E mais uma trilogia chega ao fim, uma jornada impressionante e original, uma viagem ao mundo bizarríssimo de Bas-Lag, criado pela imaginação fértil e bem londrina de China Miéville. Uma trilogia de cidades, se existe um elemento unificador nos três livros de Miéville são suas cidades, a grande Nova Crobuzon, a cidade flutuante de Armada, e agora, o Iron Council, o trem perpétuo, uma cidade sobre trilhos. Daí que considero Miéville como um escritor-arquiteto, seus cenários são absolutamente orgânicos com seus personagens e com a trama, um amálgama como os Remade (escravos cyborgues steampunk e biopunk, formados de misturebas de máquinas e animais com humanos, e que formam a base de trabalho braçal do governo de Nova Crobuzon).

91Fd3OdWYQL._SL1500_

Iron Council é um livro sobre revoluções, sobre revolta e liberdade pessoal. Pelas seiscentas páginas do livro, seguimos três personagens em jornadas paralelas, que se convergem na revolução que está engolfando a cidade de Nova Crobuzon. E essa revolta das classes oprimidas é estimulada pela existência lendária do Iron Council, um trem-cidade gigantesco que percorre as terras mais selvagens de Bas-Lag como uma comunidade anarquista ou coletivista de fugitivos, ex-prisioneiros e trabalhadores que escaparam do controle do governo de Nova Crobuzon.

975338

E seguimos as jornadas paralelas de três personagens envolvidos em toda essa revolta. E que jornadas!

É o livro da trilogia com mais ação e pancadaria, combates épicos, fugas desesperadas, guerras que envolvem magia ultrabizarra, tecnologias steampunk e imagens e mais imagens surreais que parecem não ter fim. E é uma história que usa tropos de diversos tipos de narrativa, grande parte do livro lembra um livro sobre o Velho Oeste americano, se esse velho oeste fosse povoado por criaturas, cenários, máquinas e o diabo a quatro vindos de uma viagem de LSD misturada com Peyote e cogumelo de bosta de vaca misturado com pinturas de Hieronymus Bosch e Salvador Dali e batido em um liquidificador da marca Borges-Calvino!

concile_cmyk_2

E a prosa continua fodásica, precisa, metáforas bem colocadas e feitas, e um cuidado com as palavras e com a expressão poética. Se bem que, confesso, a complexidade de muitas das descrições beira a pura poesia, é impossível em várias descrições, principalmente de efeitos mágicos que “cortam a realidade em pedaços de momentos solidificados de um nada que se dobra em si mesmo”  formar alguma imagem que seja. Pode ser que espante alguns leitores, assim como a complexa mistura do cenário.

the_iron_council_cover_by_aksu

Esse é o livro mais abertamente político da trilogia, mas uma argumentação bem feita, sem sermões idiotas, realista e desiludida, sobre o problema da exploração do homem pelo homem. A parte da revolução me soou muito realista, (mesmo com homens-cactus, kepris, seres de corpos femininos e cabeças de escaravelho, etc.), e parece ter se inspirado nas histórias de revolução, terrorismo e contra-revolução da Irlanda, até mesmo pelo tipo de sotaque de muitos dos personagens das organizações subversivas de Nova Crobuzon. Achei bem legal esse toque mais realista do que realmente é um movimento revolucionário, com todas os seus paradoxos, violência, manipulações, ilusões e crueldade.

7891382172_9b0832d06b_b

Muito bom mesmo, o final é bem climático e bem épico, mais até do que o do The Scar. Fica a recomendação!

mi__ville.a

NITROLEITURAS: The Iron Council (Bas-Lag #3, 2005) – China Miéville – 576 páginas

Período de Leitura: 12.07.2015 a 15.07.2015  

Onde Comprar:

Iron Council  by China Mieville  http://amzn.com/B003GK213K

tumblr_leayuqBqRj1qbztsoo1_1280

PRÓXIMA LEITURA

NITROLEITURAS: Cinzas do Norte – Milton Hatoum – 576 páginas
De volta para a literatura brasileira, escolhi o Cinzas do Norte do Milton Hatoum para finalmente conhecer a obra desse que é um dos mais elogiados escritores do nosso país. É curtinho, assim, depois de Cinzas finalmente lerei o famoso Viva o Povo Brasileiro, considerado a obra prima do João Ubaldo Ribeiro (de quem já li o doidimais O Segredo do Lagarto).

___________________
Prof. Newton e Profa. Érika – Aulas Particulares de Inglês por Skype
Horários: Dias da Semana de 7 às 23 horas e nos Sábados e Domingos de 7 às 18 horas!

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook: goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

Anúncios