NitroCast 19 – Criando Personagens e Cenários Coletivamente

Voltando ao NitroCast, neste episódio falo um pouco sobre a experiência de criar personagens coletivamente antes de uma campanha, além de criar temas e até mesmo PdMs junto com o grupo!

Junte o seu grupo,criem personagens em conjunto que tudo fica jóia!
Junte o seu grupo,criem personagens em conjunto que tudo fica jóia!

NitroCast 19 – Criando Personagens e Cenários Coletivamente

  • * Introdução
  • * NitroCast de volta das férias!
  • * Lendo RPGs e jogando, senão acaba o assunto!
  • * Campanha Delinquentes – Supers RPG usando Savage Worlds.
  • * Usando o Obsidian Portal para gerenciar campanhas de RPG.
  • * Criação compartilhada de personagens e cenário.
  • * Com maior participação de todos, aumenta o envolvimento de todos.
  • * Mais cabeças pensando,mais idéias legais.
  • * Uma idéia legal de personagem vai longe.
  • * o mestre conhece melhor os PJs.
  • * Entrelaçar os personagens: teia de relacionamentos fica mais fácil com Criação Compartilhada.
  • * Roterinho para o mestre para coordenar a criação compartilhada de personagens:
  • 1) Apresentação da campanha, vender a idéia da melhor forma possível. Colocar de modo genérico para aceitar sugestões dos jogadores.
  • 2) Perguntar quem tem a primeira idéia de personagens.
  • * Perguntar como é o personagem. Pedir sugestões.
  • * Se o jogador não sabe, todo mundo pode dar sugestões.
  • * Perguntar os objetivos do personagem, lembrando que tudo pode mudar durante a campanha.
  • * Técnica do “e se o personagem”. Perguntas ajudam.
  • 3) Ir de jogador em jogador. Mestre vai anotando as idéias e contribuindo com as suas também.
  • 4) Depois dos personagens, sugestões de cenário, tipo de problemas, tipos de dramas.
  • * Ex.: guerra, conquista, invasão, intriga política, terror, apocalíptico, romance, aventura doidimais, etc.
  • * Uma boa sessão de criação compartilhada de personagens pode ser tão divertida quanto uma sessão normal de RPG.
  • * O ideal é que seja bem relax, com coquinha, pizza e doritos a vontade. Pode nem começar direto, para dar tempo para o pessoal relaxar.
  • * Postura ideal do mestre: estar aberto e receptivo à idéias dos jogadores, ser o mediador, o facilitador das idéias.
  • * postura ideal dos jogadores: arriscar idéias novas, escutar as idéias dos outros, participar com entusiasmo e tar muuuito a fim de jogar!
  • * Além da criação compartilhada, esse é o momento em que PdMs podem ser criados coletivamente.
  • * PdMs ligados aos personagens pode também ter ligações entre si.
  • * Uma boa rede de relacionamentos instável, ou seja, com problemas entre os membros da rede, geram histórias naturalmente.
  • * Renascença do RPG Brasileiro.
  • * Muitos RPGs indies no Brasil – Old Dragon, Mighty Blade, Rastro de Chtulhu,etc…
  • * Escutem Podcasts de RPG Brazucas!
  • * Encerramento.

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Links

Obsidian Portal – Site de gerenciamento de campanhas de RPG

http://www.obsidianportal.com/

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Download – NitroCast 19

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14 comentários

  1. Vou reunir o grupo pedir pizza, e falar do jogo, ou posso fazer isso no boliche, XD

  2. Eu ainda insisto! Seria MUITO foda se tu fizesse um nitrocast especial Dragonlance! ;)

  3. Parabéns por mais um podcast primoroso. Pretendo incluir vários elementos de criação compartilhada na minha campanha (na próxima, pois a atual está indo pro fim e acho melhor não misturar) e as suas dicas, juntamente com o episódio 108 do Vozes da Terceira Terra (A Cidade Coletiva), me deram muitas ideias.

    Há algum tempo também, venho tendo ideias para uma “campanha interativa”. Basicamente, seria uma espécie de “Você Decide”, onde os jurados seriam os leitores do meu blog. As decisões mais importantes seriam feitas por eles, desde a criação dos personagens, até decidir se o vilão deve morrer ou ir para a prisão. A cada final de sessão, surgiria algum tipo de dúvida (devemos ir pela floresta, pelo pântano ou pela montanha? Devemos abrir a porta com o aviso de “Não Abra”?…) e os leitores votariam. Enfim, acho que pode ser uma experiência bem interessante.

  4. Caraca, muito bom o seu podcast! Otimas idéias, como eu nunca pensei nisso antes? hehe
    ja estou ansioso para ver o dungeon massacration pronto :D
    vou experimentar esse esquema de criação compartilhada e ver no que da :D
    continue assim
    abraço

  5. Fala Nitro, tudo bem?

    Acabei de escutar o seu mais recente Nitrocast e as dicas apresentadas para a criação de persongens e do cenário são muito boas. Recentemente para iniciar a minha campanha de Dark Sun, eu utilizei uma técnica apresentada no site Ponei Riders. No post ele explica uma versão bem parecida com a sua proposta e que rendeu bons frutos, para quem quiser dar uma olhada ai vai o link: http://poneiriders.wordpress.com/2010/09/24/criando-personagens-jogadores-npcs-e-cenarios-ao-mesmo-tempo/

    Antes mesmo da minha campanha esquentar, vou colocar alguns elementos bem legais que você apresentou aqui para ajudar a construir ainda mais a campanha.

    Parabéns pelo Nitrocast, vida longa…hehehehehe

  6. @Tio Nitro – Obrigado. :)

    Ainda bem que deve ser só do meu lado porque seria uma chatice reparar e mandar de novo o ficheiro de som.

  7. @jrmariano – Pode publicar o tamanho que você quiser, eu gostei muito! :D Eu escutei aqui e não vi esse defasamento, deve ser algo de processamento ou algum problema no download do mp3.

  8. De nada. Acho que abusei mesmo no tamanho, certo? Me desculpe pelo atrevimento. E ainda por cima reparei que está com erros. Deve ter sido do transplante… :)

    Eu ouvi este episódio e reparei uma sequência de seu discurso repetida com desfasamento de tempo. Uma vez andei montando um episódio de podcast e aconteceu-me isso. Será que você deixou algum artefato áudio por retirar? Ou foi falha do meu leitor de mp3?

  9. Obrigado pelos comentários pessoal!

    @jrmariano – Muito obrigado pela contribuição, seu comentário é um post! :D

  10. Parabéns por seu podcast e pela sugestões excelentes para qualquer sessão.

    Por acaso comentei no fórum Vozes da Terceira Terra exatamente acerca do controle narrativo ser mais compartilhado.

    Resumidamente, eu sou um adepto do “Método do GM Democrático no que diz respeito ao Controle Narrativo mas que no fundo só o safa porque ele é Preguiçoso” ou “do Mínimo Esforço”. Mas admito que depende do à-vontade com que os seus jogadores o fazem ou desejam fazer.

    Eu eu costumo “guiar” o Controle Narrativo com perguntas específicas de modo a ajudar a criar diversidade e envolvimento. E uso também essas “lead questions” (que você referiu como sendo “E se…”) especialmente quando recorro a personagens pré-feitas em aventuras introdutórias (depois de lhes dar uma vista de olhos) para criar relações iniciais e interessantes entre estes: “Você era capaz de delatar o personagem do Oficial a seus superiores se ganhasse alguma coisa com isso?”; “O que o Capitão lhe fez no passado para você o fazer?”; “Qual é a razão misteriosa pelo qual você acha que o Feiticeiro bebe demasiadas poções?”

    Em Exalted também, já usamos o método de cada jogador criar vários pormenores que queriam que aparecessem num dado local do cenário ou campanha não deixando de referir o que é que não queriam que aparecesse. Contudo as sugestõs eram bastante vagas e coube ao GM incluí-las o que se revelou moroso e menos interessante.

    Nas minhas sessões actuais de Geist costumo perguntar bastante como é os jogadores imaginam a descrição de um dado local ou personagem. A essa descrição original costumo acrescentar um outro detalhe contrastante ou se necessário que pertença à trama. E nesta crónica também parti de uma ideia geral de tema fornecidos pelos personagens criados pelos jogadores e seus relacionamentos para ir criando a trama principal.

    De qualquer modo continue com o excelente trabalho!

  11. Volta triunfal do nitrocast!!!
    Tio, rola de fazer um nitrocast especial: Dragonlance?
    Seria sensaciiiiiiiiiiiiional! ;)

    Continue com o bom trabalho!

  12. Aew Tio Nitro!
    Muito bom o Podcast, vou usar isso em minha proxima campanha.
    Estamos todos no aguardo de Dungeon Massacration! \,,/

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