NitroLeituras: O Romance d'A Pedra do Reino – Ariano Suassuna| Uma Odisséia Nordestina! #resenha

Sempre tive vontade de ler o Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, mestre e mito brasileiro da dramaturgia e da cultura popular, principalmente por causa da fama desse livro entre os círculos literários e por esperar uma visão única e original da narrativa fantástica, que é o que eu gosto de escrever.

De tão acostumado com os padrões saxões de fantasia, aquela narrativa de sempre, nos últimos anos tenho buscado a leitura de obras que fogem completamente o padrão narrativo que estou tão acostumado, como uma forma de libertação criativa e de abertura de visão literária mesmo.

GetContent11

E não tem nada mais diferente, original, interessante e quebrador de expectativas do que esse “romance-memorial-poema-folhetim” de Suassuna. É uma obra prima da literatura mundial, um monumento de obra, impressionante mesmo em sua visão criativa e original.

E o que diabos é esse troço?

O romance se baseia em um um episódio ocorrido no século XIX, no município sertanejo de São José do Belmonte, a 470 quilômetros do Recife, onde uma seita, em 1836, tentou fazer ressurgir o rei Dom Sebastião – transformado em lenda em Portugal depois de desaparecer na África (Batalha de Alcácer-Quibir): sob domínio espanhol, os portugueses sonhavam com a volta do rei que restituiria a nação tomada à força.

Em cima disso, Suassuna criou uma narrativa baseada no depoimento do personagem-narrador, Quaderna, que se defende perante a um corregedor tentando explicar o seu envolvimento com uma série de eventos em Taperoá, no Sertão da Paraíba, como o assassinato de seu tio e o aparecimento do rapaz-do-cavalo branco, e o mistério que o envolve; será que ele é o jovem herdeiro do coronel morto ou um líder messiânico tentando trazer de volta a Coluna Prestes, e iniciar uma revolta comunista na Paraíba.

Livro_a_pedra_do_reino_CAPA

Dentro dessa moldura, eu mergulhei em um universo fantástico e estranho, o mundo mítico da Paraíba de Suassuna, cheio de visões, criaturas fantásticas, causos estranhos, onças mitológicas das mais variadas, o fantástico Catolicismo Sertanejo, a Monarquia de Esquerda, as filosofias do Penetral, a sacralidade dos cangaceiros do sertão, e muito, muito mais. Fiquei impressionado com a força criativa por trás de tudo, a empolgação que se sente a cada frase, a cada passagem.

É um livro de leitura mais puxada, mais literário apesar de muito popular e cheio de passagens engraçadas pra caramba, cheio de safadeza e malandragem de sertão. E ao mesmo tempo com discussões filosóficas profundas, e uma visão da cultura brasileira que me expôs ao quanto a minha visão de literatura é super-condicionada pela visão européia. A cada página eu parecia escutar o Suassuna berrando no meu ouvido “Acorda, cabra, veja como a nossa cultura brasileira é belíssima!”.

Cavalgada

Amei, amei demais esse livro, fica a recomendação, apesar de saber que não é um livro para todo mundo, acho que tem a hora de ler e apreciar pela sua inventividade, criatividade e complexidade de temas, criação, arquitetura narrativa, etc.

E para terminar, declaro minha lealdade ao Cordão Encarnado e a Don Pedro Dinis Ferreira, herdeiro dos verdadeiros reis brasileiros, e a seu arauto e trovador, Ariano Suassuna! :D

O Romance d’A Pedra do Reino – Ariano Suassuna (1971, 756 pgs)

Início da Leitura: 21/06/2015
Término da Leitura: 27/07/2015

#nitroleituras #arianosuassuna #pedradoreino #literaturabrasileira #resenha

Romance D'A Pedra do Reino por Ariano Suassuna Romance D’A Pedra do Reino

___________
Prof. Newton e Profa. Érika – Aulas Particulares de Inglês por Skype
Horários: Dias da Semana de 7 às 23 horas e nos Sábados e Domingos de 7 às 18 horas!

Curta Nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
Linkedin Facebook Twitter:  Google +

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin Facebook Google +

3 comentários em “NitroLeituras: O Romance d'A Pedra do Reino – Ariano Suassuna| Uma Odisséia Nordestina! #resenha

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s