As Aventuras de Fafhrd e Gray Mouser,Saga Lankhmar de Fritz Lieber-Vol.1-5 – Clássico da Fantasia! #resenha

Existe um motivo para que os clássicos sejam tão admirados por tanto tempo. Na literatura, existem obras que recriam o que foi feito antes, criando um novo gênero, um novo estilo, uma nova maneira de contar histórias. Dentro do campo da literatura de fantasia, Fritz Lieber é considerado um dos pais do gênero Sword and Sorcery, ou Espada e Feitiçaria (o outro, é claro, é o lendário Robert E. Howard, o criador do Conan).

prince_of_lankhmar

O gênero da Espada e Feitiçaria, ou Fantasia Heroica, é um subgênero da literatura de fantasia, geralmente caracterizado por heróis armados com espadas e lâminas envolvidos em aventuras excitantes e violentas. As histórias apresentam elementos sobrenaturais, magia, romance. As histórias envolvem temas mais pessoais, ao invés de focar em eventos épicos, e normalmente possuem protagonistas amorais. É um estilo mais “sujo” de fantasia, frequentemente envolvendo ladrões, prostitutas, guildas de marginais, feiticeiros malignos e seus cultos, ou melhor, a ralé vinda dos submundos dos mundos de fantasia.

906891

Como toda definição de gênero literário, as histórias de Espada e Feitiçaria quebram muito desses limites, mas existe uma espécie de estilo, uma pegada mais “sujona” e amoral desse tipo de história. Eu curto estudar essas categorias mesmo sabendo de suas limitações, como uma forma de identificar as influências dos meus escritores favoritos e entender como funciona o diálogo entre os escritores.

fafhrd and the gray mouser

Todo escritor dialoga com quem veio antes dele, principalmente na literatura de gênero (literatura que se encaixa em tradições literárias, acredito que toda literatura se encaixa em uma ou outra tradição, até mesmo a chamada alta literatura). O escritor escreve sempre em resposta aos textos (e filmes, quadrinhos, jogos ou qualquer outra mídia que envolve narração de histórias), comentando, retrucando, discutindo, criticando, recriando, copiando, satirizando, etc. Por isso, para quem curte escrever, é importante ler os clássicos dentro da tradição que o interessa.

E não existe nada mais clássico dentro da tradição literária da Espada e Feitiçaria do que Fritz Lieber e sua saga das aventuras de Fafhrd e Gray Mouser.

Fafhrd e o Gray Mouser são a dupla de personagens mais famosos da Espada e Feitiçaria. Diferente de Elric e Conan, Fafhrd e Gray Mouser são impossíveis de serem separados um do outro. Dentro da literatura de fantasia, eu não consigo imaginar outra dupla mais famosa do que o bárbaro Fafhrd e o ladino Gray Mouser, eles são o Batman e Robin da literatura de fantasia suja.

Fafhrd_and_the_Gray_Mouser__3_by_nancynismo

Fafhrd é um bárbaro do norte, louro e frequentemente barbado, de dois metros de altura e coberto de músculos. O Gray Mouser é um ladino-mago baixinho, de cabelos escuros, quase sempre usando um cavanhaque e com feições marcantes, a face de um cínico. Todos os dois são renegados, personagens muito marcantes e bem construídos. Enquanto Fafhrd é mais passional, o Gray Mouser é mais cínico e calculista. A camaradagem entre os dois é o que mais fascina nas histórias de Lieber, e quando eles são separados, sentimos falta do outro. É como se Fafhrd e o Gray Mouser fossem duas partes de um único personagem, e a alternância entre a visão de mundo dos dois torna as narrativas mais ricas e interessantes.

fafhrd_and_the_gray_mouser_marker_sketch_by_skeetnix-d4qp0qc

As histórias de Lieber influenciaram tudo que vieram depois. Com grande influência da literatura pulp dos anos 20 e 30, Lieber começou a criar, já na década de 40, muitos dos elementos que viriam se tornar a base do Dungeons and Dragons e de todos os RPGs que foram feitos desde então. Em seus contos está a fonte das classes de personagens dos RPGs, até mais bem delineadas do que nas histórias do Conan, por exemplo.

Lieber é considerado um dos pais dos conceitos de Guildas de Ladrões (que são importantes para as histórias que se passam na grande cidade de Lankhmar). Feiticeiros, demônios, aventuras com profecias e enigmas, dungeons com armadilhas, poções, etc. tudo formatado da maneira que iria aparecer nos jogos de RPG e de computador trinta anos depois. E tudo dentro de uma prosa muito bem escrita, ágil e cativante.

Outra surpresa da leitura desses livros foi ver como Lieber influenciou autores como Terry Pratchett, Michael Moorcock ou Neil Gaiman (que inclusive escreveu a introdução das coletâneas de histórias do Fafhrd e Gray Mouser). Lankhmar é a fonte para Ankh-Morpork do Pratchett e até mesmo o formato da narrativa, com comentários extras colocados dentro das descrições, junto com o senso de humor, lembra muito o que se encontra na saga de Discworld.

Lieber continuou os desenvolvimentos de Robert E. Howard e H.P. Lovecraft dentro da literatura de fantasia, mas adicionou mais psicodelismo, realismo psicológico, muito humor e um senso de aventura que cativa os leitores. Fica a dica da leitura da saga Lankhmar.

Agora vou comentar sobre cada um dos livros que li até agora, faltam ainda os volumes 6 e 7 da saga.

SWORDS AND DEVILTRY: Livro 1 das Aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser

01

As coletâneas foram organizadas com base nas aventuras publicadas em várias revistas pulp, como a Fantastic, Other Worlds entre outras. As histórias originais não seguem uma cronologia fixa, mas na organização desses livros se optou por uma ordem mais cronológica (mesmo que as histórias das origens de Fafhrd e do Gray Mouser sejam da década de 70 enquanto a primeira história da dupla, a fantástica D&Dsística “The Jewels in the Forest” é de 1939.

Nesse primeiro livro narra as origens da dupla e sua primeira aventura juntos. O livro conta a origem de Fafhrd, com um príncipe entre os estranhos e selvagens bárbaros do norte, e a trágica história de Gray Mouser, ainda conhecido apenas como Mouser, como um ladino aprendiz de um feiticeiro.

mouse1_s

As histórias tem todos os elementos que se espera da tradição da Espada e Feitiçaria, muita ação, perigos, mulheres sedutoras, vilões terríveis, maldições, magia, morte, violência, mas muito bem escrito e muito excitante. Leiber sabe contar uma história, mesmo em um livro tão curto (apenas 300 páginas). Um dos seus segredos é focar a narrativa nos relacionamentos dos personagens, e me surpreendeu o modo como ele lidou com o relacionamento entre Fafhrd e sua cruel mãe.

Lankhmar Book 1: Swords And Deviltry (Amazon)

SWORDS AGAINST DEATH: Livro 2 das Aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser

02

Nesse segundo livro conhecemos mais a cidade de Lankhmar, cujas histórias parecem um noir de fantasia, com bandidos por todos os lados, drogas, prostitutas e muita ação e diversão. Além dessas aventuras, a dupla embarca em jornadas pelo mundo de Nehwon, aventuras que misturam horror lovecraftiano com muito humor e pancadaria.

TSR9162_Lankhmar_City_Of_Adventure

A Morte é um dos temas frequentes nas histórias de Lieber, e nesse livro a dupla confronta várias vezes com sua própria mortalidade e sofre mudanças psicológicas por causa desses confrontos. A caracterização e a prosa bem humorada de Lieber são os seus fortes, e as histórias são sempre usadas para revelar novas facetas das personalidades de Fafhrd e do Gray Mouser.

Lankhmar Book 2: Swords Against Death (Amazon)

SWORDS IN THE MIST: Livro 3 das Aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser

03

O terceiro livro trabalha ainda mais a cidade de Lankhmar, e Lieber aborda temas com a religião, com Fafhrd embarcando em um culto liderado por um avatar de um deus e com o Gray Mouser tentando manter seu amigo vivo. O clima noir-policial fica bem pronunciado nessas histórias.

Outras histórias trabalham horror estilo lovecraftiano misturado com espada e feitiçaria de maneira muito criativa, em aventuras surreais. Uma aventura desse livro se passa na Terra, com a dupla sendo enviada por meio de magia para o período das conquistas de Alexandre.

Lankhmar Book 3: Swords in the Mist (Amazon)

SWORDS AGAINST WIZARDRY: Livro 4 das Aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser

04

Várias aventuras interessantes nesse livro, que se interligam transformando o volume em um romance. “Stardock” conta as aventuras da dupla no norte gelado, atrás de um tesouro e um mistério milenar, “The Two Best Thieves in Lankhmar” é uma história curta e divertida que se passar em Lankhmar e que descreve os esforços da dupla para desovar os tesouros conquistados na aventura anterior.

Minha história favorita nesse livro é a noveleta (uma história de mais de 40 mil palavras) “The Lords of Quarmall”. Quarmall é uma cidade-fortaleza subterrânea, construída em níveis, com um clima pós-apocalíptico e onde os cidadãos e escravos são divididos pelos níveis em que eles vivem. Quanto mais profundo o nível mais fudido é o cidadão. A história coloca a dupla em lados opostos dentro do micro-universo de Quarmall, e tem elementos como conspiração, necromancia, traição, e violência. Tudo isso envolvido em um manto de humor negro, cortesia do Gray Mouser! Recomendo! :)

Lankhmar Volume 4: Swords Against Wizardry (Amazon)

THE SWORDS OF LANKHMAR : Livro 5 das Aventuras de Fafhrd e o Gray Mouser

05

Considerada a obra prima de Lieber, The Swords of Lankhmar é um romance completo, uma única história ao longo de suas 250 páginas.

Uma praga de ratos está assolando Lankhmar, a maior cidade de Nehwon. Fafhrd e o Gray Mouser foram contratados para proteger, em um navio, um carregamento de grãos dos ataques dos ratos. A história, que se preza por sua originalidade e estranheza, envolve a dupla em uma conspiração de feiticeiros e segredos antigos da cidade de Lankhmar.

A narrativa é muito divertida e original, mesmo a mais de 30 anos depois de sua publicação. A prosa de Lieber está totalmente afiada, e ele mistura romance, surrealismo, terror, diversão e aventura nas pitadas certas. O final é emocionante!

Lankhmar Book 5: The Swords of Lankhmar  (Amazon)

_________

Esses são os livros da saga que li até agora. Assim que terminar o livro 6 e 7 da saga de Lankhmar, eu posto as resenhas aqui. Fica a recomendação para quem quer conhecer um dos maiores clássicos da Espada e Feitiçaria.

7 comentários em “As Aventuras de Fafhrd e Gray Mouser,Saga Lankhmar de Fritz Lieber-Vol.1-5 – Clássico da Fantasia! #resenha

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s