NitroDicas 20: Alternando Cenas de Acão e Reacão para Criar Histórias! #dicasparaescritores

Nesse NitroDicas: Dicas para Escritores iniciantes, falo sobre o que são e como usar Cenas de Ação e Reação para criar histórias.

DOWNLOAD DO ROTEIRO:

NitroDicas 20- Usando Cenas de AÇÃO e Cenas de REAÇÃO para criar Narrativas! (PDF)

E abaixo segue o roteiro do vídeo, para ajudar a acompanha! :)

NitroDicas 20: Alternando Cenas de AÇÃO

e Cenas de REAÇÃO para Criar Histórias! 

Começa agora mais NitroDicas, dicas para escritores iniciantes! Eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, o blog onde posto meus livros, contos, poesias e resenhas de livros, quadrinhos, filmes e música! Também posto no NitroDungeon, um blog com dicas e material para jogos de RPG e o Melhore Seu Inglês, meu blog de dicas e atividades de inglês e de aulas particulares de inglês por Skype!

Nesse NitroDicas de hoje, continuando a série de vídeos com os elementos da escrita de ficção, vou falar um pouco sobre dois tipos especiais de cenas, os elementos básicos da narrativa, as CENAS de AÇÃO e as CENAS de REAÇÃO. O Ação aqui é de atividade, de atitude, de coisas acontecendo, não só de pancadaria. Um diálogo, uma sedução, etc. são considerados CENAS DE AÇÃO para esse tópico.

OBSERVANDO CENAS de AÇÃO e de REAÇÃO

Você já notou em muitas histórias a alternância entre dois tipos de cenas? Em umas cenas você vê o protagonista agindo, lutando, discutindo, tentando convencer outra pessoa, sendo convencido, fazendo coisas, perseguindo algum objetivo enquanto enfrenta vários obstáculos.

EXEMPLO DE CENA de AÇÃO

STAR WARS – EPISÓDIO 4

Cena: Resgatando a Princesa

Luke, junto com Han Solo, Chewbacca, R2D2, C3P0 e Obi-Wan Kenobi partem para resgatar a princesa Leia. Eles passam por muitos obstáculos mas conseguem chegar até ao Falcão Milenar. Mas Obi-Wan Kenobi, enfrenta o Darth Vader e se sacrifica para deixar Luke e seus amigos escaparem, encerrando a cena com uma vitória (o resgate da princesa) e um fracasso (a perda de Obi-Wan Kenobi).

Esse é um exemplo de uma sequências de CENAS DE AÇÃO, cenas que contêm um OBJETIVO, um CONFLITO, e um DESASTRE ou COMPLICAÇÃO no final.

EXEMPLO DE CENA de REAÇÃO

STAR WARS – EPISÓDIO 4

Cena: A Despedida de Han Solo

Depois de fugirem da Estrela da Morte, Luke e os demais se reúnem com os rebeldes em Yavin 4. Eles passam os planos roubados da Estrela da Morte, discutem as estratégias e Han Solo revela que já cumpriu o que tinha combinado em seu contrato de mercenário e abandona os rebeldes. Luke, desapontado com Han Solo, decide participar do ataque praticamente suicida à Estrela da Morte.

Esse é um exemplo de uma sequência de CENAS DE REAÇÃO, cenas que contêm uma REAÇÃO, um DILEMA e uma DECISÃO.

Essa alternância cria o movimento da narrativa , com as CENAS DE AÇÃO fazendo com que o protagonista seja realmente ativo, ou seja, suas ações fazem diferença no rumo da história e as CENAS DE REAÇÃO dando realismo e plausabilidade para a narrativa.

CENAS DE AÇÃO aceleram a narrativa, criam drama, criam emoção, mostram cenário, criam conflito, constroem os personagens jogando-os em situações difícieis.

CENAS DE REAÇÃO desaceleram a narrativa, aumentam o realismo da lógica da narrativa, aprofundando os personagens, delineam mais os personagens, mostrando suas motivações, dúvidas, e como se recuperam dos fracassos e complicações das CENAS DE AÇÃO.

ELEMENTOS DAS CENAS de AÇÃO

Uma CENA de AÇÃO tem os seguintes elementos:

1) OBJETIVO: Um objetivo é o que o personagem POV (o que leva o ponto de vista narrativo) quer no começo da cena. Um objetivo precisa ser específico e de fácil definição. O objetivo de uma CENA DE AÇÃO  é sempre bem claro e explícito:

Exemplo: Luke quer fugir do Hangar da Estrela da Morte sem ser visto. Frodo quer entregar o Um Anel para Galadriel.

2) CONFLITO: São as séries de obstáculos que o personagem POV enfrenta ao tentar atingir o seu OBJETIVO. Se o personagem atingir o objetivo sem conflito, o leitor fica entediado e se pergunta “para quê essa cena, o escritor poderia ter simplesmente dito que o personagem conseguiu o que queria”.

3) DESASTRE OU COMPLICAÇÃO: O personagem POV fracassa em atingir o seu objetivo ou atinge parcialmente o objetivo ou ainda, ao atingir o objetivo, isso cria uma nova complicação.

CENAS DE AÇÃO, terminando em fracassos e complicações tiram o protagonista de sua zona de conforto e provocam CENAS DE REAÇÃO, onde o protagonista se recuperará e criará um novo objetivo.

Uma CENA DE REAÇÃO tem os seguintes elementos:

1) REAÇÃO: É a reação emocional do desastre, fracasso ou complicação do final das Cenas de Ação. Não é a hora para ação, é a hora para reagir, para gritar de ódio, chorar, sofrer, ficar com raiva, etc.

2) DILEMA: Se o desastre, fracasso ou complicação do final da Cena de Ação foi realmente sério (e se não foi sério não deveria estar na narrativa), o seu personagem POV terá um dilema sobre o que irá fazer, terá que escolher entre opções difíceis, para deixar o leitor imaginando o que irá acontecer depois. Nessa parte o personagem POV pensa em todas suas opções de ação para sair da situação difícil criada pelas Cenas de Ação.

3) DECISÃO: Depois de ver as opções, o personagem POV escolhe uma delas e cria um novo Objetivo para a próxima cena. Com a cena de reação, você MOSTRA para o leitor como o seu personagem POV chegou a essa Decisão, o que convence muito mais do que simplesmente contar em um sumário rápido, e dá mais realismo para a narrativa.

E é isso aí! A melhor forma de pegar essa alternância entre Cenas de Ação e Cenas de Reação é lendo livros e contos, assistindo filmes e seriados e identificando os momentos de ação e de reação.

Com isso você vai notar as infinitas formas de alternar esses dois tipos de Cenas. Por exemplo, tem autores que escrevem livros inteiros que são uma grande Cena de Reação a um trauma que aconteceu fora da narrativa. Alguns filmes de Hollywood bem comerciais, por exemplo, são uma Cena de Ação atrás da outra, com Cenas de Reação curtíssimas, muitas vezes tão curtas que as motivações dos personagens ficam bem malucas e mal explicadas.

Cada escritor ou roteirista deve saber dosar as Cenas de Ação e de Reação de acordo com a proposta da narrativa. Se a narrativa é mais focada em ação e pancadaria, as cenas de reação tendem a ser mais curtas. Se a narrativa é mais focada em exploração de personagem, as cenas de reação tendem a ser mais longas.

É isso por hoje! Se você gostou desse vídeo, dá uma curtida e se escreva no meu canal o Nitrotube! E aguardo a sua visita lá no Nitroblog, meu blog de contos, poesias e resenhas de literatura, quadrinhos e filmes! :) E vamos continuar escrevendo porque escrever é DOIDIMAIS! Inté a próxima!

______________________

Referências:

Writing The Perfect Scene – Randy Ingermanson

http://www.advancedfictionwriting.com/articles/writing-the-perfect-scene/

______________________

Escrito por Newton Nitro

prof.newtonrocha@gmal.com

Nitroblog – Contos, Poesias e Resenhas de Literatura, Quadrinhos e Filmes

http://tionitroblog.wordpress.com

Melhore seu Inglês – Dicas de Inglês e Aulas Particulares de Inglês por Skype

http://melhoreseuingles.wordpress.com

nitrodicas 20

Anúncios

9 comentários

  1. Olá, Newton, parabéns pelo blog! Estou escrevendo um livro, realizando um sonho antigo! Conheci hoje o seu blog e estou lendo as NitroDicas, gostei muito! Assim que eu terminar, lhe enviarei uma cópia do livro para que você faça uma crítica!

  2. Grande Blog, camarada, as dicas são realmente muito úteis. Você tem os áudios em mp3? Seria muito bom poder ouvir também offline.

  3. Obrigado pelo comentário Ranielsin! A dica para escrever todos os dias é se programar, se organizar bem, e manter a motivação. Separe pelo menos 1 hora por dia para escrever e mantenha essa hora sagrada. :)

  4. Sempre fico lembrando mentalmente das dicas enquanto estou escrevendo algo. É interessante, haha
    off – Como escrever todos os dias, se tem o problema da falta de tempo? Alguma dica pra se esquivar disso?

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s