NitroDicas 04: As Sete Ferramentas Narrativas do Escritor #dicasparaescritores #nitroblog

As Sete Ferramentas Narrativas do Escritor

5 Pilares da Ficção
1- Cenário, 2-Personagens,3-Trama,4-Tema,5-Estilo

As Camadas da Trama
1) Sumário em uma frase
2) Os Três Atos (ou outras estruturas)
3) Cenas
4) Parágrafos

As Sete Ferramentas do Escritor
1) Ação – O que ocorre aqui e agora, sensorial, sem sumários narrativos.

2) Diálogos – Um tipo especial de ação, acontece “agora” (mesmo em flashbacks), sem sumários narrativos. Serve para dar “voz” ao personagem, ou seja, as características narrativas distintas do personagem, diferenciando-o dos outros. Diálogos são muito importantes e terão vídeos só sobre eles.

3) Monólogo Interior – O que o personagem está pensando, uma imagem do mundo interior do personagem (um ponto a favor dos escritores). Pode ser feito diretamente (pensamentos que ocorrem “agora”) ou indiretamente, por meio de sumário narrativo.

4) Emocões Interiores – O que o personagem está sentindo, mostra as emoções tanto fisiológicas (corporais) quanto emocionais. Você pode mostrar o que ele está sentindo ou sumarizar (porém dá menos impacto do que mostrar).

5) Descrição – Ver com os olhos do personagem, mostrar o que ele vê. Pode ser mostrado, usando os sentidos do personagem ou sumarizado (o que diminui sua força como narrativa). Descrição emocional é a mais forte, onde se mistura as emoções do personagem com o que ele vê, aumenta a imersão.

6) Flashbacks – Uma viagem ao passado, é um tipo diferente dos 5 elementos acima. Cuidado na transição do “presente” da narrativa para o “passado”. O que acontece em um flashback é “agora”, mesmo sendo o passado na narrativa.

7) Sumário Narrativo – Sumário de coisas que aconteceram fora do “presente”, do “agora” da narrativa. Não é vívido ou imediato, mas serve para informar, contextualizar, ligar cenas, conectar trama, mas não é uma experiência. Iniciantes exageram nessa ferramenta, o que deixa seus textos sem força. Quanto mais “agora” mais força tem uma narrativa. Usamos o Sumário Narrativo para estruturar e conduzir a narrativa, são como elos de ligação entre uma cena e outra que acontece no “presente”, no “agora” da narrativa.

Uma dica! Tente identificar essas 7 ferramenas no romance que você está lendo ou nos textos que você escreve!

Até o próximo vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=w5Vius56lvs

Writing Fiction for Dummies
http://www.amazon.com/Writing-Fiction-Dummies-Randy-Ingermanson/dp/0470530707

Anúncios

3 comentários

  1. Gostei mesmo. Tem sido de Grande ajuda, esses videos. =))
    E eu já estou ficando ansioso pra ler essa trilogia que você esta escrevendo! Alguma previsão de quando será lançado o primeiro volume?

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s