No sétimo e último volume da saga de Fafhrd e o Gray Mouser, o surrealismo toma conta das aventuras da dupla. As histórias ganham cada vez mais surrealismo, em detrimento do aspecto épico e sujo das primeiras histórias da dupla mais famosa do gênero de Espada e Magia (a partir dessa resenha, vou usar esse termo para falar de Sword and Sorcery).

The Knight and Knave of Swords
The Knight and Knave of Swords

O livro contém as seguintes histórias “Sea Magic” (1977), “The Mer She” (1978), “The Curse of the Smalls and the Stars” (1983) ,”The Mouser Goes Below” (1987, 1988). As três primeiras histórias são muito boas, com “The Curse of the Smalls and the Stars” se sobressaindo por sua originalidade intercalando uma maldição dos deuses em cima da dupla com a perseguição de dois assassinos vindos de Lankhmar.

FafhrdGrayMouser1-01

Já a última história, apesar da originalidade da premissa (o Mouser sofre com uma vingança de um deus e começa a afundar pela terra), é mais uma desculpa para uma série de cenas de voyerismo e eroticismo, que apesar de bem escritas, não são o que eu esperava para a última história da dupla.

O Tio Leiber!
Fritz Reuter Leiber, Jr. (Dezembro 24, 1910 – Setembro 5, 1992)




Erotismo e sexo são bem presentes em toda a saga de Fafhrd e o Gray Mouser, e de certa forma, escritas com mais “literariedade” e humor do que outros autores de Espada e Magia. Mas em “The Mouser Goes Below”, o Lieber exagerou na maluquice. Mesmo assim, entendi a noveleta como uma meditação sobre a mortalidade, com Mouser vivenciando a realidade de maneira incorpórea e refletindo sobre sua vida (especialmente as mulheres com que ele se envolveu).

Analisando os sete volumes, impressiona a imaginação sem limites de Lieber, seu senso de humor e o modo como caracteriza seus personagens. Fafhrd e o Gray Mouser são muito bem construídos, são daqueles personagens que se imortalizam, independente das histórias que participam.

Lankhmar_LNA1_F

Fica a recomendação, parte da leitura obrigatória para os fãs de Espada e Magia.

E agora, como parte desse desejo de conhecer os textos mais influentes e fundadores da tradição da Espada e Magia, estou começando a leitura coleção de 3 volumes da editora Del Rey com TODAS as histórias originais do Conan escritas pelo Robert E. Howard. Os volumes são vol.1 The Coming of Conan the Cimmerian, vol.2 The Bloody Crown of Conan e vol.3 The Conquering Sword of Conan.

tumblr_mo4wxoGjNG1ro2bqto1_r1_500

Depois de ler os contos picados, finalmente vou poder ler todos os escritos do Tio Howard sobre o bárbaro doidimais. E juntando isso com a leitura dos quadrinhos do Conan da Darkhorse (saga de 2003-2008, que é muito fiel aos originais do Tio Howard), é mergulho na era Hiboriana, depois de ter viajado pelo mundo de Newhon, de Lankhmar.

Lankhmar Book 7: The Knight and Knave of Swords (Adventures of Fafhrd and the Gray Mouser (Dark Horse Books)) by Fritz Leiber
Lankhmar Book 7: The Knight and Knave of Swords (Adventures of Fafhrd and the Gray Mouser (Dark Horse Books))
by Fritz Leiber
Link: http://amzn.com/1595820752

 

 

Anúncios