NitroDicas 19: Ordenando as Ações e Reações na Narrativa! #dicasparaescritores

Finalmente, depois de um longo e tenebroso verão, consegui gravar mais um NitroDicas, seguindo a série baseada no Writing Fiction for Dummies. Espero que gostem, esse vídeo tem 10 minutos, estou me esforçando para manter os vídeos nesse tamanho! :)

Nesse Nitrodicas – Dicas para Escritores Iniciantes, dou continuidade a série sobre os elementos que constituem uma Cena narrativa, completando o Nitrodicas 18, abordando mais a fundo os Clipes Privados e Públicos e como é a  estrutura dos Clipes Privados.

nitrodicas 19

LINK PARA DOWNLOAD DO ROTEIRO DO NITRODICAS 19 (PDF)

NitroDicas 19- Ordenando as Reações e as Ações de um Personagem POV (PDF)

VÍDEO

NITRODICAS 19: ORDENANDO AS AÇÕES E REAÇÕES NA NARRATIVA!

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, dos sites Nitroblog e Nitrodungeon, e esse é o Nitrodicas, dicas e sugestões para escritores iniciantes.

Você pode acompanhar esse NitroDicas com o roteiro em PDF no post desse vídeo no Nitroblog, o link para o post está nas anotações aqui no Youtube.

No NitroDicas 18, disse que uma Cena se compõe alternando CLIPES PRIVADOS e CLIPES PÚBLICOS.

CLIPES PRIVADOS são as partes de uma cena focadas na experiência subjetiva do Personagem POV (ponto de vista narrativo) , ou seja, os clipes privados descrevem suas sensações físicas, suas reações instintivas e suas ações racionais.

CLIPES PÚBLICOS são as partes de uma cena focadas na realidade objetiva ao redor do Personagem POV, ou seja, os clipes públicos descrevem as ações dos outros personagens, e tudo aquilo que o Personagem POV observa ao seu redor.

Essa alternância de Clipes Públicos e Privados coloca o leitor dentro do corpo e da mente de seu Personagem POV, aumentando sua imersão na narrativa.

Nesse NitroDicas de hoje, vamos aprender como é a estrutura de Clipes Públicos e Privados.

Para isso, vamos analisar um parágrafo que alterna Clipes Públicos e Clipes Privados.

O TIGRE E O JOÃO

“O tigre saltou da árvore e correu até João.

As entranhas de João gelaram, sua boca secou e adrenalina despertou seus músculos com a delicadeza de um choque elétrico. João saltou para trás, sacou seu rifle e o colocou no ombro.

Ele mirou no coração do tigre, e apertou o gatilho.

_ Morra! _ disse João.

A bala arrancou a orelha direita do tigre. Sangue jorrou em pulsos. O tigre rugiu e cambaleou, sacudiu a cabeça, e por um momento, pareceu que iria fugir. Mas rugiu novamente, como se estivesse com ódio, e saltou pelo ar, garras direcionadas para a garganta de João!”

Agora vamos ver os Clipes Públicos e Privados nessa Cena.

CLIPE PÚBLICO
“O tigre saltou da árvore e correu até o João.”

Esse é um CLIPE PÚBLICO, acontece FORA do personagem POV, que nesse caso é o João. O clipe público é sempre uma MOTIVAÇÃO EXTERNA E OBJETIVA para o personagem POV.

CLIPE PRIVADO
“As entranhas de João gelaram, sua boca secou e adrenalina despertou seus músculos com a delicadeza de um choque elétrico. João saltou para trás, sacou seu rifle e o colocou no ombro.”

Ele mirou no coração do tigre, e apertou o gatilho.

_ Morra!”

Esse é um CLIPE PRIVADO por que mostra a experiência subjetiva do João, suas sensações, reações e ações.

Um CLIPE PRIVADO é sempre uma REAÇÃO à MOTIVAÇÃO do CLIPE PÚBLICO.

A REAÇÃO é INTERNA E SUBJETIVA, podendo levar à uma ação do Personagem POV que provocará outro CLIPE PÚBLICO, que é EXTERNO E OBJETIVO.

Até a falta de ação do personagem POV, é considerada uma ação, é a ação de não fazer nada.

No final do texto do nosso exemplo, vem mais um Clipe Público, mostrando o que o Personagem POV está vendo, o efeito das ações do seu Clipe Privado:

“A bala arrancou a orelha direita do tigre. Sangue jorrou em pulsos. O tigre rugiu e cambaleou, sacudiu a cabeça, e por um momento, pareceu que iria fugir. Mas rugiu novamente, como se estivesse com ódio, e saltou pelo ar, garras direcionadas para a garganta de João!”

COMO ORGANIZAR UM CLIPE PRIVADO

Uma dica básica para Clipes Privados é:
O QUE ACONTECE PRIMEIRO, VEM PRIMEIRO.

De volta ao exemplo:

“As entranhas de João gelaram, sua boca secou e adrenalina despertou seus músculos com a delicadeza de um choque elétrico. João saltou para trás, sacou seu rifle e o colocou no ombro.

Ele mirou no coração do tigre, e apertou o gatilho.

_ Morra!

1) Sensações Físicas:”Suas entranhas gelaram, sua boca secou e adrenalina despertou seus músculos com a delicadeza de um choque elétrico”. Essa descrição vem primeiro por que acontece primeiro.

2) Reações Instintivas – “João saltou para trás, sacou o rifle e o colocou no ombro”. Essa frase vem depois das sensações, por que essas reações são mais lentas que as sensações físicas. Ações e reações feitas sem pensar muito, reflexos físicos, gritos, ou ações treinadas a tanto tempo que não envolvem pensamento mais lento . Outros exemplos: saltos, esquivas, cotoveladas, socos instintivos, gritos, risos nervosos, xingamentos automáticos, berros, contrações musculares, etc.

3) Ações Racionais – “mirou no coração do tigre, e apertou o gatilho. _ Morra bastardo!”. O termo racional nesse caso, é relativo a ações que envolvem algum tipo de raciocínio mais longo, algum tipo de atividade mental que leva mais tempo, memórias, lembranças, falas, xingamentos, estratégias, declarações de amor, comentários, risos depois de entender uma piada, etc.

Nem todos esses elementos estarão em um Clipe Privado, depende do contexto da narrativa.

Vamos ver mais um exemplo para ficar bem claro essa divisão do Clipe Privado.

CLIPE PRIVADO
Exemplo:

“Senti uma dor forte na ponta do dedo. _ Ai! _ gritei e coloquei o dedo na boca. Gosto de sangue. Tirei o dedo, olhei e vi que o tinha espetado na agulha que usava em meu bordado. _ Droga de agulha! _ disse, e joguei a agulha pela janela.”

SEPARANDO AS PARTES DO CLIPE PRIVADO
“Senti uma dor forte na ponta do dedo. (sensação física) _ Ai! _ gritei e coloquei o dedo na boca. (reação instintiva) Tirei o dedo, olhei e vi que o tinha espetado na agulha que usava em meu bordado. _ Droga de agulha! _ disse, e joguei a agulha pela janela. (ações racionais)”

RELEMBRANDO: Coloque a CAUSA antes do EFEITO.
Mostre as sensações físicas, seguido de reações instintivas, seguido por ações racionais.

UM AVISO: Não se preocupe com essas sugestões, escreva da sua maneira, livre, solto, etc. na primeira versão do seu texto. Coloque as idéias no papel, toda a sua inspiração, sem se preocupar.

Na hora de reescrever, por que escrever na verdade é reescrever até ficar no ponto, bem, nessa hora é que você pode analisar as suas frases e ver como está a ordem do que acontece.

Veja se você está alternando Clipes Públicos e Privados, e se seus Clipes Privados estãos na ordem natural dos eventos. Leia em voz alta, é uma técnica de reescrita e revisão maravilhosa e clássica, e veja se está fazendo sentido. Quando se quebra a ordem dos eventos em um Clipe Privado, o leitor pode ficar confuso com o que está acontecendo na narrativa.

E como sempre gosto de lembrar, ESSAS SÃO SUGESTÕES, NÃO EXISTEM REGRAS PARA A CRIAÇÃO LITERÁRIA, pode-se fazer de tudo, e, na realidade, se faz de tudo, mas acho importante conhecer os elementos básicos, para saber manipulá-los, criando novos efeitos literários.

No caso dos Clipes Privados, muitos autores quebram a ordem dos eventos para criar outros efeitos no leitor, por exemplo, trocando a reação instintiva com a ação racional para dar sensação de confusão, delírio, loucura, ou uma sensação de sonho na narrativa.

E assim terminamos o nosso NitroDicas de hoje!

No próximo NitroDicas abordarei as Cenas e Sequências, que são as maneiras de dramatizar o desenvolvimento de um personagem protagonista ativo na narrativa.

Aguardo vocês no Nitroblog, meu blog de dicas para escritores, resenhas literárias, e onde posto meus contos, poesias e livros. E para quem quiser aulas de inglês por Skype, é só entrar em contato! Um grande abraço e vamos continuar escrevendo porque escrever é doidimais! :)

______________________

Referências:

Writing Fiction For Dummies – Randy Ingermanson, 2009 – http://amzn.com/B002XGICAO

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s