NitroVideo: Preparar Menos, Improvisar e Jogar Mais!

Nesse NitroVideo trago algumas dicas e sugestões de improvisação para Mestres de RPG. A idéia é diminuir a carga da preparação, divertir e jogar mais e seguir mais o fluxo do jogo, focando nas ações dos PJs, nas motivações dos PJs e deixando a sessão mais orgânica e divertida. :)

________________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

Anúncios

23 comentários

  1. @milton – Eu gosto de ter algumas situações escritas bem genéricas e nomes de lugares/personagens para me ajudar na improvisação, para aqueles momentos mais de ‘branco” :) valeu pelo comentário!

  2. @wallck – A idéia é essa mesmo, criar um lugar e situações. Mas o mais legal é pegar as decisões dos jogadores e criar situações em cima delas, até mesmo alterando a história do background para se adaptar ao rumo que os jogadores deram para a história! :D

  3. @calavera – Eu faço um esquema básico, mas com locais e PdMs com motivações, levo alguns tiles q posso ou não usar. Mas gosto de concentrar mais no que está acontecendo na mesa de jogo do que na minha preparação. Outra coisa que faço é reduzir o número de PdMs importantes em uma sessão/cena, para três ou quatro no máximo, é mais fácil de interpretar e concentrar na narrativa que está sendo criada na mesa. :)

  4. @herpich – Relaxar na mesa de jogo é o que eu mais esqueço também! :) Estou acostumando a levar uma garrafinha d’água para o jogo e de vez em quando eu dou uma paradinha para tomar água e relaxar. :) O jogo flui melhor!

  5. Doidimais véiiiI!!

    Eu vou fazer uma aventura experimental de improviso com meus jogadores. Vou inventar tudo na hora, sem levar nada pré-pensado!

  6. Meu, muito show! Vc me deu dicas importantíssimas, pois eu mesmo me estava vendo justamente nos problemas relacionados a essas dicas….eu preparava demais e a coisa não saía do jeito q eu queria e isso me frustava muito. Vc disso tudo…o bacana é lançar algo genérico e deixar que os pj’s resolvam os seus problemas e não o inverso…..Parabéns!

  7. Muito bom como sempre!!!

    Por muito tempo eu fui um mestre um pouco frustrado, porque tudo o que eu planejava dava não saía como eu queria, e isso era só motivo de chateação pra mim e pros jogadores.

    E naturalmente, de um tempo pra cá, eu desencanei disso, e tenho mestrado muito na improvisação, sem me preocupar com o que deveria acontecer, mas sim com o que está acontecendo.

    Resultado: muito mais diversão pra todo mundo.

    Vlw Tio Nitro, ótimas dicas!!!

  8. Dicas simples que fazem uma puta diferença em uma mesa de jogo. Realmente tentar controlar o destino dos jogadores acaba tornando tudo muito chato. Para os jogadores fica a sensação de que nada podia ser diferente, de que seu personagem é só mais um. E para o mestre fica aquele lance de história repetida e cansada.

    Ótimas dicas!
    Parabéns!

  9. Excelente!

    Depois de algumas sessões com os mesmos personagens e jogadores, eu pude perceber as falhas e os acertos de todos os elementos de narração que tentei colocar sessão após sessão.

    Concluí que nesta próxima aventura, vou trabalhar mesmo no enredo, nas “lendas” e nos detalhes do cenário. A idéia é permitir que os jogadores tomem decisões e sintam uma resposta do jogo por isto. Não é um trabalho muito grande, pois não estou fechando lacunas e nem tentando prever ações dos jogadores, e sim, criando um “lugar” para eles brincarem.

    Acho válido o vídeo! =)

  10. uma pergunta bem técnica tio nitro: o que você normalmente leva de material preparado para sua sessão de RPG? falo no quesito material criado/selecionado por você mesmo, como por exemplo, anotações, fichas, listas, mapas etc…

    ue ainda me complico nisso, sempre levo coisa demais ou de menos. muita coisa fica sem ser usada e outras me faltam.

    é… depois de 6 anos sem mestrar acho que fiquei um pouco enferrujado…
    =/
    mas eu estou me enforçando ao máximo
    =D

  11. Gostei bastante das dicas, me ajudaram bastante. Eu me preocupo demais com a sessão, os encontros e tal, vou tentar relaxar :)
    Continue jogando RPG( pra sempre! hasuhsau) e continue com seu blog, está ótimo.

  12. Muito bom! Concordo com tudo.

    Ultimamente é o que eu tenho feito mesmo: preparar bem menos… Às vezes eu só penso e deixo anotado algumas informações importantes sobre o cenário onde a aventura vai ocorrer, caso algum jogador pergunte ou pra me ajudar como um ponto de partida pra próxima improvisação…

    Trabalhar em cima dos backgrounds/idéias/motivações dos PdJ’s também é muito bom pois agrada e diverte mais os jogadores, afinal, é o que eles querem vivenciar com seus personagens…

    Parabéns Nitro! :)

  13. @arquimago – Valeu pelo comentário! ;) O problema de pensar na “solução” de um conflito antes da aventura é que a “solução” pré-concebida muitas vezes influencia o modo como eu mestro o jogo, mesmo sem querer eu acabo forçando os jogadores a seguirem uma linha pré-definida, mesmo quando eu tento deixar mais aberto possível.

    Uma opção é pensar em diversas soluções mas esquecer todas elas antes de mestrar, para evitar influenciar o comportamento dos PJs. Outra idéia é dar abertura e mais controle narrativo para os jogadores, ao invés de pensar em soluções, assim um pode fazer uma cena de flashback por exemplo, ou usar um ponto narrativo para se lembrar de alguma lenda da região que lhe fora contada por seu avô que fala de uma passagem secreta embaixo da dungeon do carangejo de fogo onde eles estão presos! :D

  14. Gostei da ultima dica, diria que é a mais importante.

    Eu gosto de preparar pouco o jogo e essas dicas vão ser muito boas, só que precisava colocar coisas com solução, mas acho que é preciso fazer os jogadores suarem um pouquinho ;)

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s