Resenha: “Beloved” Toni Morrison – Resgatando as almas destruídas pela escravidão. #nitroblog

Beloved é um romance da escritora americana Toni Morrison. A história se passa depois da Guerra Civil Americana (1861-1865) e é inspirada na história de Margaret Garner, uma escrava que escapou da escravidão em 1856.

girls-no-10---beloved

O livro conta a história de Sethe e sua filha Denver depois de sua fuga da escravidão. Sua casa em Cincinnati é assombrada por um fantasma, que eles acreditam ser de uma das filhas de Sethe, morta quando era um bebê. Paul D, um ex-escravo da mesma plantação que Sethe era escrava, chega na casa e passa a viver com as duas mulheres e acabando com as assombrações. Mas uma mulher misteriosa chamada Beloved aparece na porta da casa, iniciando uma série de mudanças na vida dos três e fazendo-os confrontar seus passados.

“Beloved” é considerado por vários críticos americanos como um dos melhores romances dos últimos 25 anos. O livro ganhou vários prêmios e Toni Morrisson recebeu o prêmio Nóbel de Literatura em 1993.

Beloved_by_Toni_Morrison

O livro é um mergulho na psicologia e nas mentes das vítimas da escravidão nos Estados Unidos. É um memorial a esses milhões de homens e mulheres que vivenciaram uma das maiores tragédias da história humana. É uma leitura difícil, não pelo estilo de Morrison, que é claro e límpído, mas pelo tema e pela carga emocional dos personagens.

A escravidão é mostrada na visão de suas vítimas, por dentro. A destruição causada nas almas dos escravos é imensa, uma fragmentação da identidade pessoal de modo quase permanente. A narrativa mostra um caminho de reintegração dessas identidades, uma forma sofrída de aceitar e integrar as experiências horrendas da escravidão.

Além do tema do impacto psicológico da escravidão, o livro analisa o relacionamento entre mãe e filha, as ligações maternais e o perigo da obsessão que surge nessas ligações.

O estilo de Morrison é muito pessoal e brilhante. A prosa segue uma cronologia psicológica ao invés de linera, são as memórias dos personagens que ditam o foco narrativo. A linguagem é ao mesmo tempo poética e simples, emulando a visão de mundo dos ex-escravos.

Beloved é um romance poderoso e chocante, uma denúncia contra a escravidão através da destruição causada nas almas tanto dos escravos quanto dos escravistas. Precisamos de mais livros assim, principalmente na literatura brasileira.

Beloved (Amazon)

http://www.amazon.com/Beloved-Toni-Morrison/dp/1400033411

Beloved (português)

http://www.fnac.pt/Beloved-MORRISSON-TONI/a44968

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s