NitroVídeo: Usando a estrutura de roteiro de Hollywood no RPG!

Nesse NitroVídeo, falo um pouco de como usar a Estrutura de Roteiro descrita por Michael Hauge (um roteirista, consultor, autor, palestrante fodásico de roteiros para Hollywood).

 

A estrutura inteira está nesse link: http://www.screenplaymastery.com/structure.htm e nesse vídeo eu mostro como dá para usar a estrutura do Hauge para guiar a preparação e a improvisação do mestre.

Resumão:

1- Preparação

Reviravolta – Oportunidade

2- Nova Situação

Reviravolta – Mudança de Planos

3- Progresso

Reviravolta – Momento Sem Volta

4- Complicações e Aumento dos Riscos

Reviravolta – Grande Dificuldade ou Derrota

5- Esforço Final

Reviravolta – Clímax

6- Consequência do Clímax

__________________________________________

Contato

____________________________

OUTROS ARTIGOS

NITROVIDEO: MAPAS DE RELACIONAMENTO PARA RPGS!

NITROVIDEO: KULT, RPG DE HORROR CONTEMPORÂNEO DOIDIMAIS!

NITROVÍDEO: OLD DRAGON, RPG ESCOLAVÉIA BRASILEIRO DOIDIMAIS! :D

 

 

11 comentários

  1. ei tio nitro, procuro jogadores, pq na minha cidade n há muitos, tem uma dica pra mim???? obrigado

  2. Valeu, Nitro! Essas técnicas são ideais para apimentar minhas aventuras de RPG!O trabalho desses caras é fazer acontecer, deixar todo mundo com aquele desejo/ânsia de ir ao cinema. Imagina isso na sessão de RPG?

    Lembro de ter visto algumas dicas sobre roteiro em uma revista, muito legal. O que marcou foi o Manual do Roteiro de Syd Field, que por sinal ministrava cursos de roteiro também. Incrível como os pontos de vista de Field e Hauge convergem para o elemento principal: tornar a trama interessante, cativante e envolvente.

    Aproveitar os conhecimentos de Roteiristas Hollywoodianos e aplicar na criação de aventuras para RPG é garantir diversão pra galera inteira!

  3. Ae tio nitro muitoo doida essa forma de roteiro, ajuda muito, algumas coisas também fazia nas minhas campanhas, mas de forma inconsciente, e essa maneira de dividir o que acontece na campanha ajuda muito a não se perder.
    Parabéns gostei muito e me recordei das minhas várias tardes de jogo !!!
    Só pra argumentar, fico pensando em quantas reviravoltas não temos em um filme com Senhor dos Anéis.
    Abraço !!!!

  4. Ótimo post, como sempre! Já estava sentindo falta das suas dicas de narração, ajudaram muito o meu jogo.
    Na sua opinião você acha que um roteiro com essa estrutura está mais adequado para ser o esqueleto de uma campanha ou de um capítulo? (Com capítulo estou pensando numa subtrama, resolvida em 1-3 sessões.)

  5. Vc poderia colocar links de downloads para nitrovídeos tb…fica a sugestão. Quanto ao vídeo, ótimo em qualidade e conteúdo, como sempre. Abraços

  6. Me lembrou o “Herói de Mil Faces” do Joseph Campbell. O “Homem e Seus Símbolos” do Jung também comenta sobre a tragetória do herói. Vale à pena se aprofundar nessas leituras, o RPG sempre me levou a novas paragens. Ainda não tinha pensado no enredo como o do cinema, valeu a dica!

Deixe um comentário!

