NITROLEITURAS de Setembro 2015: Obrigado Pelo Feedback – Douglas Stone, Equador – Miguel Sousa Tavares, Guerra e Paz – Leo Tolsoy #nitroblog

Como estou ralando muito no MARCA DA CAVEIRA (Trilogia Legião Vol.01, Editora Redbox ) resolvi reunir os últimos três livros que li na segunda parte de Setembro, 2015. Todos bons, todos recomendados!
Thanks for the Feedback: The Science and Art of Receiving Feedback WellThanks for the Feedback: The Science and Art of Receiving Feedback Well by Douglas Stone
My rating: 4 of 5 stars

Um dos momentos mais importantes da vida de um escritor é o momento quando recebemos críticas, avaliações e sugestões em relação aos nossos textos. Sem uma mentalidade de crescimento, de estar sempre aprendendo e querendo melhorar, a arte da escrita se torna muito mais difícil de se dominar. Acredito que se escreve para ser lido, e o feedback ou a resposta, o eco, a reação (ô palavra difícil de se traduzir corretamente), o impacto, o retorno do que escrevemos é importantíssimo, vindo de todos os tipos de leitores, mesmo aqueles que não são o público alvo de nossos textos.

Intercalando minhas leituras de ficção, costumo sempre ler livros com sugestões e conhecimento técnico para escritores, e para a vida em si. E me deparei com esse livro doidimais, o OBRIGADO PELO FEEDBACK (lido em inglês com o título THANKS FOR THE FEEDBACK) que virou um best-seller mundial e que, acredito, deve ser ou já foi publicado aqui nas terras das palmeiras carregadas de sabiás, ou melhor pardais, nos dias de hoje só tem pardal e pomba nas palmeiras sujas das nossas cidades.

OBRIGADO PELO FEEDBACK foi escrito por Douglas Stone e Sheila Heen, especialistas em comportamento humano, e que investigaram por vários anos, como o feedback é feito em todas as áreas da vida.

É um daqueles livros que te chama a atenção para algo que a gente não teria notado sozinho, nesse caso, a importância de saber dar e receber bem um feedback.

O livro tem muita coisa interessante sobre isso e ajuda a melhorar a nossa capacidade de ouvir críticas e de usar, até mesmo críticas destrutivas, como material para auto-aperfeiçoamento.

PERÍODO DE LEITURA: 8 a 10 de Setembro


EquadorEquador by Miguel Sousa Tavares
My rating: 4 of 5 stars

Um romance histórico espetacular, minha primeira leitura das obras do autor português Miguel Souza Tavares. A narrativa é ágil, prosa bem escrita, agradável e muito instrutiva em relação ao final do Império Português e a hipocrisia generalizada da coroa em relação ao trabalho escravo nas colônias (depois da suposta abolição do tráfico de escravos).

O livro traça um panorama histórico bem detalhado, principalmente da vida na colônia portuguesa de São Tomé e Príncipe na virada do século XIX para o XX. Nesse cenário se passa uma história de amores proibidos, paixões, conspirações políticas e de denúncia dos horrores do colonialismo.
Recomendadíssimo!
PERÍODO DE LEITURA: 10 a 13 de Setembro


 

Guerra e PazGuerra e Paz by Leo Tolstoy
My rating: 5 of 5 stars

Finalmente li essa obra prima da literatura universal, e é tudo e muito mais do que eu esperava. Uma das maiores e mais bem sucedidas tentativas da literatura de representar e encarnar a infinidade e complexidade das relações humanas. Pois, as relações humanas realmente nunca param em algum ponto (nem com a morte), e os escritores tem sempre que estabelecer limites e contar um trecho dessas relações.

E é nesse ponto que me assombrei com Tolstoi. Suas personagens são psico-dinâmicas, ou seja, se transformam psicológicamente ao longo da narrativa, mudando de visão de mundo, pontos de vista, filosofias, amores, etc. É impressionante, uma aula de construção e arco de personagens, leitura obrigatória para quem quer se dedicar a escrita de ficção.

Sim, as mais de duas mil páginas possuem passagens longas de exposição histórica, de justificativas para a teoria da história de Tolstoi, além de longas discussões sobre os erros e os acertos de todos aqueles que contaram a saga das guerras napoleônicas, e, apesar de ter adorado, imagino que alguns leitores possam se cansar dessas partes.

Mas a parte de drama humano é impressionante, cenas e mais cenas inesquecíveis, daquelas que a gente lê e nunca esquece. E que personagens! Natasha, Pierre, Andrei, Nicolai, etc. Um atrás do outro, fantásticos, de emocionar.

Tolstoi é o grande criador de personagens palpáveis, que compartilham emoções universais de amor, alegria, vergonha, raiva, medo, o que dá um tom Homérico, um tom épico à narrativa ao mesmo tempo que momentos de um realismo brutal chocam e ensinam. Esse tom ditático é visível em muitas partes, mas estamos tratando aqui de uma das mentes mais poderosas da humanidade, as argumentações a favor do amor universal, da aceitação da vida como ela é, da busca do essencial na existência humana convencem pela força da prosa, e pela sensação da experiência pessoal de Tolstoi por trás da narrativa.

E para mim, a grande pensagem é o que Pierre Bezukhov aprende no final, sobre a conectividade da vida individual com todas as vidas das outras pessoas, e da humanidade com um todo, invidivísvel, a mensagem de que “tudo é UM”, que estamos eternamente unidos à “a sempre em mutação, sempre imensa, sempre incognicível vida infinita em torno de nós”.

E falar mais o quê, o velho Tolstoi é um monstro mesmo!

PERÍODO DE LEITURA: 14 a 19 de Setembro

View all my reviews


 

LEITURA ATUAL:

No momento estou no meio da leitura de cabo a rabo, de fio a pavio, da BÍBLIA DE JERUSALÉM. Essa era uma leitura que sempre quis fazer, ler a Bíblia como a um livro, direto, sem parar. E está sendo uma experiência muito interessante, e não esperava tanta narrativa épica de guerra no Antigo Testamento. A Bíblia de Jerusalém é uma das melhores e mais completas traduções, feita a partir dos originais em hebraico e com comentários de contextualização histórica, cultural, mitológica, além de esclarecer a origem de cada um dos textos e suas tradições literárias (literatura de profecia, de oração, etc.).

INÍCIO DA LEITURA: 20 de Setembro (e vamos ver quando termino, talvez até o 3 ou 4, o que daria cerca de 14 dias na leitura completa, ufa!).

livro-leo-tolstoy-war-and-peace-guerra-e-paz-leon-tolstoi-11914-MLB20052078821_022014-F


Traduções de Inglês e Aulas Individuais por Skype!

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook: goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog: https://goo.gl/ti9rs5

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s