Finalmente chegamos a conclusão a campanha de quatro anos de Forgotten Realms e D&D 4e, o Império das Sombras. Nesse episódio final, os nossos heróis finalmente entram no castelo Obasrkyr e invadem a cidade Flutuante de Shade, o coração do Império Netheriano!

CAMPANHA “O IMPÉRIO DAS SOMBRAS” – D&D e Forgotten Realms 4ª Edição Os povos livres dos Reinos estão em perigo. O Império de Netheril, junto com aliados misteriosos ameaça acabar com a paz na região central de Faerum, e uma guerra entre Cormyr e Netheril é iminente. A campanha coloca os heróis no centro desse grande conflito, que pode transformar completamente Faerum! Os temas da campanha são a guerra e seus efeitos, a importância das alianças diplomáticas, os sacrifício que devem ser feitos e o preço cobrado pela vitória ou pela derrota no campo de batalha. Leia os episódios anteriores nesse link!_

________________________________________

Mapa de Forgotten Realms em 1479

Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição - DR 1479
Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição – DR 1479

_________________________________________________

GRUPO DE AVENTUREIROS ATUAIS (Nível 16) Huo Quiang  “Punhos de Fogo” (Leo – Monje Meio-Orc do Templo das Mil Luas, Região de Sundabar, “Hoguk Urghat” nome orc

Hoguk Urghat, nasceu em uma vila próspera de orcs próxima de Sundabar. Foi levado ainda novo ao Templo das Mil Luas afim de encontrar respostas a tantas perguntas que tinha.Anos depois com o nome de Huo Qiang Urghat, Punhos de Fogo, saiu do templo com um objetivo claro, refazer os passos do lendário meio-orc monge, Lee Fang Tchong e descobrir algo sobre aquele que fora um dos fundadores do templo e detentor de grande sabedoria. Marisol de

Sune (Érika “Tuz” Esposanerd – Clériga de Sune, Deusa da Beleza)

 

Romântica por natureza, eternamente alegre e com toda frescura e caprichos vindos de sua infância nas mansões de uma das mais poderosas famílias de Sembia, Marisol Uskreven é uma exilada de sua cidade. Diário de Campanha de Marisol de Sune

Kalian Wyght “Rasga-Bucho” (Anso – Ladino de Sembia

) Kalyan - O Ladino de Sembia

Oriundo dos locais mais sombrios e sem-lei de Sembia, Kalian não é um simples ladrão. Ele busca a redenção de uma grande tragédia que ocorreu em sua vida. Diário de Kalyan “Rasga-bucho”

Lady Arytanna de Selune (Paula – Paladina de Selune, A Grande Deusa da Luz )Lady Arytanna - Paladina de Selune

Vindo de Arabel, Lady Arytanna recebera uma visão de uma grande sombra avançando para seu amado reino de Cormyr. Seguindo a visão, ela descobre que deve se encontrar com uma mensageira de Sune.

Auden Thundersword – Mário (Senhor da Guerra, Ex-Comandante do Exército de Cormyr)

Auden Thundersword - Senhor da Guerra 2º Nivel

Auden era um capitão dentro do exército de Cormyr, muito preocupado com o avanço do Império de Netheril. Por achar que o Cormyr não reconhece o verdadeiro perigo do Império, ele sai do exército em busca de provas dos planos de dominação de Netheril, além da fortuna como mercenário. Auden é muito inteligente e astuto, porém vingativo e muitas vezes frio e calculista. É cético e leal apenas a sua própria causa.

______________________________

4 ANOS DE CAMPANHA!

Estou muito feliz em poder concluir uma campanha tão longa. A “Império das Sombras” começou no momento em que recebi os livros básicos de D&D 4e em inglês em 2008. Comecei a campanha com a primeira aventura oficial, a Fortaleza no Pendor das Sombras na versão americana, para pegar o jeitão do sistema. Lógico que de cara já fui modificando e incrementando a narrativa, e depois de ter lido os romances do Return of the Archwizards (sobre o retorno dos Netherianos em Faerum após o exílio de milhares de anos no Plano das Sombras), decidi usar os Netherianos na campanha, em um esquema bem épico e de guerra total.

Todas as sessões estão registradas aqui no NitroDungeon, e mais pra frente quero fazer um PDF com todo o texto em um único lugar, para quem quiser dar uma lida ou se inspirar para campanhas de guerra. A narrativa foi construída sessão a sessão, não tinha muita coisa planejada e fui seguindo o fluxo das coisas. Por isso, ao olhar agora, vejo que a história tem muita variação bem maluca hahahaha, com os heróis indo no plano dos mortos, viajando no inferno, se aliando a elfos selvagens etc. Foi uma jornada doidimais e os jogadores estão de parabéns!

Terminar uma campanha longa é sensacional,mas já começa a deixar saudades dos personagens. Com o tempo a gente acaba se afeiçoando com os personagens e sei que a partir de agora, toda hora  o meu grupo irá se lembrar de momentos doidimais da campanha (isso é um dos melhores aspectos do hobby megabacon do RPG!).

Vou iniciar uma nova campanha de Supers, agora usando o meu sistema +2d6 (que está sendo desenvolvido nesse link). Dessa vez será uma aventura de adolescentes mutantes delinquentes no universo dos X-Man. Colocarei os diários aqui no NitroDungeon! :D

Então vamos à sessão final da campanha “O Império das Sombras”

_______________________________________________

“A Libertação de Sembia”- 26º Ep da Campanha “Império das Sombras”

Terceiro Arco de Aventuras: “Contra o Império!” (Níveis 20 a 22)

1479 DR, Ano do Ser Que Não Tem Idade, de 10 de Elesias, Verão de Faerun.

EPISÓDIO ANTERIOR

Os nossos heróis, liderando um gigantesco exército de Povos Livres, feito dos guerreiros e magos dos Dales, os Eladrins e Elfos Selvagens de Evereska, os exércitos de Waterdeep e das Thunder Mountains, a frota de Marsember e os exércitos de Sembia, finalmente cercaram a capital Suzail, sob o domínio dos Drow Elfos de Matron Baerne, aliada ao Império Netheriano.

Depois de enfrentar dois dragões anciões que guardavam a cidade, os heróis entraram e travaram uma luta horrenda contra os Drows pelas ruas de Suzail. Vitoriosos, eles seguiram para retomar o Castelo Obasrkyr das mãos de Matron Baerne.

Photobucket

Porém, nesse momento, a Cidade Flutuante de Shade aparece sobre o castelo! Ela estava escondida por um manto de invisibilidade poderosíssimo, e com o novo afluxo de guerreiros netherianos e poderosos Shades, incluindo o próprio Rivalen (o supremo líder dos Netherianos), fez com que as tropas dos Povos Livres fossem pegas de surpresa! Sob o perigo de uma derrota épica, os heróis seguem para dentro do Castelo, procurando derrotar Rivalen e com isso forçar os Netherianos a se renderem!

COMENTÁRIOS SOBRE A SESSÃO

Mais uma sessão de combate (nível 20+ é dose pra leão hahahaha!), mas dessa vez eu me preparei bem. Refiz todos os inimigos e monstros, deixando-os apenas com 2 ataques poderosos, altas defesas e danos monstruosos (+30, +35 e +40 de bônus de dano para os mais poderosos, suficiente para matar um personagem de nível 20 com poucos golpes), tirando efeitos bizarros, coisas complicadas etc. No máximo deixei alguns efeitos de 1 rodada só, tipo imobilização, pasmo, derrubado, etc. Com isso pude realizar mais de cinco combates de nível alto durante a sessão, e me deu a chance de elaborar estratégias interessantes com meus monstros/inimigos.

Photobucket

Outra mudança foi a diminuição dos PVs dos inimigos e monstros, usando a metade ou dois terços dos PVs originais, todos arredondados para números inteiros, tipo 250 PVs, 200PVs, 150PVs etc.  para facilitar na matemática. No caso de combate de miniaturas eu jogo sempre completamente aberto, com os jogadores sabendo dos PVs dos monstros, bônus etc. para enfatizar o aspecto wargame da coisa e para que todos tenham certeza que não tem nenhum tipo de “mudança de números” por debaixo dos panos. Se o PJ morreu véi, morreu! Dados rolados em aberto também, claro! :D

Dessa vez os combates foram muito desafiadores, com PJs caindo inconscientes o tempo todo e forçando os jogadores a usarem tudo que tinham em suas fichas (pulsos de cura, poderes, etc.). Uma outra modificação que eu fiz foi permitir poderes diários serem usados no combate final, recarregando-os depois dos combates secundários do final.

CENA 1: INVASÃO AO CASTELO OBARSKYR

Os heróis entraram no Castelo Obarskyr e já se depararam com uma multidão de mortos-vivos, criados por Baerne a partir dos habitantes do castelo. Os mortos vivos eram muito poderosos, mas Marisol deu um jeito neles.

Photobucket

Em seguida vieram diversos guerreiros Drow de elite e o pau comeu. No fundo o Capitão Ayesunder, o traidor que transformou a vida de Auden em um inferno, desceu o cacete com bolas de fogo monstruosas em cima do grupo. Ao seu lado o Mindflayer Merghloth, o braço direito de Matron Baerne, explodia cérebros com seus poderes mentais.

Photobucket

Photobucket

O Mindflayer começou um duelo com o mago Stadt Jever, enquanto o pau comia em sua volta. Stadt Jever, voando o tempo todo, depois de muita luta conseguiu detonar o Mindflayer e em seguida o grupo partiu para cima do usurpador Erzoured e Matron Baerne, que estavam no Salão Real!

Photobucket

Porém, nesse momento a Cidade Flutuante de Shade apareceu nos céus de Suzail e milhares de soldados netherianos, shades e verbaggs inundaram as ruas de Suzail e ameaçaram virar o rumo da batalha. Com pouco tempo para agir (visto que vários soldados netherianos já começavam a entrar no castelo para ajudar os drows), os heróis seguiram para enfrentar o usurpador Lorde Erzoured e Matron Baerne.

Photobucket

Comentários:

Um combate bem desafiador, com PJs caindo para todo o lado, mas do jeito que eu gosto, com todo mundo usando tudo que tinha na ficha e pensando bem antes de agir. Como Marisol tinha magias de ressureição, os PJs ficaram tentando proteger a clériga dos ataques, o que a permitiu levantar os aliados que caiam. Kalian , com sua classe Assassino (que acho meio robada, pelo menos no nível 20 hahahaha) matou drow até dizer chega, usando suas sombras aliadas massavéi! :)

Photobucket

CENA 02: ENFRENTANDO LORDE ERZOURED E MATRON BAERNE

Correndo contra o tempo, o grupo chegou até o salão real. Lady Arytanna fez um grande discurso, insultando o traidor Erzoured antes de partir para cima do traidor. Matron Baerne soltou teias de aranhas venenosas, paralizantes e vampíricas em todo mundo em quanto seu braço direito, o bombadão Dragnor, sentava o cacete na galera! Depois de muita luta, Lady Arytanna conseguiu decapitar Lorde Erzoured.

Photobucket

Um portal para a cidade flutuante de Shade tinha aparecido atrás de Matron Baerne, com Rivalen enviando suporte para sua aliada, mas os heróis usaram o portal para supreenderem Rivalen!

Photobucket

Photobucket

Comentários:

Esse combate demorou bastante, principalmente devido a habilidade de Matron Baerne de se curar entre um dano e outro, usando suas teias vampíricas na galera. Foi uma cena dramática, mas deixei o pau comendo, pois se os heróis demorassem muito, centenas de netherianos entrariam e detonariam todo mundo. A galera entrou no portal para mais peleja, agora na Cidade Flutuante de Shade!

Photobucket

CENA 03: A QUEDA DE UM IMPÉRIO!

Os heróis entraram pelo portal e saíram diretamente no Salão de Combate de Rivalen. Supreendido, o Lorde de Shade enviou seus mais poderosos guerreiros para cima dos heróis, enquanto lançava raios de sombra em cima deles. No centro do salão estava o Vórtex das Sombras, que controlava e dava flutuação para a cidade de Shade.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Stadt Jever pensou em tentar destruir o Vórtex, porém isso também iria matar todos os heróis.
Shades, sodlados netherianos de elite e sombras poderosíssimas conjuradas por Rivalen partiram para cima dos heróis. Auden quase morreu, mas os heróis conseguiram vencer os inimigos. Lady Arytanna partiu para cima de Rivalen, e com a ajuda de todos, ela consegiu matar o líder dos Netherianos!

Photobucket

Comentários:

Um combate emocionante, e, de maneira muito dramática, foi Lady Arytanna a responsável pela morte de Rivalen!

CENA 04: EPÍLOGO, A NOVA RAINHA DE CORMYR E O DESTINO DA CIDADE DE SHADE!

Depois da morte de Rivalen, os heróis conseguiram fazer com que os Netherianos se rendessem. Depois de exilarem os Drows sobreviventes para as regiões mais profundas do Underdark (com o uso de magias de teleportes poderosas dos magos de Evereska), ocorreu a coroação da Rainha Arytanna. Após a coroação, Arytanna conversou com Stadt Jever e os demais Evereskianos, e eles decidiram que a cidade de Shade iria ficar ao lado de Evereska, para que os magos possam estudar a magia das sombras. Ao povo de Shade foi dada a escolha de retornar para Netherial ou ficar na cidade. Muitos, que tinha ressentimento contra Rivalen e os Shades, decidiram ficar na cidade, abdicando de suas armas e de qualquer força marcial ou exército.

Photobucket

A Rainha Arytanna e a Rainha Marisol estabeleceram um novo tratado de paz, coméricio e aliança militar entre Cormyr e Sembia, enquanto Auden se tornou o novo general das tropas Cormyrianas. Uma longa tarefa de reconstrução dos reinos foi iniciada, porém, livres da ameaça do Império das Sombras e da Tríade Negra!

FIM! :D

Comentários:

Essa cena foi totalmente narrativa, com os jogadores narrando e decidindo o que aconteceu nos meses seguintes após a reconquista de Suzail! Foi DOIDIMAIS VÉÉÉÉI, e agora aguardem a nossa próxima campanha de mutantes adolescentes em uma vida de crime(sistema +2d6) “Os Delinquentes”!

_____________________________________

Contato

____________________________

OUTROS ARTIGOS:

REPRESENTANDO AS CLASSES BÁSICAS DO D&D (1) – O GUERREIRO (ARTIGOS DE RPG DO BAÚ DO TIO NITRO)

COMO MESTRAR PARA INICIANTES! (ARTIGOS DE RPG DO BAÚ DO TIO NITRO)

VARIE OS TEMAS DAS SUAS AVENTURAS! (ARTIGOS DE RPG DO BAÚ DO TIO NITRO)


Anúncios