Criando RPGs e Divulgando na Internet! Minha apresentação do Laboratório de Jogos! #nitrodungeon

Esse foi o texto que serviu de base para a minha apresentação no Laboratório de Jogos 2013. A gravação da apresentação deve ser postada no site oficial em breve. Segue a apresentação, espero que gostem! ;)

DSC01243

Hoje vou falar um pouco sobre a importância da presença na internet para criar e divulgar o seu jogo.

Eu também criava sites desde 1997 sobre minhas campanhas de RPG, de AD&D, Vampiro e Star Wars RPG entre outros, e em 2001 eu criei um site sobre o cenário Necropia, que eu mestrava usando o sistema Daemon e depois d20. Além disso tive blogs de RPG no antigo Blogger Brasil. Em 2003 eu criei um blog de RPG na antiga rede social Multiply. Lá comecei a escrever e a postar sobre os meus jogos de RPG.  Já nessa época comecei a receber muitos emails sobre o cenário e sobre RPG em geral.

Depois de um tempo em que colaborei em vários portais de RPG na internet e, em setembro de 2008 criei o NitroDungeon no WordPress, o meu blog de RPG que tem atualmente, em média de 200 visitas diárias. A idéia inicial era sempre postar e criar material que eu queria que existisse na internet, essa sempre foi a minha estratégia. Queria ver no meu blog o que eu procurava e não achava no Google.

Depois de um tempo comecei a divulgar mais através de um podcast, o NitroCast, dos quais fiz mais de 30 episódios, para, depois de arrumar uma cãmera, comecei a fazer Nitrovídeos de RPG para o Youtube.

Esse esforço, que para mim é um prazer e uma forma de retribuir tudo que o RPG contribuiu na minha vida, deu bastante visibilidade para o meu blog e para as minhas iniciativas.

Assim, desses esforços eu tiro algumas conclusões para quem pensa em usar a Internet para divulgar seus jogos de RPG.

DICAS DE COMO DIVULGAR O SEU TRABALHO

1) Participe de Comunidades Online de RPG
Essa participação é muito importante, para conhecer o seu público e desenvolver idéias.

2) Contribua para Portais e Sites Coletivos de RPG
Para quem está começando, é bem legal começar a escrever contribuindo para os diversos sites que existem na Internet, sites coletivos de RPG como o Paragons, o RPGista, entre vários outros. Ou então juntar com outros amigos e montar um site de RPG coletivo. Com mais pessoas, mais artigos vão para o ar e aumenta a visibilidade do site. Mesmo assim, acho importante ressaltar que a qualidade dos artigos é vital para criar e manter um público, assim como a interação com os visitantes.

3) Crie o seu blog, site, local na internet.
Quanto maior for sua acessibilidade para os seus visitantes, melhor para a divulgação do seu trabalho. Foi-se o tempo que um autor podia viver isolado do seu grupo, hoje, o público quer interação, diálogo e passar suas sugestões e críticas. Essa necessidade de interação pode ser utilizada a favor do seu jogo de RPG, você terá o feedback do seu jogo imediatamente.

4) Teste seu jogo publicamente e coloque as mudanças, questionamentos, etc.
Esse é um ponto bem pessoal, cada criador de jogo deve agir como achar melhor. Penso que dando uma transparência na parte de teste do jogo ajuda a criar interesse e mostrar que o seu jogo foi feito para ser jogado. Existem vários jogos de RPG que encontro na internet que, ao ler as regras, eu sinto que ele não foi testado exaustivamente. Outro ponto a favor de descrever e comentar os jogos de teste é demonstrar qual é a proposta do jogo, ou seja, como ele deve ser jogado, o que realmente acontece na mesa do jogo.

A falta de exemplos e explicações de como o jogo é jogado na prática é uma falha que, nos últimos dez anos de produção independente de RPG, os autores estão procurando consertar.

5) Coloque uma verão gratuita de teste do seu jogo e Divulgue!
Todo mundo adora baixar algo de graça da internet. Use isso ao seu favor para divulgar o seu jogo. Uma pequena aventura pronta, com personagens prontos, também facilita o teste pelos visitantes e aumenta a divulgação do jogo.

6) Faça Vídeos!
Vídeos no Youtube são uma forma muito eficiente de divulgação. Depois que comecei a fazer NitroVídeos para o meu blog NitroDungeon, a visitação aumentou muito. O público de hoje responde mais rapidamente a vídeos do que qualquer outro tipo de mídia. Use isso!

O CASO DO SISTEMA +2D6

Há cerca de dois anos atrás, descontente com os sistemas de jogo que eu estava utilizando, resolvi criar o sistema +2d6, para o meu grupo. Além disso, haviam várias pessoas que nunca tinham jogado RPG que me enviavam emails pedindo dicas de sistemas. Pensei que  um sistema fácil, gratuito, aberto e acessível, ajudaria mais ainda a divulgar o hobby.

Postei, no início de 2012, a primeira versão do +2d6, depois de jogar mais de um ano com o sistema,só com o meu grupo. O sistema passou por várias mudanças (começou com 3d6 por exemplo) até chegar em um formato semelhante a versão atual, que é a 2.0.

A proposta inicial do +2d6 era de um sistema customizável, familiar (ou seja nenhum tipo de mecânica muito estranha ou diferente) e de fácil utilização. O sistema teve uma recepção muito boa pelos meus leitores e foi baixado mais de seis mil vezes no meu site até hoje.

Pouco tempo depois de postar o sistema, recebi o convite da editora Red Box para publicar uma versão comercial do sistema, que vai continuar sendo de licença aberta.

Pensando sobre isso vi a importância do criador de jogos ter um plano de divulgação na internet, isso ajuda muito no contato com as editoras ou para partir para a auto-publicação, que hoje é perfeitamente possível.

No caso do +2d6, sempre quis que o sistema fosse aberto,gratuito e acessível, além de customizável, porque acredito no poder das regras caseiras, e a idéia do +2d6 é de facilitar a criação das regras caseiras pelo mestre. Essa é a base do sistema.

O contato direto com os seus leitores, com que testa o sistema é muito importante também. Graças ás respostas e sugestões, o +2d6 só ganhou com o fato de ser aberto e gratuito.

A internet é uma ferramenta poderosa, e quanto mais você se envolver com o seu público, melhor para a divulgação do seu trabalho!

Obrigado pela atenção!

3 comentários

  1. Tio Nitro! cara cada vez mais eu me torno um fã seu! serio eu até relutei por um bom tempo em aceitar isso.. É muito bom saber q tem alguém com tais qualificações profissionais representando o RPG por ai, essas pessoas assim servem de inspiração para outros iniciarem projetos e assim por diante…
    Eu mesmo fui convidado para um projeto na minha cidade, um evento de RPG e um lançamento de um livro q será escrito por mim e um colega, será a primeira vez q participo de tal projeto, o livro será um cenário voltado pra o estilo de Cthulhu bem só não temos ainda um sistema para adotarmos e eu estava vendo se o seu não seria uma boa!

Deixe um comentário!

