Nesse NitroCast tive a alegria de conversar com o Mr.Pop, um dos idealizadores do Old Dragon RPG, rpg estilo D&D escolavéia! Foi doidimais véi!

NitroCast 21-Old Dragon RPG, Entrevista com o Mr.POP!

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Shownotes: NitroCast 21

*Introdução

*Rasgação de seda.

*Mr.Pop um dos criadores do Old Dragon RPG junto com Fabiano Neme.

*Criação do Sistema do Old Dragon, muitos anos antes do RPG.

*Origem nos problemas em uma Campanha de 3.5 do Mr. Pop, o Ranger de trocentos ataques.

*Problemas no jogo, cansaço do mestre e luta com as regras.

*Descoberta do Basic Fantasy, não é um retroclone mais inspirado no D&D antigo.

*Cuidado ao trocar as regras do jogo no meio de uma campanha. Uma dica: começar uma nova aventura

com novos personagens em um sistema de regras novo, para evitar frustrações.

*Origem do Pop Dices, o primeiro blog de RPG do Mr. Pop.

*Fabiano Neme do Vorpal cria um post protesto sobre o jogo escolavéia (Old School) de rpg.

*Mr. Pop descobriu os retroclones nessa época, Labirynth Lord entre outros.

*Escolavéia RPG no Brasil é mais AD&D enquanto nos EUA é o basicão D&D dos anos 70.

*Discussões inúteis sobre gostos, discutir menos e jogar mais.

*Tudo é RPG e o objetivo é divertir, véééi!

*Pinga é bão!

*Tio Nitro memórias de véio: mudança do D&Dzão para AD&D.

*Guerra de edições nos EUA entre galera do D&D véio e do AD&D, em 1990.

*Como Mr. Pop começou a jogar.

*Mr. Pop twiteiro hardcore como eu!

*Começo do Old Dragon, contato com o Neme e início dos trabalhos.

*Primeira ficha de monstro de Old Dragon, a do Kobold, com atributos como F ao invés de FOR,etc.

*Sistema +2d6, primeiro sistema em real time, escrevendo e o pessoal vendo a escrita em real time!

*Preocupação com a familiaridade do sistema de regras, facilita a aprender.

*Percepção ao invés de Sabedoria (Wisdom).

*Familiaridade e intuitividade no Old Dragon RPG.

*Depois do Fast Play o Old Dragon é agora mais do público do que dos criadores.

*Criar o público antes de lançar o produto.

*O Old Dragon NÃO É UM RETROCLONE, É UM RETOGOLEM!

*A facilidade da soma e multiplicação em relação à subtração e divisão em sistemas de RPG.

*Modificadores.

*THAco versus Número Alvo.

*Regras de RPG tem que ser como Navegadores da Internet, quanto mais transparente melhor, quando

mais você não sente a presença dele, melhor.

*Regras não podem ser mais um elemento obstáculo travando o jogo.

*Tio Nitro: 3.X rolou numa boa até o nível 10, traumatizei com os níveis altos.

*Flexibilidade quando o grupo é bão dimais e confia no mestre.

*Não reprimo o power gamer, se o sistema permite, fazer o quê? :)

*Problemas no D&D 4e nos níveis altos, pelo menos no nosso grupo.

*Jogadores normalmente não percebem a frustração do Mestre com as regras.

*O mito do mestre que mestra para sacanear. Todos tentam fazer um jogo bom, até aqueles que não

saber fazer um jogo bom!

*A busca do jogo equilibrado, nem tão fácil tem impossível.

*Revelação para jogadores, segredo do “frio na barriga do Mestre”!

*Desenvolvimento das regras do Old Dragon.

*Mr.Pop: primeira vez que escreve e edita um livro de RPG. Fabiano Neme, Dan Ramos e Mr. Pop.

*Dan Ramos detonando no design foda pra caray!

*Idéia das especializações para dar uma possibilidade de customização a partir do 5º nível.

*Crítica ao Bárbaro do Old Dragon.

*Esperteza do Customizável no +2d6, que não tem você faz véééi!

*O mistério do bárbaro como especialização do homem de armas.

*Discussão da ilustração da anã com barba ou sem barba entre Mr. Pop e o Fabiano Neme.

*Mr. Pop queria um bárbaro desde o nível 1. Neme tem uma visão diferente, que o bárbaro é um

guerreiro que usa a fúria para ganhar vantagem no combate.

*Mr. Pop: Eu escrevo o Old Dragon para quem o usa! Assim abri mão do meu pensamento.

*Mestre Escolavéia faz o seu próprio jogo, tem palavra final! Mestre falô tá falado véééi!

*Quanto mais poder para o mestre, MAIOR a responsabilidade do mestre para o jogo ser DOIDIMAIS!

*Com o tempo e apanhando o mestre ia aprendendo o que fazer com esse poder, mas no final da

história e com a experiência, o poder é usado em favor dos jogadores.

*Mas isso não é exclusividade do escolavéia, o Mestre em qualquer RPG de qualquer época é

responsável pela diversão.

*Magia no Old Dragon usando o sistema Vanciano (castar e esquecer).

*Componentes de Magia ficam para o Mestre decidir, eliminando virtuais problemas.

*Defeito versus está em aberto para ser preenchido narrativamente.

*Perícias do Ladrão, porque não ficou customizável como no AD&D?

*Opção pela tabelinha fixa pela simplicidade, pensamos também na distribuição de pontos.

*Caçando cabelo em ovo.

*Quanto tempo levou para terminar o livro.

*Cronograma de criação do Old Dragon.

*Lançamento no Paragons, a Caixa do Old Dragon.

*Em Fevereiro vendeu mais do que em Dezembro. O livro esgotou em Março!

*Pacotão que tá vindo do Old Dragon que eu COMPREI!

*Notícias sobre a segunda impressão.

*JOE QUESADA!

*Páginas novas na Segunda Impressão +PDF gratuito dessas páginas para quem comprou a primeira

impressão!

*Próxima impressão tentando ir até 1.000 cópias.

*O futuro do Old Dragon e próximos produtos.

*O grid e a polêmica! Tinha grid na escolavéia?

*O problema dos gêneros, das classificações.

*Classificação é bão para a livraria Amazon, black metal, death metal, folk metal,seil-a-oquê

metal é tudo meeetal véééi! Ao invés de gastar tempo definindo, gaste tempo escutando as músicas.

No rpg é mesma coisa!

*Miniaturas no RPG. Nos EUA o pessoal jogava mas no Brasil não, era caro para caray os RPGs

impoortados no início dos anos 90.

*O problema é travar o jogo por qualquer coisa.

*Tio Nitro: como começei a jogar com miniaturas no 3.5, acabou com as brigas por questões de

combate, porém já tô enjoando das miniaturas agora hahahahaha!

*Prodrução de Tiles no Brasil, a experiência do Mr. Pop.

*Sugestão, fazer counters de monstros,inimigos e personagens.

*Mr. Pop tá atrás de novos artistas, escritores, etc.

*Lançamento do Cenário Legião em caixa!

*Legião, primeiro cenário sério do Mr. Pop.

*Caixa com mapa e o escambau!

*Encerramento.

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Links dos Sites Mencionados:

http://www.basicfantasy.org/main.html

http://www.goblinoidgames.com/labyrinthlord.html

http://www.vorpal.com.br/

http://en.wikipedia.org/wiki/Joe_Quesada

Sistema +2d6 (Doidimais Tio Nitro Generic System ainda em deselvolvimento!)

HD Online com todos os Nitrocast (4Shared)

http://www.4shared.com/dir/9353384/18b6cd28/05-_NitroCast_-_Podcast_de_RPG.html

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