Aventura “Fuga Sob As Sombras!”-20º Episódio da Campanha “Império das Sombras” (Forgotten-D&D 4e)

Nesse episódio temos a fuga desesperada dos heróis para fugir de Suzail, que foi invadida e tomada pelos Drows! Muita ação nesse episódio da Campanha Império das Sombras!

_____________________________

A CAMPANHA “O IMPÉRIO DAS SOMBRAS” – D&D e Forgotten Realms 4ª Edição

Os povos livres dos Reinos estão em perigo. O Império de Netheril, junto com aliados misteriosos ameaça acabar com a paz na região central de Faerum, e uma guerra entre Cormyr e Netheril é iminente. A campanha coloca os heróis no centro desse grande conflito, que pode transformar completamente Faerum!

Os temas da campanha são a guerra e seus efeitos, a importância das alianças diplomáticas, os sacrifício que devem ser feitos e o preço cobrado pela vitória ou pela derrota no campo de batalha.

Leia os episódios anteriores nesse link!

_________________________________________________

GRUPO DE AVENTUREIROS ATUAIS (Nível 10)

Huo Quiang  “Punhos de Fogo” (Leo – Monje Meio-Orc do Templo das Mil Luas, Região de Sundabar, “Hoguk Urghat” nome orc)

Hoguk Urghat, nasceu em uma vila próspera de orcs próxima de Sundabar. Foi levado ainda novo ao Templo das Mil Luas afim de encontrar respostas a tantas perguntas que tinha.Anos depois com o nome de Huo Qiang Urghat, Punhos de Fogo, saiu do templo com um objetivo claro, refazer os passos do lendário meio-orc monge, Lee Fang Tchong e descobrir algo sobre aquele que fora um dos fundadores do templo e detentor de grande sabedoria.

Marisol de Sune (Érika “Tuz” Esposanerd – Clériga de Sune, Deusa da Beleza)

Romântica por natureza, eternamente alegre e com toda frescura e caprichos vindos de sua infância nas mansões de uma das mais poderosas famílias de Sembia, Marisol Uskreven é uma exilada de sua cidade.

Diário de Campanha de Marisol de Sune

Kalian Wyght “Rasga-Bucho” (Anso – Ladino de Sembia)

Kalyan - O Ladino de Sembia

Oriundo dos locais mais sombrios e sem-lei de Sembia, Kalian não é um simples ladrão. Ele busca a redenção de uma grande tragédia que ocorreu em sua vida.

Diário de Kalyan “Rasga-bucho”

Lady Arytanna de Selune (Paula – Paladina de Selune, A Grande Deusa da Luz )

Lady Arytanna - Paladina de Selune

Vindo de Arabel, Lady Arytanna recebera uma visão de uma grande sombra avançando para seu amado reino de Cormyr. Seguindo a visão, ela descobre que deve se encontrar com uma mensageira de Sune.

Auden Thundersword – Mário (Senhor da Guerra, Ex-Comandante do Exército de Cormyr)

Auden Thundersword - Senhor da Guerra 2º Nivel

Auden era um capitão dentro do exército de Cormyr, muito preocupado com o avanço do Império de Netheril. Por achar que o Cormyr não reconhece o verdadeiro perigo do Império, ele sai do exército em busca de provas dos planos de dominação de Netheril, além da fortuna como mercenário. Auden é muito inteligente e astuto, porém vingativo e muitas vezes frio e calculista. É cético e leal apenas a sua própria causa.

_________________________________________________

Mapa de Forgotten Realms em 1479

Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição - DR 1479
Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição – DR 1479

_________________________________________________

Região da Campanha

Mapa da Campanha "Império das Sombras" - Arcos 1 e 2
Mapa da Campanha “Império das Sombras” – Arcos 1 e 2 (Clique para Ampliar)
Mapa de Suzail!

________________________________________________________________

Preparação da Sessão

Como nos episódios anteriores, nesse episódio eu apenas fiz uma lista de locais e PdMs soltos, que podem ser utilizados ou não. A situação que os PJs estão foi uma consequência da sessão anterior, ou seja, eles estão dentro do Palácio Obasrkyr no meio da invasão Drow, com o Rei Foril evenenado. A partir daí os PJs tem que decidir o que fazer, se irão fugir sozinhos, se irão resistir a invasão, se tentarão salvar outros cidadãos de Suzail (o Auden por exemplo, tem sua ex-noiva para se preocupar, etc.).

As cenas reportadas abaixo foram as que surgiram na sessão a partir das decisões dos PJs. A única coisa que me pensei foi em diferentes tipos de cenas de ação, de maneira genérica (perseguição de Drows pela cidade, cenas de Drows torturando e executando cidadãos de Suzail, multidões desesperadas correndo para todo o lado, etc. ).

Os PJs também receberiam a informação que Arabel caíra sob o domínio Netheriano, assim como Waterdeep, que caíra sob o domínio das tropas de Yuan Ti vindas de Chult.

Fiz a lista abaixo de locais da região e de PdMs variados, para usar na improvisação dos eventos, com base nas decisões dos jogadores. O contexto da invasão Drow (e da Aliança Negra) é fixo, mas os elementos que compõe o contexto podem ser alterados durante o jogo, para envolver cada vez mais os PJs (por exemplo, algum desses PdMs abaixo podem ter ligações favoráveis ou desfavoráveis aos PJs, ser amigos do passado, etc.).

_______________________________________

Locais:

Cidade de Wheelon – Cidade Prisão

Cidade de Marsember – Metrópole Portuária

O Vasto Pântano

Daerlun – Cidade de Mercadores de Tecidos

Saerloon – Cidade dos Perfumes

Selgaunt – Capital de Sembia

Personagens do Mestre:

Lord Wilmorn Brushranger Lorde Mercador e Mago Humano

Darrath – Mercenário Elfo

Lady Arairies Goldweather – Lady Mercadora

Seaster – Feiticeiro Halfling

Lady Gurlove – Barda Humana

Capitão Norben Droverson – Soldado

Lady Darnys Foxmantle – Dama Mercadora de Selgaunt

Walmorn – Assassino

Markul Clérigo de Thorm

Lord Wilmorn Brushranger Lorde Mercador e Mago Humano

Darrath – Mercenário Elfo

Lady Arairies Goldweather – Lady Mercadora

Seaster – Feiticeiro Halfling

Lady Gurlove – Barda Humana

Capitão Norben Droverson – Soldado

Lady Darnys Foxmantle – Dama Mercadora de Selgaunt

Walmorn – Assassino

Yder Thantul – Príncipe Shade e verdadeiro pai de Aldus Thundersword

Tropas Drow:

Guerreiros Drow,Magos e Clérigos (fêmeas drow); Mindflayers, Hook Horrors, Bulette, Driads, Draegololth e alguns Yochol.

Suzail vai estar esvaziada por causa do ataque de Netheril em Arabel, com apenas um contingente de 6.000 unidades.

A invasão drow é liderada por Menzoberranzan, juntando as cidades drows de Ched Nasad e Chaulssin e a cidade Mind Flayer de Oryndoll. Eles estão aliados à Netheril e aos Yuan-Thi de Sseth.

Além disso, entre os Drows, os Netherianos enviaram alguns Draconatos,enviados pela Imperatriz Dragoneza Gauwer através do portal em Sembia.

As tropas de Menzoberranzan tem a seguinte hierarquia:

  • Comandante Supremo e a Matron Mother Triel Baenre.
  • General das tropas: Dantrog Baenre
  • Mago Comandante de Guerra: Zoran Um’ptu
  • Líder das Clérigas de Lolth: Zal’therra Baerne comanda as tropas da Black Spider
  • Tropas de guerreiros, clérigos de Lolth, Driders (meio drow-meio aranha gigante) e Draegloths

As tropas de Ched Nasad tem a seguinte hierarquia:

  • Comandante Supremo: Aunrae Nasadra
  • General das Tropas: Drisinil Melarn
  • Tropas de guerreiros, clérigos de Lolth, Driders (meio drow-meio aranha gigante) e Draegloths

As tropas de Chaulssin (cidade drow que ficou no Plano das Sombras por um tempo) tem a seguinte hierarquia:

  • Comandante das tropas dos Assassinos Jaezred Chaulssin (adoradores do deus Drow Vhaeraun, deus dos assassinos e ladrões): Kaanyr Vhok
  • Tropas de guerreiros assassinos, anões Duergar aliados comandandos pelo príncipe anão diergar (anões das sombras) Horgar of Gracklstugh e Shadar-Kai (humanóides nascidos no plano das sombras) e Malaugryn (monstros das sombras que dominam as pessoas).
  • 10 Dragões das Sombras, controlados pela Cabeça de Shandraxil.

As tropas da cidade Mind Flayer da cidade de Oryndoll são:

Mindflyers comandados por Methil e escravos orcs guerreiros.

Além disso, o príncipe Ezoured Obasrkyr de Suzail está em conluio com os Drows e Netheril, em troca se ser o regente ele irá oferecer a rendição da cidade.

A aventura até agora:

Os heróis estão dentro do Castelo Obasrkyr, no momento em que Suzail está sofrendo a invasão dos Drows. Exércitos de elfos negros entram por todos os lados da cidade quanto dez dragões negros mantém a cidade em trevas. A Espada de Azoun foi roubada, o Príncipe Irvel Orbasrkyr foi morto e os heróis levam um moribundo Rei Foril em sua fuga desesperada. Tem como aliados os Máscaras Negras (gangue de ladrões liderada pelo vampiro Vespa da Noite) e o portal no Templo de Selune, feito pela Sacerdotisa Illandra.

Dramas e Motivações Pessoais de Cada PJ até o momento:

Eu normalmente fazia isso de cabeça, mas dessa vez decidir incorporar no meu reporte de sessão os dramas pessoais de cada personagem, para me ajudar a “reincorporar” esses dramas nas sessões. “Reincorporar” significa colocar de volta para a narrativa coletiva aquilo que foi criado anteriormente dentro da narrativa coletiva. Percebi que quanto mais eu entrelaço os dramas e motivações pessoais de cada PJ, os jogadores ficam mais interessados e animados com a campanha/aventura. Os dramas abaixo foram desenvolvidos e improvisados durante as sessões da campanha, esse registro apenas ajuda na reincorporação desses elementos criados na mesa de jogo.

Monge Huon Quian

O monge está na sua busca atrás do destino de Lee Fang Tchong, o grande mestre fundador do Templo das Mil Luas da região de Sundabar (e  que fora um lendário personagem do Leo (o jog. do Huon Quian) na época da nossa campanha de 3.X).

Ele descobriu que Lee Fang Tchong fora para Aubeir Retornada, onde ajudou ao Reino de Eskorn a se libertar do dragão tirano Eskonarmundyr. Lee Fang Tchong também fundou o Templo de Stormreach em Eskorn, mas depois desapareceu.

Lady Arytanna, Paladina de Selune

A Paladina de Selune descobriu que é a filha bastarda do Rei Foril Obasrkyr (sua mãe Lady Gallandra lhe disse quando os heróis a libertaram da Prisão Hellspike no Plano dos Mortos).

Depois da morte do Príncipe Irvel Obasrkyr, é a única herdeira viva do trono do Reino de Cormyr. Porém, ela precisará da Espada de Azun Matadora-de-Dragões para provar que tem sangue Obaskyr nas veias, pois apenas membros da família Obasrkyr podem usar a espada sem morrer.

Ela também tem como nêmesis Lorde Erzoured, o uruspador do trono de Cormyr (ele traiu o reino com um acordo com o Império Netheriano e os Drows).

Marisol Uskreven, Clériga de Sune

Marisol, que fora criada em Winterhaven sem saber do seu passado, descobriu que é a sobrinha de Thamalon Uskreven II, o Hulorn (Mercador Governante) da cidade de Selgaunt em Sembia, que se aliou ao Império Netheriano.

Marisol é a única sobrevivente do massacre que seu tio, Thamalon Uskreven II realizou na sua família. Ela foi salva por Kalian Cale (o assassino sembiano do grupo de heróis) quando tinha apenas 4 anos e levada para Winterhaven.

Por ser filha de Larajin Uskreven (sua mãe, que foi morta por Thamalon Uskreven), ela tem o direito à todas as posses de Thamalon, pelas leis de Selgaunt. Kalian, como membro da Resistência Sembiana (um grupo secreto que luta para livrar Sembia da influência Netheriana), tem esperança que Marisol possa unir os demais Lordes Mercadores de Sembia em uma revolução contra Thamalon Uskreven.

Marisol também busca vingança contra a morte de sua família.

Kalian Cale, Assassino Sembiano

Em nome da Resistência Sembiana, Kalian salvou Marisol do massacre ordenado por Thamalon Uskreven II. O autor do massacre contra os Uskreven foi Erevis Cale, o pai de Kalian, que escolheu servir o Império Netheriano em troca de se tornar um Escolhido de Shar. Kalian, trabalhando para a Resistência Sembiana, escondeu Marisol em Winterhaven, mas depois perdeu o paradeiro da jovem.

Ao reencontrar Marisol, sua missão para a Resistência Sembiana voltou a ser uma prioridade.

Recentemente, começou a desenvolver poderes das sombras, e um confronto com Lorde Blacksilver (um poderoso mercador de armas de Suzail) revelou que ele está desenvolvendo os poderes de um Escolhido de Mask (o deus dos mistérios).

Lord Blacksilver, um antigo inimigo de Erevis Cale, atacou Kalian, dizendo que se ele executar o assassino sembiano, ele é que seria o Escolhido de Mask (Lord Blacksilver também demonstrou estar desenvolvendo poderes semelhantes ao de Kalian).

Auden Thundersword, Senhor da Guerra Cormyriano

Auden era um Dragão Púrpura comandante da Silent Blade, um grupo especial para missões secretas de Suzail. Depois de uma missão mal sucedida em Scardale, onde Auden foi traído por seu comandante Ayesunder Truesilver, e fez com que seu grupo da Silent Blade; Troggo (Goliath Guerreiro), Galud Battlehammer (Anão Battlerager), Michele Sunstar (Maga de Guerra Humana), Belzor o Corvo (Clérigo de Cyric) supostamente tivesse perecido.

Auden deixou uma ex-noiva em Suzail, Elenna, uma mercaora de pães. Recentemente Auden descobriu que seu antigo grupo Silent Blade não tinha perecido, mas eles sobreviveram e o culpam pelo destino cruel que sofreram no passado.
Auden já fez as pazes com Michele Sunstar, que é atualmente a Maga de Guerra comandante de Suzail e com Troggo (que é um guarda costa de Lady Serenity, uma rica viúva mercadora de armas de Suzail); porém os destinos de Galud e Belzor ainda são desconhecidos. Além disso Elenna parece ter um filho, Sauden, que é a cara de Auden Thundersword.

Auden também descobriu que possui sangue Netheriano nas veias, e suspeita que seu verdadeiro pai é Yder Tanthul, um dos Doze Príncipes of Shade. Ele segue para o Castelo Thundersword em Marsember para confrontar seu pai Lorde Darius Thundersword sobre essas informações. Sua mãe é Lady Beatrice Thundersword.

Antes da Sessão

Os heróis conseguiram vencer a armadilha de Lorde Erzoured para matar a corte e o Rei Foril, porém o Rei ficou envenenado e os heróis estão dentro do salão principal do Castelo Obaskyr, tentando des

Reporte da Sessão

As cenas seguintes foram as que surgiram na sessão, a partir do que aconteceu na sessão passada. Eu divido durante a sessão para deixar a narrativa mais dramática, iniciando e encerrando. Os jogadores também podem requerer cenas (tipo: eu quero ir em tal lugar fazer tal coisa) e eu resolvo em seguiga.

Os heróis, se vencerem o combate com os Drows, terão que tentar fugir do Castelo e de Suzail. Cenas de perseguição, desespero e atos heróicos.

CENA 1 : FUGA DO CASTELO OBASKYR

Com o Rei Foril agonizando e cercados por todos os lados por Drows, os heróis procuram fugir do Castelo.

Marisol consegue acordar o Rei Foril, e usando um Ponto Narrativo, o Rei Foril conta para os heróis que existe uma passagem secreta entre o Castelo até a Praça Central de Suzail.

Os heróis seguem pela passagem secreta e seguem nos túneis subterrâneos da cidade.

Ao chegar embaixo da Praça, o Rei Foril chama sua filha Lady Arytanna (a jogadora Paula não estava presente, mas a gente ligou para ela no celular e ela fez o roleplay à distância, doooidimais!.

Foril e Arytanna conversam, com o rei pedindo perdão por não ter reconhecido Arytanna como sua filha. Ele explica a paixão que sentira por Lady Gallandra.

Lady Arytanna perdoôu seu pai, que perece em seus braços. Lady Arytanna ora para Selune e tem uma visão, com o Palácio Lunar de Selune se abrindo nos céus e Foril se encontrando com sua mãe Gallandra. Depois disso, Foril se despede de Lady Arytanna e a Espada da Lua de Lady Arytanna brilha com o toque do espírito (ganhou +1 de bônus mágico :).

O grupo chega na praça e tem a primeira vista do caos que se instalou em Suzail. Os Dragões da Sombra sobrevoam a cidade, mergulhando tudo em trevas e soltando baforadas Negras Sugadoras de Energia Vital (nussa sinhura du Bahamut!), enquanto centenas de guerreiros Drows, saindo de buracos criados por vários Bulettes controlados pelos Drow, atacam e degolam tudo que vem pela frente.

A cidade está mergulhada na escuridão causada pelos dez Dragões da Sombra que revoam sobre o lugar.

O grupo sai dando porrada pra todo lado e correndo em direção ao Templo de Selune (na sessão anterior Lady Arytanna combinou um plano com a Sumo-Sacerdotisa Luna para salvar algumas pessoas usando o Portal Mágico dentro do Templo). Cena bem desesperada!

CENA 2: COMBATE NOS PORTAIS DO TEMPLO DE SELUNE

Ao chegar no portal o grupo enfrentou uma tropa de Drows, que estavam lutando contra os clérigos de Selune para entrar no templo.

O combate foi feroz e com um agravante, eles tinham que impedir os Drows de entrarem no templo e matarem quem estivesse lá dentro.

Como estava sem marcador no dia, coloquei canetas, lápis e dados para fazer a parte da frente do Templo de Selune.

A pancadaria envolveu um Drow Aracnomante e seus capangas Drows Spiderblade, veneno para todo lado!

Como havia alguns Clérigos de Selune na área, os jogadores controlavam eles também para atacar os Drows, para simplificar fiz assim; se um dos aliados clérigos de selune tirasse 18,19 ou 20, eles derrubavam um dos Drows. Isso simplificou o uso de aliados nesse combate.

CENA 3: O PORTAL DO TEMPLO DE SELUNE

Dentro do Templo, os heróis conseguiram fazer com que várias pessoas conseguissem entrar no portal. Para evitar que os Drows seguissem os fugitivos, eles teriam que fechar o portal.

O grupo discutiu se uma pessoa iria se sacrificar e ficar em Suzail e todos os outros. A Sumo-Sacerdotiza Luna explicou que só poderiam salvar duzentos habitantes, e Auden ajudou sua ex-amada Ellen e seu filho Sauden a entrar no Portal de Selune. Ellen diz para Auden que um Drow matou seu marido gnomo Guindolin.

Enquanto os heróis ajudavam as pessoas a entrarem no templo de Selune, um Drow Aracnomante invocou um Demônio Yochol dentro do templo! O Portal de Selune estava drenando todas as energias mágicas que protegiam o templo da invasão dos Drows, e com a abertura do portal, o Aracnomante (que estava do lado de fora, flutuando perto de uma das janelas do templo, pode

Mais um combate ocorreu, em meio à fuga pelo Portal!

Combate no Templo de Selune com o Portal de Selune lá atrás!

CENA 4: FUGINDO DE SUZAIL

Com a cidade toda dominada, o grupo decido o que fazer em seguida. Waterdeep está sob ataque, podem retornar a Evereska e conseguir auxílio dos Eladrin ou podem ficar em Suzail e tentar levantar e reunir algum grupo de Resistência. Auden dá a idéia de irem para Marsember, ao Castelo Thundersword (de sua família) e de lá partir em um navio para Selgaunt (a capital de Sembia, onde está a Espada de Azoun, necessária para unir os povos sob a liderança de Lady Arytanna). O grupo segue para a área Sul de Suzail, enfrentando vários Drows no caminho.

Na área sul, eles vêem os cavalos prometidos por Vespa da Noite, porém uma tropa de Drow Elfos os aguarda, incluindo Tazlos, o Aracnomante (o vilão da sessão!). Eles enfrentam os Drows e depois de derrotá-los, pegam os cavalos e saem em disparada para Marsember!

Combate perto dos Estábulos, no sul de Suzail! Esse foi bem pauleira, o Aracnomante apelou! :D

Galera na porrada e Marisol de longe tacando suas magias de Sune. O perigo era de matar os cavalos, os Drows matavam um a cada 3 rodadas! :D

Um dos Drows chegou perto de Marisol, que teve de usar o Chicote de Sune nele, Auden Thundersword correu para ajudar a clériga!

FOTOS DA SESSÃO



PRÓXIMA SESSÃO

O grupo segue a cavalo pelas florestas ocupadas de Drows em direção à Marsember! O que encontrarão lá? Será que o Castelo Thundersword ainda está de pé! :D

E mais, agora o grupo chegou no nível 12, então o pau vai comer!

________________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos


Anúncios

8 comentários

  1. @fábio – Valeu! Estamos nos divertindo tanto quanto nos divertimos com a 3.5/3.0. O Bardo é legal,mas como saiu no PBH2, eu acho que o pessoal já tinha pegado outras classes antes. Vou dar essa sugestão para algum dos jog. fazer um bardo para nossa aventura Tomb of Horrors! :D

    Valeu pelo comentário!

  2. muito legal a aventura
    eu ainda não joguei 4 edição , era um dos que preferiu ficar na 3.5 mas acompanhando seus posts no twitter e por aqui
    vou ver se acho um grupo pra jogar 4 edição também
    pois parece ser doidimais
    como meu antigo grupo parou de jogar pois a maioria estava sem tempo
    você conhece algum forum/site/comunidade do orkurt que o pessoal
    joga partidas online de 4 edição?
    muito legal os podcasts também
    estou baixando eles pra ver se aprendo mais sobre 4 edição
    e uma ultima duvida
    procurei na internet mas não achei nenhuma ficha/exemplo de Bardo de 4 edição
    o pessoal não curtiu jogar de bardo na 4edição?

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s