NITROLEITURAS: Shoot Your Novel (2014) – C.S. Larkin | Dicas para Escritores: “Filme” a Sua Narrativa!

E depois de muito tempo, trago aqui no Nitroblog uma resenha de um livro de dicas para escritores muito interessante, principalmente para aqueles escrivinhadores que compartilham meu amor incondicional ao cinema: Shoot Your Novel: Cinematic Techniques to Supercharge Your Writing (The Writer’s Toolbox Series).

Shoot your novel ebook cover final 1400 pixels wide

SUMÁRIO

Shoot Your Novel ensina a técnica de narrativa cinematográfica para escritores de ficção.

Cineastas, roteiristas e diretores de cinema utilizam a técnica cinematográfica para criar obras de arte visual, e romancistas podem adaptar os seus métodos em sua escrita de ficção.

RESENHA

Eu curto muito livros de dicas para escritores. Considero todos como sugestões, pois sei, a grande custo, que não importa o quão bom seja a dica, o que importa mesmo é o que funciona na hora de escrever, na hora de sangrar os dedos no teclado e produzir seu texto. Mas aprendi e continuo aprendendo muito com esses livros, até mesmo a descobrir como é a minha maneira de escrever (por exemplo, a muito custo vi que sou um escritor que “edita enquanto escreve”, funciono melhor quando, mesmo com um sumário narrativo das linhas gerais de um romance, termino a primeira versão de um capítulo e fico reescrevendo, acrescentando e modelando o texto por camadas, até ficar pronto e partir para o próximo).

E o que mais curto de livros de dicas para escritores é que, ao lê-los, a vontade de escrever dá uma renovada, e você fica doido para terminar logo a leitura e voltar a sentar o cacete no teclado!

Shoot Your Novel é curtinho, dá para ler em uma tarde (184 páginas), mas tem muitas dicas interessantes, além de ser uma aula de ângulos de câmara, técnicas cinematográficas de narrativa em cinema (plano geral para situar a história ou a cena, closes para momentos mais emocionais e dramáticos, etc.), uso de cores para trabalhar as emoções do leitor de maneira inconsciente, etc.

Sol Stein, um guru mega-mass de escritores, sempre repetira que  “os leitores contemporâneos, transformados pelo cinema e TV, estão acostumados a ver suas histórias. A experiência de leitura é cada vez mais visual. Os romancistas atuais, independentemente do gênero,  ganharão muitos leitores à medida que incorporarem elementos visuais à suas narrativas”.

Eu sempre pensei minhas narrativas de maneira visual, seja por causa da minha obsessão do cinema, ou por ter crescido dentro da explosão audiovisual dos anos 80.

O livro é repleto de dicas, como essas:

  • “Mostre” os momentos mais marcantes de sua narrativa, ao invés de “narrar”.
  • Como um diretor constrói uma cena e o que um escritor pode aprender com isso.
  • Cinema é uma arte visual, e os roteiros são a representação escrita dessas cenas. Leia roteiros de mestres do cinema para aprender como mostrar visualmente emoções, tensões, metáforas, temas, etc.
  • Cores podem e devem ser usadas para compor uma cena, ressaltando emoções, clima, etc.
  • Monte um sistema de imagens e símbolos recorrentes na narrativa, para enfatizar temas, caracterizar personagens, passar mensagens, criar suspense, etc. como os grandes diretores fazem.

E muito mais!

O livro é também recheado de exemplos do cinema e recomenda a leitura de autores mais cinematográficos, como Michael Critchon (o autor de Parque dos Dinossauros e tantos outros thrillers de sucesso).

Gostei muito!

RECOMENDADO PARA:

Quem escreve e curte criar narrativas mais visuais, quem quer deixar as narrativas mais interessantes e prazeirosas para seus leitores, quem curte livros de dicas para escritores, quem curte livros com dicas práticas, quem curte livros curtos e diretos, quem curte cinema e curte escrever também!

PRÓXIMAS LEITURAS:

NITROLEITURAS: Viva o Povo Brasileiro (1984) – João Ubaldo Ribeiro – 673 páginas

Apesar de ficar morrendo de vontade de continuar lendo a bibliografia do fabuloso Milton Hatoum, o grande João Ubaldo Ribeiro estava na minha lista de leitura, e lista de leitura a gente tem que seguir senão, sabe como é, a Nossa Senhora dos Viciados em Leitura castiga nóis!

E como estou numas de ler toda a lista dos 100 melhores romances da Literatura Brasileira de todos os tempos, o Viva o Povo Brasileiro é mais um daqueles livros-unanimidade entre a crítica, ou seja, leitura obrigatória. E já estou à umas duzentas páginas dentro do livro, nesse momento que escrevo essas mal tecladas linhas, e já vou dizendo que é foda pra caralho!  Então, aguardem a próxima resenha dessa obra prima da literatura tupiniquim!


Prof. Newton e Profa. Érika – Aulas Particulares de Inglês por Skype

Horários: Dias da Semana de 7 às 23 horas e nos Sábados e Domingos de 7 às 18 horas!

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook: goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s