Duna, de Frank Herbert – Um Livro de Leitura Obrigatória para fãs de Fantasia e Ficção Científica! #nitroblog

Um livro perfeito. Duna é um livro perfeito. O que mais me chamou atenção nessa releitura foi a elegância e a perícia do Frank Hebbert como escritor. Personagens com nuances psicólógicas e que parecem “reais”, um mundo de um Império Galático, cheio de conspirações bizantinas, planos dentro de planos, corrupção, manipulação em contraste com a selvageria primal e pura dos Fremen.


dune5




O livro segue uma alegoria clara em relação aos conflitos eternos do oriente médio, com o “tempero” sendo o “petróleo”, as tribos dos freeman como as tribos árabes.

dune_moon

Uma das inspirações de Frank Herbert foi a história do Lawrence da Arábia (que tem um filme fantástico).

tumblr_n17j327LwS1rv81c8o1_1280
Outra influência na narrativa é a cultura das drogas dos anos 60, principalmente a cultura psicodélica. Muitos dos elementos mais importantes da trama dependem de visões e viagens psicodélicas dos protagonistas. A discussão de expansão de consciência, que era presente nos anos 60, se reflete no livro, assim como conceitos como a maleabilidade do tempo e espaço, o princício da incertesa de Heinsenberg e teorias sociológicas da evolução das religiões.

dune2

É um livro obrigatório para quem gosta de fantasia e ficção científica, uma obra revolucionária na literatura de especulação, só comparado com o Senhor dos Anéis. Se hoje temos franquias gigantescas como Star Wars, isso se deve ao Duna, essa obra elevou a ficção científica para o grande público. Só para ter uma idéia, mais de doze milhões de exemplares foram vendidos no mundo inteiro desde a sua publicação.

tumblr_m589pvTOQZ1qbaom0

Resolvi reler Duna para analisar as técnicas narrativas que Herbert usou nessa obra prima. Havia lido umas duas vezes a muito tempo atrás, primeiro em uma tradução brasileira antiga e depois no original em inglês, na época da minha tese de mestrado. Mas dessa vez, a minha primeira releitura de Duna desde que comecei a dedicar profissionalmente a escrita, a surpresa foi mais impressionante do que se eu tivesse engolido um quilo do tempero de Arrakis!

Herbert é um mestre da narrativa onisciente (um dos pontos de vista mais difíceis), e tem a manha da exposição de cenário através de diálogos! Uma aula de como escrever e interligar um mundo complexo dentro da narrativa.

messie-de-dune-final-small
Para quem não conhece (e recomendo LER O LIVRO, antes de ver tanto o filme de 1984 quanto as miniseries dos anos 2000, não tem comparação, o livro é uma experiência infinitamente superior), Duna conta a história do planeta deserto Arrakis, o foco de uma intrincada luta de poder dentro de um império galático entupido de conspirações por todos os lados. Arrakis é a única fonte do “Tempero”. O “tempero” (a cocaína-petróleo do mundo de Duna) é necessário para as viagens intergaláticas, dá poderes psíquicos e extende o tempo de vida de quem o consome. Assim, “quem controla o “tempero”, controla o universo”, como disse o grande doidimais Barão Harkonnen. A pancadaria começa quando o Imperador da Galáxia decide transferir o controle de Arrakis da Casa Harkonnen (os mega-vilões da história) para a Casa Atreides.

vers-extract-small

Os Harkonnens usam essa mudança para dar início a um plano maquiavélico envolvendo o Imperador para derrubar os Atreires e voltar a controlar Arrakis. Os Atreires são derrubados mas Paul Atreides, o filho do Duque, sobrevive junto com os Freemen, uma tribo de nômades. O ponto principal da trama é que Paul Atreides é o produto final de um experimento genético feito pela medonha Irmandade das Bene-Gesserit a fim de criar um super-homem, um messias capaz de levar a humanidade para um novo estágio de evolução. Esse é o palco para um dos maiores triunfos da ficção científica, a criação de uma narrativa épica, complexa, e um dos mais ambiciosos mundos ficcionais já criados.

lego_dune_sandworm_210

Sim, é muito superlativo, mas Duna é tudo isso mesmo!

sandworm
O que é impressionante, é que um livro dos anos 60, ao reler, parece ser tão contemporâneo. Hoje em dia, em meio ao aquecimento global, crises ecológicas e a falta de água que já assola várias partes do mundo, o radicalismo, o retorno furioso do fundamentalismo em várias partes do mundo com seus “messias” e representantes de messias, e a contínua guerra pelo óleo (o nosso “tempero”) no Oriente Médio, é possível que Duna seja até mesmo mais relevante hoje do que quando foi publicado pela primeira vez.

dune_sietch_by_lsgg-d3hyovy

Recomendadíssimo! :)

___________________________

PS: Vou ter que dar uma pausa nas resenhas dos livros que estou lendo. A reescrita final do Marca da Caveira está tomando todo e qualquer tempo que tenho disponível para escrever, e prefiro dedicar o pouco de tempo livre para continuar os vídeos de dicas para escritores iniciantes (que estão bem atrasados!). Quem quiser acompanhar as minhas leituras atuais, pode checar na minha página no Facebook, ou minhas páginas no Goodreads e Skoobs.

8 comentários em “Duna, de Frank Herbert – Um Livro de Leitura Obrigatória para fãs de Fantasia e Ficção Científica! #nitroblog

  1. Newton, vc falou algo que tb percebi e achei interessantíssimo: o quanto o livro é contemporâneo. Adoro esse livro. Ainda não li os livros seguintes e espero que sejam tão bom quanto Duna.

  2. Excelente dica. Vou buscá-lo agora mesmo ( clássicos que nunca li, isso é imperdoável, mas vou começar a corrigir isso o quanto antes ).

  3. Olá Newton! mais um sobrinho chegando recentemente, muito prazer me chamo Celso de Sousa tenho 32 anos e desde já agradeço muito pelos videos que você disponibilizando em prol da cultura, sou ilustrador e fissurado em tentar desenhar quadrinhos, com qualidade tenho uma historia que da pra escrever um livro de ficção. a historia é sobre um lugar engolido pelas sombras e acoplado nas profundezas do limbo onde aos olhos do céu nem do inferno pode alcançar, até que um garoto praticante de parkour descobre que pode entrar e sair de lá… seu objetivo é salvar as almas presas. bom em fim cara são tantos videos seus que nem sei por onde começar… quero organizar minha historia e vendo o seus videos foi um otimo presente pro meu objetivo e sonho… por gentileza você ou alguem que esteja lendo me mostra uma sequencia de videos onde eu possa reorganizar essa história…. muito obrigado e um grande abraço … saudaçoes de Brasilia.

  4. Um abraço celso! Faça um resumo da história, um sumário, leia, releia, e reescreva novamente, até a história ficar do jeito que você acha que deve ser. Isso ajuda!

  5. Eu sou uma fanática por Frank Herbert. Só não uso LSD como ele usou porque sou muito careta :P
    Duna – e ouso dizer, Messias de Duna e Filhos de Duna também – estão na minha estante e também no meu coração na categoria de livros favoritos. E apesar de adorar O Senhor dos Anéis, eu sinceramente não gosto muito de comparar Tolkien a Herbert. São mestres em áreas diferentes, e como você bem explicitou, o tio Herbert era mestre nos diálogos – coisa que o tio Tolkien não fazia tão bem, a meu ver.

    Na tradução que tenho aqui, eles chamam a melange de especiaria, e não de tempero, como você escreveu. Eu particularmente não gostei da tradução nova que vi por aí, prefiro a antiga – tenho uma 2ª edição com tradução do Jorge Luiz Calife que é um primor. E nesses tempos de filmes com super-heróis e grandes sagas de livros, estou aguardando quando irão refazer Duna nos cinemas. Acho que já temos tecnologia suficiente para mostrar Arrakis, Salusa Secundus, Caladan e tantos outros planetas do vasto Império…

  6. Eu adoro Frank Hebert, é uma das minhas influências na escrita. Eu sempre o li em inglês, usei “tempero” pela tradução no filme do David Lynch, mas “especiaria” é bem melhor. :) Obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário!

