Filmes Doidimais: Only Angels Have Wings (1939), Fat Girl (2001)

Mais um filme da lista dos 250 mais relevantes da história do cinema assistido, e um filme francês de 2001 sobre rivalidade entre irmãs, relacionamentos e a crueldade que se esconde nas nossas noções de beleza.

Only Angels Have Wings (1939) de Howard Hawks

Graças a lista da Sight and Sound, descobri o diretor Howard Hawks, um gênio esquecido do cinema americano, que agora coloco no mesmo patamar de Hitchcock e Orson Welles. Only Angels Have Wings é considerado uma de seus melhores filmes, que resume todo o estilo Hawkasiano de fazer filme, o estilo usado até hoje como modelo de excelência de roteiro.


Poster-Only-Angels-Have-Wings_02

O filme se passa em um porto de exportação sul americano, onde Cary Grant, como o gerente de uma companhia aérea, força a si mesmo e aos seus pilotos a arriscarem suas vidas para ganhar um contrato importante com o governo americano.

O roteiro é sensacional, os diálogos impecáveis (esses filmes mais antigos tem os melhores diálogos, para quem quer estudar roteiro, nunca são diretos, sempre trabalhando subtextos e entrando “por fora” do assunto, com frases fortes), misturando humor, romance, suspense, e até mesmo, supreendentemente, temas mais sombrios como a morte.

É um filme clássico, testosterona pinga da telam, personagens masculinos clássicos e durões, mas tudo muito elegante. E com cenas bem tensas, que funcionam até hoje, e toques de humor nos diálogos.

A narrativa é ágil, é um filme mais de ação, mas, supreendentemente para os padrões atuais de filmes de ação, os personagens são suficientemente desenvolvidos ao ponto que passamos anos importar com eles. Muito bom, uma grande  e boa surpresa!

Link IMDB:

http://www.imdb.com/title/tt0031762/combined

Trailer:

Filme Completo:


 

Fat Girl (2001) de Catherine Breillat

À ma soeur! (título original)

Um filme brutal e controverso, feito pela diretora francesa famosa por suas explorações dos detalhes e complexidades psicológicas do sexo, sobre as primeiras experiências sexuais de duas irmãs adolescentes.  Esse filme é uma tijolada, começa inocente, como um filme francês sobre férias de adolescentes, mas aos poucos se transforma em um retrato franco e doloroso das primeiras experiências sexuais de duas jovens, com toda bagunça emocional, as mentiras, manipulações e complicações que isso envolve.

fatgirl2001-2004criteriondvd

É um filme de embrulhar o estômago, e expõe a mistura complicada de liberalismo com conservadorismo, misturada com uma postura ultra-egocêntrica das relações familiares da sociedade francesa . E com um final chocante e passível a várias interpretações, meio Donnie Darkiano, o final de um filme que não poupa o público , a crítica se dividiu muito, então fica o aviso.

Link IMDB

http://www.imdb.com/title/tt0243255/combined

Trailer

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s