NITROLEITURAS: Cinzas do Norte (2005) – Milton Hatoun | Liberdade, Ainda Que Te Destrua!

E hoje trago algumas observações sobre esse livro fantástico do amazonense Milton Hatoum, de quem virei fã. E esse foi o primeiro dos livros que lerei dele, já coloquei todos seus livros na minha lista de leitura. Recomendo, recomendo, recomendo! :)

Cinzas do Norte - Milton Hatoum - Capa
Cinzas do Norte – Milton Hatoum – Capa

SINOPSE
Na Manaus dos anos 1950 e 1960, dois meninos travam uma amizade que atravessará toda a vida. De um lado, Olavo, de apelido Lavo, o narrador, menino órfão, criado por dois tios mal-e-mal remediados, que cresce à sombra da família Mattoso; de outro, Raimundo Mattoso, ou Mundo, filho de Alícia, mãe jovem e mercurial, e do aristocrático Trajano. No centro das ambições de Trajano está a Vila Amazônia, palacete junto a Parintins, sede de uma plantação de juta e pesadelo máximo de Mundo.

A fim de realizar suas inclinações artísticas, ou quem sabe para investigar suas angústias mais profundas, o jovem engalfinha-se numa luta contra o pai, a província, a moral dominante e, para culminar, os militares que tomam o poder em 1964 e dão início à vertiginosa destruição de Manaus.

Nessa luta que se transforma em fuga rebelde, o rapaz amplia o universo romanesco, que alcança a Berlim e a Londres irrequietas da década de 1970, de onde manda sinais de vida para o amigo Lavo, agora advogado, mas ainda preso à cidade natal.

Outros fios completam o tecido ficcional de Cinzas do Norte: uma carta que o tio Ranulfo envia a Mundo, outra que este deixa como legado para o amigo de infância. São versões e revelações que se cruzam ou desencontram, sem jamais chegar a esgotar o enigma de uma vida singular ou a diminuir a dor da derrota final, às mãos da doença, da solidão e da violência. Neste livro, Hatoum escreve uma “história moral” de sua geração.

RESENHA
Cinzas do Norte fala de uma jornada de amadurecimento, e das dificuldades vividas por uma alma sensível, uma alma de artista, no ambiente brutal, machista e conservador da Manaus dos anos 50 e 60.

Me identifiquei muito com o amigo do protagonista do livro, pois também desenhava sem parar quando era criança e adolescente, e também sofri com abusos dos alvos de minhas caricaturas e com um certo preconceito de meu pai com as artes. Claro, não de maneira tão dramática e brutal quanto no livro, mas rolou uma empatia total com o personagem. Sei como é difícil se entender como um artista dentro de um mundo que, comumente, rejeita esse tipo de sensibilidade.

É um livro muito bom, de leitura acessível e escrito com sensibilidade e honestidade de sentimentos. A narrativa é feita em primeira pessoa, o que dá um tom confessional e pessoal para a narrativa. Olavo, o narrador, segue a linha de “narrador-testemunha”, apenas pontuando com suas impressões, suas memórias do drama de seu amigo Mundo.

Cinzas do Norte foi o terceiro romance do amazonense Milton Hatoum premiado com o Jabuti, os seus outros dois livros premiados, que pretendo ler em breve, foram Relatos de Um Certo Oriente e Dois Irmãos.

Fazendo uma tangente aqui, analisando os vencedores do prêmio Jabuti, infelizmente, imagino que seus organizadores jamais darão o prêmio para um romance brasileiro de fantasia, existe claramente uma tendência forte para o realismo em seus vencedores. E aqui no Brasil ainda não temos um prêmio para literatura de especulação, está passando da hora de organizar alguma coisa parecida.

Voltando ao Cinzas do Norte, gostei muito da prosa do Milton Hatoum, é bem econômica, precisa, com poéticas eventuais, e poucos enfeites. Como o foco é o drama psicológico, essa prosa mais transparente ajuda muito. É daqueles livros que se pode recomendar para todo mundo.

Os personagens são muito vivos, não sei se foram baseados em pessoas reais ou frutos de criação literária, mas gostei muito, principalmente da personagem Alícia, a mãe de Mundo, uma mulher com uma sensibilidade semelhante a do filho, tentando manter sua alma viva dentro de um mundo machista, totalitário e retrógrado.

É um livro sobre a busca da liberdade pessoal, a qualquer custo, a busca da auto-redenção, da pacificação dos demônios interiores que carregamos, de aceitação da própria história e do custo em sofrimento pago para essa aceitação.

RECOMENADO PARA:
Quem curte prosa elegante e precisa, quem quer saber mais sobre a vida de Manaus dos anos 50 e 60, quem quer conhecer de perto parte dos horrores da ditadura militar no Brasil, quem gosta de dramas familiares realistas, sem melodrama, quem gosta de boa literatura brasileira, de grande qualidade literária e ao mesmo tempo acessível para o grande público.

NITROLEITURAS: Cinzas do Norte (2005) – Milton Hatoun – 312 páginas
Período de Leitura: 15.07.2015 a 16.07.2015
Onde Comprar:
Amazon: http://www.amazon.com.br/dp/B00B0XJ782

PRÓXIMA LEITURA:
NITROLEITURAS: Shoot Your Novel (2014) – C.S. Larkin – 184 páginas
Decidir ler, para dar uma renovada na escrita, e uma estimulada boa, adoro livros de dicas para escritores, me estimulam e me ajudam a explodir com a procrastinação, passei o Shoot Your Novel: Cinematic Techniques to Supercharge Your Writing (The Writer’s Toolbox Series) para o topo da minha lista de leitura. Shoot Your Novel é um livro interessante, escrito por uma escritora e roteirista de grande experiência, que dá sugestões de como usar técnicas cinematográficas para deixar a prosa mais vibrante! Achei legal demais, sempre penso em meus livros como filmes que gostaria de filmar!


Prof. Newton e Profa. Érika – Aulas Particulares de Inglês por Skype
Horários: Dias da Semana de 7 às 23 horas e nos Sábados e Domingos de 7 às 18 horas!

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook: goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s