interior da Africa do Sul, no final da década de 60, em pleno Apartheid.

Esse livro ganhou o cobiçado prêmio britânico Booker e vi porque Sontag se apaixonou pela prosa de Nadine. O texto tem uma qualidade meio hipnótica, que coloca o leitor em uma espécie de transe. As descrições da natureza sul africana são líricas e impressionantes, tudo respira, tudo parece vivo ao redor do desprezível protagonista. Me lembrou muito o romance São Bernardo, do Graciliano Ramos, na dissecação da alma de um velho rico e reacionário.

Recomendado para quem curte literatura de altíssimo nível, com toques líricos. Muito bom mesmo, não sei se tem tradução em português.
View all my reviews

Cidade de Deus - Paulo Lins
Cidade de Deus – Paulo Lins

Traduções de Inglês e Aulas Individuais por Skype!

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook: https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog: https://goo.gl/ti9rs5

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s