“Crown of Shadows” Trilogia Coldfire #3 de C.S. Friedman – O Julgamento do Neoconde #nitroblog

Crown of Shadows é uma ótima conclusão da  trilogia Coldfire. Nesse último volume temos muitas revelações sobre a natureza do mundo de Erna e descobrimos mais sobre a alma do Neoconde Gerald Tarrant. Assim como em toda a trilogial, o tema da religião, da visão messiânica e de como essa visão pode gerar destruição, é tratado com mais profundidade.

coldfire 3 crown of shadows cover

Vendo a trilogia de uma maneira completa, observo que o segredo de sua popularidade está em focar no desenvolvimento pessoal dos dois protagonistas, Damien Vryce and Gerald Tarrant. O antagonismo entre o padre Damein e a criatura das trevas-cientista-mago-ex-profeta Gerald Tarrant é que dá vida a narrativa. Eu nunca imaginei que  seria possível criar toda uma trilogia de romances, mais de 1.800 páginas em cima da relação entre dois personagens.

Os dois protagonistas estão em jornadas inversas, Damien caindo de uma pureza moral para uma visão mais corrompida ou mais realista (depedendo do ponto de vista) do mundo, enquanto o malévolo Neoconde embarca em uma jornada de auto-redenção, ou uma tentativa de auto-redenção. Muito legal mesmo!

Outro aspecto forte da trilogia está na construção do cenário. Era é um mundo onde a magia é pervasiva, onde o desejo humano gera criaturas por meio da energia das Fey. O mais interessante é como a existência da magia (explicada de uma maneira mais adequada ao gênero da ficção científica) atrapalha o desenvolvimento da ciência no mundo.

No último livro, todas as tramas que vinham sendo construídas desde o primeiro livro são amarradas em uma conclusão satisfatória. Apesar de ter várias cenas de ação típicas de romances de fantasia, a maior parte do drama se passa nas mentes dos protagonistas, elevando a qualidade da narrativa e dos personagens. E o tema principal do último livro (e de toda trilogia) é o julgamento moral do Neoconde. A grande questão que unifica os três livros é a seguinte: Existe madeira de redimir quase mil anos de existência como um monstro assassino? Existe algum forma de redenção para uma alma entregue às trevas? E se existe como essa redenção acontece? A resposta de C.S. Friedman é ambígua e instigante, como toda boa literatura deve ser.

Fica a recomendação da trilogia Coldfire, uma saga de fantasia sombria, com elementos de horror, um mundo original e um personagem inesquecível na figura do sombrio Neconde Gerald Tarrant.

michael_whelan__crown_of_shadowsO Neoconde e sua espada Coldfire!

Crown of Shadows na Amazon!

http://www.amazon.com/Crown-Shadows-Coldfire-Trilogy-Book/dp/0886777178/ref=pd_sim_b_1

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s