The Coming of Conan of Cimeria – Complete Robert E. Howard Vol.1 – Clássico dos Clássicos da Espada e Magia! #resenha

Robert E. Howard praticamente criou sozinho o gênero de fantasia chamado de Espada e Magia (Swords and Sorcery) em seus doze anos de carreira antes de cometer suicídio, com apenas 30 anos, em 1936.  Misturando narrativas de aventuras históricas com elementos de fantasia tirados de poemas épicos e o horror criado por Lovecraft e Clark Ashton Smith, Howard escreveu freneticamente para as revistas pulps americanas durante a década de 20 e 30. E foi na revista Weird Tales que ele criou seu personagem mais famoso, Conan o cimério.

Coming-of-Conan-the-Cimmerian

Conan é um personagem-mito, como Sherlock Holmes, Super-Homem, Tarzã, Batman, etc. O bárbaro vive suas aventuras contrastando sua natureza selvagem com a visão de mundo da civilização se transformou em um arquétipo e um clichê das narrativas de fantasia. Mas, diferente das cópias, clones e interpretações superficiais do personagem, o personagem original, como descrito nas histórias de Robert E. Howard, tem vida própria e se distancia muito da sua imagem na cultura pop.

BuscemaConan-SSoC24ToweroftheElephant1

Por muitos anos, os textos originais de Robert E. Howard eram difíceis de se conseguir. Por causa do sucesso de Conan nos anos 60 e 70, os textos foram alterados e modificados por vários escritores, além de serem misturados com novas histórias de Conan, que, em grande parte, são apenas pastiches e cópias baratas dos originais.

Em 2002, a Star Books, uma editora da Grã Bretanha, depois de anos de pesquisa e levantamento, lançaram uma coleção em três volumes com todos os textos originais de Robert E. Howard sobre Conan, com todos os contos publicados, contos não-publicados, anotações e primeiras versões de histórias consagradas do bárbaro (e que possuem variações interessantes da versão final).

Frazetta_Conan_the_Usurper

Eu descobri essa coleção a pouco tempo, sabendo que muitos dos textos de Howard que andam pela internet possuem edições e mudanças consideráveis. Animado com a leitura de outra série clássica da Espada e Magia, a série Lankhmar de Fritz Leiber, resolvi encarar os três volumes, e finalmente ter contato direto com a narrativa de Howard, principalmente nos contos de Conan.

E que surpresa boa! Howard é um mestre da narrativa de ação épica. Seu texto é imersivo, e ele usa bem sua habilidade poética para criar metáforas e símiles que fazem a narrativa saltar da página. Fiquei impressionado com a qualidade do texto, e me surpreendi com o modo que ele caracteriza Conan, mostrando várias nuances do personagem, que estão muitas vezes ausentes em suas versões dos quadrinhos e filmes.

cqconanpiratecover1

Esse primeiro volume traz várias histórias clássicas do cimério, organizadas por ordem de publicação e não cronológica. Um detalhe interessante sobre a cronologia de Conan: originalmente Howard não tinha planejado organizar as narrativas em uma ordem cronológica, ele argumentava que Conan lhe contava suas aventuras fora de uma ordem fixa, a medida que era lembradas o bárbaro passava as narrativas para Howard, que simplesmente as transcrevia. Como a primeira narrativa do cimério o coloca já como o rei da Aquilônia, é de se imaginar que as demais aventuras são tiradas de suas memórias, sem nenhuma ordem racional.

Dentre os contos do volume um da série destaco os clássicos “The Phoenix and the Sword”, o “The Scarlet Citatel” (fantástico, dá uma grande aventura de RPG!), o lovecraftiano “The Tower of the Elephant” e a única história de amor de Conan, o conto “Queen of the Black Coast”. Mas todos os contos são muito bons, com Howard dando uma aula de como se conta uma história que agarra o leitor pela nuca e só o solta no final.

Se você curte literatura de fantasia, recomendo esse livro, é quase uma leitura obrigatória para fãs do gênero. E se você deseja escrever histórias de fantasia, não tem escapatória! Robert E. Howard é um dos grandes mestres, e sua narrativa, mesmo depois de tantos anos, impacta o leitor com a força de um machado empunhado por Conan!

E agora vamos para o segundo volume da série! :D

SOBRE O LIVRO

The Coming of Conan the Cimmerian
ConanCimmerian.jpg

First edition (UK)
Author Robert E. Howard
Illustrator Mark Schultz
Cover artist Mark Schultz
Country United States
Language English
Series Conan the Barbarian
Genre Sword and sorcery
Publisher Wandering Star Books (UK)
Del Rey Books (US)
Publication date
2002 (UK), 2003 (US)
Pages 496 p.
Followed by The Bloody Crown of Co

Contents

Amazon:

The Coming of Conan the Cimmerian: The Original Adventures of the Greatest Sword and Sorcery Hero of All Time!
by Robert E. Howard
Link: http://amzn.com/0345461517

No Brasil tem as seguintes publicações:

Os dois volumes que a Editora Conrad publicou, mas que é difícil encontrar a venda.

Conan Vol 1 e 2

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1389248/conan-o-cimerio-vol-i

Conan o Bárbaro – como romance de Howard, “A Hora de Dragão” e mais  alguns contos como “Além do Rio Negro”, “As negras noites de Zamboula” e “Os profetas do Círculo Negro”.

http://www.editoraevora.com.br/livro/conan,-o-barbaro.aspx

2 comentários em “The Coming of Conan of Cimeria – Complete Robert E. Howard Vol.1 – Clássico dos Clássicos da Espada e Magia! #resenha

  1. A Conrad fez uma zona com os contos, estão todos desorganizados, não dá nem para estabelecer uma comparação. O jeito é esperar uma editora séria (e sem erros de tradução, cortes, etc.) para publicar esses três volumes na íntegra! :) Valeu pelo comentário!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s