Swords and Ice Magic, vol.6 das Aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser! – A Imaginação sem Limites de Fritz Leiber! #resenha

E a minha aventura pelo clássico da Espada e Feitiçaria, a série Lankhmar de Fritz Leiber vai se encaminhando para o seu final. No penúltimo volume da coletânea de todas as aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser, temos sete contos e uma noveleta.

leiber_swords_and_ice_magic_2009

Essas histórias foram inicialmente publicadas em antologias de Espada e Feitiçaria da década de 70 e mostram mudanças de estilo e de tom. A cada história subsequente, o senso de humor, a ironia e o surrealismo começam a tomar conta das histórias da dupla mais famosa da fantasia pulp.

Swords-and-Ice-Magic

Em Swords and Ice Magic, a dupla de aventureiros enfrentam desafios colocados pelo deus Morte, uma revolta de um trio de deidades que os fazem confrontar com as mulheres que eles amaram no passado, viagens pelos estranhos oceanos de Nehwon. Encerrando a coletânea temos a noveleta The Frost Mostreme e Rime Isle que é bem épica, com batalhas navais e narrando o encontro de Fafhrd e o Gray Mouser com as divindades Odin e Loki. Neil Gaiman diz na introdução desse volume, que a descrição de Odin e Loki feita por Leiber o influenciou no modo como ele usa essas deidades em suas obras.

72796016.RyfVqveA.2006_1231JonandJamie0147


A criatividade das narrativas impressiona. Fritz Leiber continua a desafiar os limites da imaginação, libertando a Espada e Feitiçaria das amarras do realismo para levar seus contos a níveis surreais. A voz do autor, aquela característica peculiar de um escritor que o difere de todos os outros, fica cada vez mais forte, tornando mais nítida a importância e a influência de Leiber nos autores que despontaram na literatura de fantasia na década de 80 e 90. O estilo de Leiber ecoa nas obras Terry Pratchett, Douglas Adams, Neil Gaiman, entre muitos outros, principalmente na mistura de humor, drama, aventura e horror espalhados em suas histórias.

Fafhrd_and_Grey_Mouser_by_RenMoraes

No final de Swords and Ice Magic encontramos Fafhrd e Gray Mouser prontos para enfrentar os desafios da maturidade dos heróis, um reflexo da própria vida de Leiber. Curti muito, nesse sexto volume, a evolução do modo como Fafhrd e o Gray Mouser tratam o sexo feminino, como se as mudanças sociais da década de 60 e 70 tivessem chegado no mundo de Nehwon. Isso mais uma vez demonstra que a literatura de especulação fala mais sobre o presente do que sobre um mundo ficcional.

fafhrd_and_mouser16

E vamos para o sétimo e último volume da saga da dupla mais doidimais da Espada e Feitiçaria!

Minha resenha dos volumes 1 a 5 da Saga Lankhmar.

Swords of Ice and Magic na Amazon

6 comentários em “Swords and Ice Magic, vol.6 das Aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser! – A Imaginação sem Limites de Fritz Leiber! #resenha

  1. Essa definitivamente é uma das melhores séries de fantasia que existem. E olha que eu li poucos volumes (acho que até o 3, só) e os quadrinhos desenhados por Mignola. É uma pena MESMO que não tenha em português, do contrário eu já teria lido todos (eu sou muito lento lendo em inglês, aí acabo sem paciência de ler muitos livros).

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s