Diário de Quadrinhos: Saga de Brian K. Vaughan, e Before Watchmen: Minutemen e Silk Spectre

SAGA – BRIAN K. VAUGHAN, FIONA STAPLES – IMAGE COMICS

sagavol1

Cheguei ao Saga #24 (de Brian K. Vaughan – Fiona Staples, Image Comics) voando, lendo sem parar. A série é realmente tudo que a Internerd anda comentando. Estilo mistureba (ou kitchen sink como dizem nos EUA, joga tudo na pia), fantasia sem limites, sem se preocupar em explicar racionalmente, mas com realismo psicológico dos personagens. Fodásico!

18tnj7prkjclpjpg saga9  saga20

É uma obra bem contemporânea, cheia de hipertextualidade, de tudo um pouco: a narrativa bíblica do nascimento de um messias, os dois personagens seguem o tropo de José e Maria, muita alusão ao Star Wars mas de maneira massavéia e pervertida.

saga18-cover-ba888

E uma diversidade de personagens de fazer inveja, personagens femininas bem construídas, diálogos inteligentes, humor,temas como homosexualismo, identidade sexual, pedofilia, vilões humanizados, etc. etc.

tumblr_n7brymtNAC1rjcxcno1_1280

Uma arte fenomenal e o melhor de tudo, o LYING CAT! O LYING CAT É SENSACIONAL!

Muito bom mesmo! Recomendadíssimo.

Saga, Vol. 1 by Brian K. Vaughan et al.
Saga, Vol. 1
by Brian K. Vaughan et al.
Link: http://amzn.com/1607066017
Saga, Vol. 2 by Brian K. Vaughan et al.
Saga, Vol. 2
by Brian K. Vaughan et al.
Link: http://amzn.com/1607066920
Saga, Vol. 3 by Brian K. Vaughan et al.
Saga, Vol. 3
by Brian K. Vaughan et al.
Link: http://amzn.com/1607069318
Saga Volume 4 by Fiona Staples et al.
Saga Volume 4
by Fiona Staples et al.
Link: http://amzn.com/1632150778

BEFORE WATCHMEN: MINUTEMEN / SILK SPECTRE

Acho que comecei bem a minha leitura dos quadrinhos Before Watchmen. Gostei bastante das seis edições focadas nos Minutemen, o grupo de heróis dos anos 30 e 40 que antecedeu aos Watchmen. A história desses heróis é contada pelo ponto de vista de Hollis Mason, o primeiro Nite Owl, emoldurada pelo seu desejo de publicar o Under The Hood, a autobiografia (com a verdadeira face dos Minutemen).

2387314-6_2009b43da0

As edições foram ilustradas e escritas pelo Darwyn Cooke, veterano velho-de-guerra dos quadrinhos e que ficou famoso como o substituto do grande Bruce Timm nas animações do Batman e do Super-homem.minutemen2-1

O cara manda muito bem na história, emulando o climão do Watchmen em vários sentidos, até os famosos “nove quadrinhos” de formatação de página, o clima melancólico, realista, crítico e cínico das narrativas, e com um arco narrativo de investigação com revelação amarga no final, tal e qual o Watchmen.

Before_Watchmen_Minutemen_Vol_1_1 (1)

Temas abordados: Paranóia dos anos 50, homofobia, vícios, a questão do que é a verdade, nihilismo da guerra, perversão sexual e as complexidades morais daqueles que lutam contra o crime.

Técnicas Narrativas: Emolduramento de narrativa, pulos cronológicos, flashbacks para arredondar personagens, ironia (em quase todas as histórias), quebra de esteriótipos de personagens e subversão de tropos de narrativas de heróis (ou o uso dos tropos criados em Watchmen, o herói cínico, nada é o que parece ser, todos tem esqueletos no armário, etc.).

1177315

Curti bastante, e recomendo, mesmo para aqueles que rejeitaram a idéia do projeto Before Watchmen. Agora vamos para a leitura das 4 edições de Silk Spectre, que também foram escritas pelo Darwyn Cooke.

Before Watchmen:  Minutemen/Silk Spectre by Darwyn Cooke et al.
Before Watchmen: Minutemen/Silk Spectre
by Darwyn Cooke et al.
Link: http://amzn.com/1401245129
Before_Watchmen_Minutemen_Vol_1_5_Textless
Anúncios

2 comentários

  1. Cara,

    ao ver rapidamente esse texto em minha caixa de emails, de início me chamou a atenção a parte do Before Watchmen, mas devo confessar que ao ver as ilustrações de Saga fiquei simplesmente fisgado pela novidade (pra mim).

    Quanto ao Before Watchmen, fui um dos que torceram o nariz ao saber de sua existência, mas acabei comprando todas as edições e não me arrependi. Confesso que a melhor de todas para mim foi a do Manhatan, mas também gostei da Espectral (acho mais pela personagem e pela ambientação paz e amor… hehe) e do Ozzymandias, talvez mais pelas ilustrações do mesmo povo da Torre Negra.

    Valeu a dica e vamos que vamos.

    Abs.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s