Resenha: Midnight Tides de Steven Erickson (Malazan #5) – Fantasia Épica Não-Escapista #nitroblog

midnight tides cover

Midnight Tides é o quinto livro da série Malazan: Book of the Fallen, do Steven Erickson. A série Malazan é impressionante, um marco na literatura de fantasia sombria e épica. Eu nunca li algo parecido em termos de ambição, detalhe e complexidade. Os romances são de difícil acesso no começo, mas para aqueles que perseveram, sua complexidade se transforma em uma obra de arte. E Midnight Tides segue essa tradição.

Midnight Tides narra os eventos que precedem uma guerra apocalíptica entre as tribos de Tiste Edur contra o Império Humano de Lether. Nas suas mais de mil páginas, diversas narrativas se cruzam, deuses e demônios se enfrentam, maldições corrompem imperadores imortais,magias devastadoras são lançadas,etc.

O livro não é para o leitor casual, apesar de funcionar por si só. Apesar de se passar antes do primeiro livro da série, acho difícil compreender muitos dos elementos de Midnight Tides sem ter lido os livros anteriores.

Como todas as obras de Erickson, essa não é uma fantasia convencional, ele desconstrói todos os elementos tradicionais da fantasia épica, destrói completamente a batida e carcomida saga do herói e injeta uma sensibilidade contemporânea na narrativa. Não tem absolutamente nenhum escapismo aqui, o conflito entre os Tiste Edur e Lether tem todas as complexidades e ambiguidades que vemos nas guerras contemporâneas, onde a violência e a destruição acabam com qualquer sentido inicial de um conflito. Não é um tipo de narrativa que agrada a todos, mas fascina e revitaliza as estruturas típicas da literatura épica.

É muito interessante como Erickson usa o Império de Lether como uma versão extrema dos Estados Unidos ou da civilização baseada na ganância, para criar argumentos interessantes sobre o materialismo e a busca de riquezas. Ele também desconstrói o imperialismo, a busca de expansão de um império mostrando as verdadeiras motivações por trás das civilizações que entram nesse caminho.

Recomendo para os fortes! :)

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s