NitroDicas 17:Sumário Narrativo e Técnicas de Contar Histórias #dicasparaescritores

Nesse NitroDicas para Escritores Iniciantes, abordo as técnicas de CONTAR ao invés de MOSTRAR na narrativa. Falo sobre o Sumário Narrativo, a Exposição e a Descrição Estática, apontando a sua importância na narrativa.

Um adendo, como vocês verão no vídeo, a velhice já está devorando o meu cérebro. No começo do vídeo eu disse “NitroDicas 18” quando na verdade esse é o “NitroDicas 17”, desculpe os problemas neuronais mas estamos de volta a nossa programação normal! :)

O roteiro para acompanhar esse vídeo pode ser lido e baixado nesse link:

DOWNLOAD DO ROTEIRO DO NITRODICAS 17: SUMÁRIO NARRATIVO E TÉCNICAS DE CONTAR HISTÓRIAS

NitroDicas 17 – Sumário Narrativo (PDF)

NitroDicas 17 – Sumários Narrativos e Outras Técnicas de CONTAR a Sua História!

Escrito por Newton Nitro – prof.newtonrocha@gmail.com

Sumário narrativo, exposição e descrições estáticas são formas de CONTAR ao invés de MOSTRAR o que acontece em uma história. Na literatura contemporânea, onde o foco está mais em MOSTRAR as cenas de uma narrativa, essas técnicas são essenciais para interligar cenas, expor informações do cenário, compor cenas, e fazer a trama avançar mais rapidamente, de uma cena importante para outra.

SUMÁRIO NARRATIVO

É a técnica de simplesmente CONTAR uma parte da história sumarizando ou resumindo os eventos que aconteceram durante um período de tempo, ao invés de MOSTRAR os eventos momentos a momento, como nas cenas.

Você pode usar sumários narrativos para resumir as ações, diálogos, emoções, pensamentos e descrições.

Por exemplo:

Conan viajou por vários meses, passando por desertos, florestas, ganhando a vida como um mercenário, derrubando tiranos, até que finalmente chegou ao Palácio de Jade de Zahara.

EXPOSIÇÃO

Alguns escritores diferenciam o sumário narrativo da exposição, que seria a explicação de uma série de fatos.

Exemplo:

Conan, que cresceu nas montanhas frias da Ciméria, em meio a lobos e tribos selvagens, sabia que não devia matar aquele rei, pois sua queda iria fragmentar a frágil união entre os diversos chefes de guerra que compunha seu exército.

DESCRIÇÃO ESTÁTICA

Uma outra forma de sumário narrativo, a descrição estática é a descrição de uma cena, pessoa ou coisa, mostrada de maneira objetiva, sem indicação de ter sido feito por um ponto de vista em particular.

“O templo tinha colunas esculpidas como cobras gigantes, suportando o teto de ouro maciço” (qualquer um que estivesse nesse lugar teria visto a mesma coisa, essa é a descrição estática).

De um modo geral, todas essas técnicas de CONTAR ao invés de MOSTRAR uma narrativa podem ser chamadas de sumário narrativo.

Como técnicas de CONTAR, elas diminuem a experiência emocional do leitor, que é maior quando as cenas são MOSTRADAS, quando o escritor narra momento a momento o que está acontecendo.

USOS DO SUMÁRIO NARRATIVO

O sumário narrativo é uma forma rápida e eficiente de dar informações ou opiniões para o seu leitor. É uma forma de comprimir a narrativa, passar rapidamente aqueles elementos que não avançam a história, mas servem para ligar cenas, contar o que aconteceu entre elas, contar o que aconteceu em passagens de tempo não importantes para a narrativa principal, dar uma noção do cenário de uma cena, introduzir informações extras, para dar mais textura e delinear o mundo onde se passa a narrativa.

Os sumários narrativos também ajudam a variar e a regular a velocidade da narrativa, dando um momento para o leitor descansar de uma sequência de cenas MOSTRADAS.

Deve-se sempre lembrar que sumários narrativos diminuem a velocidade da narrativa, e cenas mostradas aumentam a velocidade da narrativa. A literatura contemporânea, por causa da influência das narrativas visuais como o cinema, tende a ter mais cenas do que sumários narrativos.

DICAS PARA USAR SUMÁRIOS NARRATIVOS

1) Que sejam breves – Quanto menos palavras usadas nos sumários narrativos, mais feliz ficará o seu leitor. A maioria dos leitores são atraídos pelas experiências emocionais da sua narrativa, mais do que pelos fatos e informações.

2) Que passem informações essenciais para a narrativa ou interessantes – Pense muito bem no que colocar em seus sumários narrativos. Pense se os fatos descritos são supreendentes ou interessantes, se a informação passada é crítica para a narrativa ou para o cenário da narrativa, se as descrições contém detalhes concretos que criam imagens sensoriais fortes e vívidas.

3) Que sejam bem escritos – Os sumários narrativos são os momentos onde o leitor prestará mais atenção à escrita, o que requer do escritor um cuidado maior. Reveja, leia em voz alta, teste as frases, ajeite as palavras, reforce sua voz literária, trabalhe símiles e metáforas, e faça o possível para que seus sumários narrativos brilhem em termos literários. Isso os torna prazerosos de se ler. Leia e observe exemplos de sumários narrativos dos mestres da literatura.

CUIDADO

Escritores iniciantes tendem a exagerar no tamanho de seus sumários narrativos e diminuir o tamanho e a importância de sua cenas. Procure focar mais na experiência emocional usando ação, diálogo, monólogo interior, emoção interior, descrição dinâmica e flashbacks.

Você pode usar os sumários narrativos nas transições, para dar informação essencial para os leitores, expressar opiniões ou apenas para quebrar o ritmo. Mas mantenha-os sintéticos e essenciais.

Sempre que usar um sumário narrativo, veja se ele ficaria melhor dramatizado, ou seja MOSTRADO momento a momento do que sumarizado.

REFERÊNCIAS

Writing Fiction for Dummies – Peter Economy e Randy Ingermanson

http://www.amazon.com/Writing-Fiction-Dummies-Randy-Ingermanson/dp/0470530707

_____________________

Escrito por Newton Nitro

prof.newtonrocha@gmail.com

Nitroblog

Http://tionitroblog.wordpress.com

Este trabalho está licenciado com uma Licença

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

nitrodicas 17

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s