Nesse NitroVídeo falo um pouco de como criar histórias coletivas mais interessantes!

Eu também uso esse vídeo para inaugurar o NITROVIDEOCAST, onde vou colocar as versões em MP3 dos meus NitroVídeos, para o pessoal que gosta de escutar no MP3 player. Teve muita gente que pediu e tô fazendo para eles.

NITROVIDEOCAST 01 – CRIANDO HISTÓRIAS COLETIVAS

Download da versão em MP3 do vídeo!

NitroVideoCast 01 – Criando Histórias Coletivas Mais Interessantes! (MP3 – 15 min.)

VIDEO


COMO DEIXAR SUAS HISTÓRIAS COLETIVAS MAIS INTERESSANTES

1) Recompensar os jogadores pelas tentativas. Não pare o jogo depois de uma tentativa fracassada, tentativas fracassadas tem que ser oportunidades para novas e mais interessantes narrativas. Evite o famoso fracasso igual a morte, tente sempre o fracasso igual a complicações mais interessantes.

2) Premie os jogadores que se arriscam, que tentam coisas diferentes, que deixam a história mais interessante, ao invés do comportamento defensivo. Premie também aqueles que entram na cabeça de seus personagens, que vêem a situação pelo ponto de vista do personagem. Prêmios podem ser Pontos Narrativos, Pontos de Ação, Pontos de Experiência, etc.

3) O que pode ser interessante para você como Mestre pode não ser interessante para os Jogadores. Tente sempre, ao montar aventuras, se colocar no lugar dos jogadores, vendo os eventos e cenas planejadas do ponto de vista dos jogadores.

4) Simplifique sua aventura sempre. Existem, principalmente em campanhas, a tendência da trama se complicar demais. Sempre corte as “gorduras da trama”, simplifique e deixe sempre o conflito da narrativa bem claro para os jogadores.

5) Crie problemas e conflitos que permitam aos jogadores e seus personagens os resolverem criativamente. É mais desafiador mas muito recompensador.

6) Pense sempre em que tipo de cenas e situações serão doidimais para o seu grupo de jogo. Pense e planeje essas cenas de modo que sejam modulares, que possam ser encaixadas quando surgir a oportunidade. Dessa forma você evita forçar a barra da narrativa atropelando as decisões dos jogadores.

7) Crie PdMs que envolvam os jogadores. PdMs com opiniões fortes e bem formadas ressaltam no jogo e criam oposições e antagonismos que não se limitam apenas a combates. Crenaças diferentes, opniões diferentes, manias, maneirismos criam diálogos, aumentam a imersão e dão mais oportunidades para os jogadores interpretarem seus personagens.

Anúncios