Mongoliad Vol.3 – Um Final Épico e Sangrento digno dos Khans! #nitroblog

No terceiro volume da saga Mongoliad, as diversas narrativas paralelas chegam à suas conclusões, e muito, mas muito sangue. A leitura dos três livros foi prazerosa, porém, acho que o trabalho de escrita coletiva entre os vários autores, com cada um cuidado de uma das narrativas, fragmentou a história geral. Muitas das narrativas paralelas, apesar de interessantes e bem escritas, não se encaixaram muito bem na história geral.

Mongoliad-Book-Three

Mongoliad segue três grandes tramas que são descritas por diversos pontos de vista:

A primeira narrativa gira em torno de Ogedai Khan, o supremo líder do império mongol e filho de Genghis Kahn. Essa narrativa segue os Rose Knights, membros da Ordo Militum Vindicis Intactae, uma ordem iniciatíca marcial secreta, em sua tentativa de assassinar o líder dos mongóis e deter a invasão da Europa em 1241. Essa linha narrativa também mostra o lado dos mongóis e os dilemas envolvendo Ogedai.

yuan-mongol-heavy-cavalry-small

A segunda narrativa foca em Onwei Khan o irmão do grande Kahn e segundo líder em importância do império mongol. Nessa linha, um grupo de Rose Knights, tenta matar Onwei. Essa linha narrativa também aborda os gladiadores das arenas que os mongóis montavam nos territórios derrotados, para entreter o Khan.

A terceira narrativa segue um padre chamado Rodrigo durante o colégio de Cardeais para a eleição do novo papa, após a morte do Papa Gegrório.

Dentro dessas três narrativas, Mongoliad descreve em suas quase duas mil páginas uma coleção imensa de personagens que desenham o momento histórico da invasão mongol do século XIII. As tramas são bem construídas, apesar do ritmo ser lento em algumas partes e a qualidade dos diálogos variar entre os capítulos.

LightMongolWarrior

Eu teria dividido os livros nas três narrativas, mas os autores optaram por entrelaçar as histórias, o que deixa o leitor um pouco confuso. Uma dicas é consultar a wikipedia para manter em mente os diversos lugares explorados no livro. Conhecer um pouco da história da invasão mongol de 1241 também ajuda a entender melhor as histórias e os personagens.

O principal foco da trilogia são as cenas de ação. Super detalhadas e realistas, é quando Mongoliad brilha. Golpes, estratégias de guerra, lutas gladiatoriais, as diversas artes marciais existentes no período, tudo é muito bem escrito e pesquisado. Chega a ser estranho o modo realista de narrar os combates, quando comparado com outros livros de romances históricos.

Se você é fã de romances históricos com incluem elementos ficcionais (como a série Assassin’s Creed), Mongoliad é uma excelente jornada!

O projeto Mongoliad faz parte de um universo ficcional colaborativo chamado Foreworld ( http://foreworld.com/ ), que é aberto para autores amadores e profissionais que quiserem contribuir, sendo que os melhores livros podem até fazer parte do cânone do universo.

Os livros da saga Foreworld (iniciada com Mongoliad) podem ser adquiridos na Amazon, e estão todos listados nesse link.

E agora, alterando meus planos de leitura desse ano, vou ler a duologia Heart of Bronze, que consta com os dois primeiros livros de um dos meus autores favoritos, Matthew Stover (autor da série doidimais Acts of Caine e muito gente boa, cheguei a conversar com ele pelo Facebook, hahahaha, sou tiete mesmo do cara!).

Os dois livros Iron Dawn e Jericho Moon foram recentemente colocados a venda em ebook nesse site  http://fsand.com/, em uma versão especial editada pelo próprio Matthew. Os fãs de Acts of Caine dizem que esses dois livros são muito bons, e como sou fã do cara, passei eles para o topo da minha lista de leitura. Esses livros se passam na Era do Bronze, mistura história e ficção, e tem como protagonista uma mulher guerreira durona, ou seja, vou achar doidimais com certeza!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s