Faces (1968) de John Cassavetes – Um dos mais perfeitos estudos de personagens do cinema! #250melhoresfilmes

Estou procurando assistir todos os 250 melhores filmes de todos os tempos da lista da Sight and Sound Magazine, uma lista criada por trocentos críticos e diretores de cinema, e que já me apresentou o maravilhoso cinema de Ozu entre outros, e finalmente cheguei ao Faces (1968) de John Cassavetes. E que filme fantástico, doloroso de tanto realismo, e revolucionário, influenciou Scorsese, Coppola e trocentos outros.

tumblr_mlg3q5ythS1qjszfuo1_1280

O filme foca-se em personagens bem comuns do final da década de sessenta nos EUA, um casal de meia-idade, de classe média alta, bem sucedido na vida mas completamente alienados de seus desejos, sem amor e sem nenhum sentido de conquista pessoal. Meio como avatares de uma cultura em crise, o casal se separa no começo do filme e a narrativa segue a busca desesperada por algum tipo de sentido, ou melhor, algum tipo de sentimento real, tanto do marido quanto da esposa.

TRAILER

O filme é preto e branco e a câmea foca quase que exclusivamente nos rostos dos personagens. E o que impressiona é o realismo, não dá para ver nenhum tipo de atuação, tudo é cru, é em tempo real, e nas interações muitas vezes violentas ou agressivas, ou imersas na alegria histérica do álcool, dá para notar o grau altíssimo de tensão por trás das palavras, gestos e expressões faciais. A transição da cultura repressora dos anos 50 para a progressiva quebra de limites sociais a partir dos 60 foi (e ainda é) traumática, e Faces é um dos melhores filmes que explicita isso.

Recomendadíssimo, é daqueles filmes que não se consegue tirar os olhos da tela nem por um segundo.

TRILHA SONORA

FILME COM LEGENDA EM ESPANHOL

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s