NitroDicas 11: Escrevendo a Sinopse – Elementos da Trama 3 #dicasparaescritores

Nesse NitroDicas para Escritores vou abordar o terceiro elemento da trama, a Sinopse ou Resumo. A trama de uma história, ou a estrutura narrativa de uma história é dividida em 6 elementos: 1) Síntese Narrativa, 2) A Estrutura dos Atos, 3) Resumo ou Sinopse, 4) Lista de Cenas, 5) Cena, 6) Parágrafos (Ação, Diálogos, Sumário Narrativo, Descrição, Flashbacks, Monólogo Interior, Estilo, etc.).

A SINOPSE

É um texto de 1000 a 2000 palavras (duas ou três páginas, 250 palavras por página). Existem duas maneiras de criar a sua sinopse de acordo com o tipo de escritor ou estilo de criação de narrativa que você usar.

1) De Cima para Baixo: Usado por escritores planejadores e híbridos (planejadores/improvisadores). Começa-se pelo nível mais alto de complexidade, da síntese narrativa e do conceito da história, expande isso para a estrutura de atos e em seguida vai expandindo para as camadas mais detalhadas da história. Tanto o método Floco de Neve quanto o método de Planejamento da história usa esse estilo de abordagem. Nesse método se escreve a Sinopse ou o Resumo da história, depois uma lista de cenas e depois a cena.

2) De Baixo para Cima: Usado por escritores improvisadores, que começam pela camada mais baixa de complexidade, as palavras e os parágrafos da história, escrevendo e improvisando até chegar no final da história, para depois analizar, estruturar as cenas, estruturar os atos e fazer a sinopse e a síntese narrativa. Escrutires que improvisam e sem seguida editam também usam esse tipo de abordagem. Nesse método, depois do texto escritor, se separam e estruturam as cenas, se listam as cenas, as rearrajam nos atos, faz-se a Sinopse e a síntese narrativa. É o caminho oposto da abordagem De Cima para Baixo.

COMO ESCREVER A SINOPSE

Uma Sinopse é um resumo entre 1000 a 2000 palavras do texto do seu livro. Cada parágrafo deve sumarizar uma sequência de cenas relacionadas, não apenas uma única cena (cerca de três a sete cenas por parágrafo). Concentre-se apenas no essencial, retirando as cenas que não são importantes para a linha narrativa central da história.

Escreva na terceira pessoa e no tempo presente. Se você estiver usando a estrutura de 3 atos (começo, meio e fim; três desastres – um no final da primeira parte, um no meio da segunda parte, um no final da segunda parte e a conclusão da história), divida o texto em parágrafos que terminam nos desastres e um parágrafo explicando a conclusão.

A Sinopse serve tanto para te dar uma visão geral da sua narrativa e ajudar a corrigir problemas, rastrear os arcos de personagens, checar se o tema da história está sendo bem abordado, etc. quanto para divulgar e vender a sua história para os editores.

A Sinopse, dentro da abordagem de Cima para Baixo, ajuda a manter o foco e desenvolver a lista de cenas, que serão a base da escrita. Tudo isso é feito antes de começar a escrever a narrativa. Tanto escritores planejadores quanto planejadores-improvisadores podem usar essa abordagem. No caso dos improvisadores, quando a história se modificar na escrita, basta voltar e alterar a lista de cenas e a sinopse, para continuar tendo uma visão geral da história.

Para os improvisadores, a sinopse só é escrita depois de quando o texto inteiro estiver pronto. A sinopse nesse caso ajuda a retirar os elementos do texto improvisado que não ajudam nem focam a narrativa.

CRIANDO A LISTA DE CENAS

Cenas são a unidade fundamental da ficção. Cada cena é uma mini-história, com começo, meio e fim. No final de cada cena pelo menos um dos personagens tem que ter passado por algum tipo de mudança, seja a mais simples possível. Uma cena acontece em um único local e em um único momento no tempo.

Por exemplo, em uma cena, o personagem tenta sair de uma sala trancada. Ele tenta achar uma chave pelo quarto, assim que ele acha ele abre a sala. Ocorreu uma mudança no personagem, ele estava preso, queria sair e no final ele saiu. Ele poderia ter fracassado e continuado preso, mesmo assim ocorreu uma mudança, ele tentou algo e foi mal sucedido.

Existem dois tipos de cenas:

Cenas Proativas, que tem um objetivo, um conflito e um desastre ou revés.

Cenas Reativas, que inclui uma reação, um dilema e uma decisão.

Uma narrativa contemporânea é uma sucessão de cenas proativas e reativas, nas proativas, o protagonista tem um objetivo, age em função desse objetivo e sofre uma contrariedade ou um revés. Em seguida ele reage a essa contrariedade, passa por um dilema (que é a tentativa de tomar uma decisão ou criar um novo objetivo) e em seguida toma uma decisão (que o leva para uma nova cena proativa).

Entre as cenas, uma história pode conter sumários narrativos, que ligam uma sequência de cenas proativas e reativas. Sumários narrativos servem para narrar elementos da história que não precisam ser descritos em cenas.

Exemplo: Sequência de cenas proativas e reativas do Indiana Jones

Relembre essas cena aqui:

Ele entra no túnel com o objetivo de roubar a estatueta. Ele rouba a estatueta mas é uma armadilha! (cena proativa que termina com um desastre).

Ele sai correndo e tenta escapar das flechas que se atiram sobre ele, até encontrar um dos traidores de sua expedição (cena reativa, reação (correr sem parar), dilema (como escapar), decisão (ele tem que negociar com o bandido. Nesse ponto começa uma nova cena proativa, quando o Indy jogar a estatueta para ele e sofre uma nova traição (desastre), o que o leva a uma nova reação, etc.

Tota essa sequência de cenas, que são chamadas de clips, formam uma grande cena que é a reação ao roubo da estatueta.

Depois dessa cena, a narrativa corta para o Indy na universidade, dando aulas de arqueologia. Em um livro, entre a cena da estatueta e a cena a universidade, poderia haver um sumário narrativo,sumarizando o que aconteceu entre o fim da espedição e a sua aula na universidade.

Irei falar mais sobre cenas no próximo vídeo.

DESENVOLVENDO UMA LISTA DE CENAS

Uma lista de cenas ajuda a criar e editar sua narrativa. Para criar uma basta escrever três a quatro frases sobre cada cena de sua história.

O que é mais fácil, editar e reorganizar um manuscrito de 400 páginas ou uma lista de 100 frases sumarizando a narrativa?

Existem várias técnicas. Os escritores tradicionalmente, antes dos computadores, faziam suas sequência de cenas em cartões/fichários, que poderiam ser espalhados em uma mesa e reorganizados/alterados etc.

Hoje em dia muitos escritores usam planilhas do Excell para fazer a lista das cenas ou programas como o Scrivener (que eu recomendo) para isso. http://literatureandlatte.com/scrivener.php

Se você usar a abordagem De Cima para Baixo, você simplesmente pega cada parágrafo da Sinopse e divide em cenas.

Se você usar a abordagem De Baixo para Cima, você pega a o texto inteiro, faz a lista das cenas e depois faz a Sinopse.

Com a lista das cenas, fica mais fácil o trabalho de edição e reescrita, até mesmo fica claro a necessidade de introduzir novas cenas ou retirar cenas supérfluas.

A lista de cenas também é importante na “tecelagem”, a interligação de diversas narrativas em uma única história, que também é um assunto para um outro vídeo.

EXEMPLO
Lista de cenas do Jogo do Exterminador

Cena 01
Dois militares discutem com Ender Wiggin. Ele parece ser um bom candidato para a escola de batalha, mas como ter certeza. Eles decidem cercá-lo com inimigos e ver como ele reage antes de tomar uma decisão.

Cena 02
Um doutor remove o monitor do Ender, um procedimento que quase o mata.

Cena 03
Ender retorna a sua sala de aula, onde as outras crianças vêem que ele teve seu monitor retirado. Um grupo de bullies ataca Ender depois da escola. Ele se defende atacando brutalmente o líder da gangue.

Cena 04:
Os oficiais se perguntam porque Ender se defendeu de maneira tão cruel. Eles decidem ver como Ender reagirá com o seu cruel irmão Peter.

Cena 05
Peter irrita Ender e ameaça matá-lo, mas sua irmã Valentine convence Peter a não fazer isso.

Etc.

Uma lista de cenas é mais detalhada do que a Sinopse e ajuda na edição, reescrita, reestruturação de uma história.

nitrodicas 11 capa

3 comentários em “NitroDicas 11: Escrevendo a Sinopse – Elementos da Trama 3 #dicasparaescritores

  1. Olá,
    Adoro seus vídeos e dicas e estão me ajudando muito, mas fiquei um pouco confusa com a ordem dos elementos.
    Lista de Cenas não seria o 4º elemento da trama? Pois neste post ela está como se fosse o 3º dentro da Sinopse. Assim como acho que o Cena do NitroDicas12 seria o 5º elemento.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s