The Dark Defiles (Land Fit for Heroes #3, 2014) de Richard K. Morgan | Final Anti-Heróico e Brutal da Trilogia! #resenha

Richard K. Morgan conseguiu, com os três livros da trilogia Land Fit for Heroes, criar uma narrativa bem contemporânea, colocando variações nos tropos (estruturas narrativas) mais tradicionais da fantasia. Seus livros são a antítese das narrativas de fantasia medieval heróica tradicional, e questionam, a todo momento, muitos dos temas e tramas comuns nesse tipo de literatura. E mesmo assim, penso que, mesmo com todo o esforço de ir contra o convencional, a trama inteira da trilogia acabou, em muitos momentos, revelando cenas heróicas, clímaxes de aventura mais tradicionais e cenas que poderiam pertencer às melhores histórias do Conan. Essa mistura entre o tradicional e o subversivo, entre o heróico e o anti-heróico é o que curti mais ao ler os três livros em sequência.

E eles devem ser lidos em sequência. A trama, que começa de uma maneira simples e dentro de uma estrutura noir, ganha uma complexidade absurda, principalmente com a criatividade do Richard em criar um mundo que mistura fantasia e ciência, monstros que misturam tropos de fantasia e da ficção científica, e sua clara intenção de ir quebrando sempre a expectativa dos leitores mais tradicionais de fantasia medieval. Acredito que, por isso, os três livros, The Steel Remains, The Cold Commands e o The Dark Defiles devem ser lidos um depois do outro.

Gostei muito desse último livro, tem muita coisa acontecendo na narrativa, muitos desenvolvimentos da trama e momentos fantásticos. Porém, mesmo com suas 656 páginas, tive a impressão que o final, o fechamento de algumas tramas foi um pouco corrido, parece que senti uma certa fadiga no escritor ao chegar ao final. Foi uma impressão, mas não tira o valor da obra, o final é fantástico, principalmente do protagonista gay e do comentário que se faz em relação às narrativas de fantasia medieval. Mas a leitura é rápida, não dá para parar!

the dark defiles richard k morgan

Não posso falar nada da trama, é impossível de citar algo sem dar spoiler, mas o final é bem satisfatório, apesar, na melhor maneira pós-moderninha de ser, muitas tramas são deixadas em aberto.

Como os outros dois livros, que resenhei aqui (The Steel Remains) e aqui (The Cold Commands), é bem violento, mas com menos cenas de sexo explícito homossexual e heterosexual do que os outros. The Dark Defiles é pancadaria pura hahahahaha!

Fica a recomendação para quem gosta de uma fantasia adulta, brutal e diferente! :)

Minhas resenhas dos dois primeiros livros da Land Fit for Heroes podem ser lidas nos dois links abaixo:

The Steel Remains – Land Fit For Heroes #1

The Cold Commands – Land Fit For Heroes #2

PRÓXIMA LEITURA:

E agora vou iniciar 3 leituras de Literatura Brasileira, que estão atrasadas, começando por A Paixão Segundo GH, da Clarice (livro que nunca li, que vergonha não é mesmo?), depois lendo A Grande Arte do grande Rubens “Rubão” Fonseca e terminando com São Bernardo, o mestre Graciliano Ramos, outro clássico da nossa literatura que nunca li.

E vamos ler porque ler é doidimais! :D

NITROLEITURAS: The Dark Defiles de Richard K. Morgan (Land Fit for Heroes #3, 2014)

Período de Leitura: 02.07.15 a 05.07.15

COMPRE NA AMAZON

The Dark Defiles (Land Fit for Heroes) by Richard K. Morgan
The Dark Defiles (Land Fit for Heroes)
by Richard K. Morgan
Link: http://amzn.com/0345493109

___________
Prof. Newton e Profa. Érika – Aulas Particulares de Inglês por Skype
Horários: Dias da Semana de 7 às 23 horas e nos Sábados e Domingos de 7 às 18 horas!

Curta Nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
Linkedin Facebook Twitter:  Google +

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin Facebook Google +

2 comentários em “The Dark Defiles (Land Fit for Heroes #3, 2014) de Richard K. Morgan | Final Anti-Heróico e Brutal da Trilogia! #resenha

  1. Apenas 3 dias de leitura das quase 700pag.
    Newton, isso é uma maratona, mas, em alta velocidade hein!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s