O próximo D&D está a todo vapor, e a Wizards resolveu fazer um playtest público do novo sistema, que pretende ser modular, com uma base simples e módulos de regras mais detalhadas para aqueles grupos que assim desejarem. A proposta, pelo que eu entendi até agora, é criar uma edição que seja familiar para todos os públicos do D&D, desde a turma da escolavéia (1ª e 2ª edição) até o pessoal mais recente (da 3ª e da 4ª). Como todo o risco que existem em tentar agradar a “gregos e troianos”, foi com muita ressalva que baixei o playtest das regras do D&DNext (o nome do projeto). O kit de playtest, que tem as regras básicas, personagens e uma aventura, pode ser baixado nesse link: https://accounts.wizards.com porém, é necessário você criar uma conta na Wizards. Mas é gratuito!

Dei uma lida rápida nas regras, nas fichas de monstros e na aventura e até que gostei muito do caminho que eles estão seguindo. As regras estão simplíssimas, como se a própria Wizards estivesse criando o seu retroclone de D&D. Tudo está bem elegante e rápido, fichas fáceis de entender, sem complicações nem coisas extras. O importante é dar uma testada para ver como rola na mesa de jogo, mas pelo que vi parece que está bem jogável.

As regras não estão mais dependentes de miniaturas (nada de quadrados ou áreas de efeito baseadas em mapas quadriculados), pelo menos no playtest. Dá para mestrar numa boa sem a necessidade de miniaturas ou mapas. As fichas de monstros estão bem simples e a mecânica bem essencial. Os testes de resistência, por exemplo, são feitos com os atributos, ao invés de sub-atributos (como reflexos, fortitude,etc.). Interessante como uso a mesma mecânica no meu sistema +2d6, e acho muito mais simples do que ter uma pancada de sub-atributos que servem para confundir mais ainda os jogadores.

Ainda não li tudo, e vou ver se mestro para ver como rola, mas estou gostando do que estou lendo. O problema é que tenho certeza que, mais para frente, a cambada da Wizards vão acabar inventando mais regras para colocar no sistema. Para mim já estão bom do jeito que tá hahahahaha!

E vocês, o que vocês acharam do Playtest do D&D Next?

Anúncios