NitroVideo: Mapas de Relacionamento para RPGs!

Atendendo a pedidos :)  trago nesse NitroVideo algumas dicas de como usar Mapas de Relacionamento para administrar os Personagens do Mestre e as ligaçãos dos Personagens dos Jogadores. Falo de alguns exemplos antigos (Aventura “Berlin By Night” da White Wolf de 1993) e alguns exemplos novos (o RPG indy narrativo de 2009, Secrets and Lies, do Dan Bay). Além disso trago também o mapa que eu fiz para a minha campanha de Forgotten Realms-D&D 4e “Império das Sombras”.

Link do NitroVideo: http://www.youtube.com/watch?v=xATxU2j5Gt4

Abaixo seguem os exemplos que citei no vídeo:

Mapa de Relacionamentos da White-Wolf, Berlin By Night (1993)

Mapa de Relacionamentos - white wolf (Berlin By Night,1993)  Clique para Ver o Tamanho Completo!
Mapa de Relacionamentos - white wolf (Berlin By Night,1993) Clique para Ver o Tamanho Completo!

Mapa de Relacionamentos do jogo RPG Narrativo Secrets and Lies, por Dan Bayn  (RPG de Investigação Noir, 2010)

mapa de relacionamentos -secrets and lies - Dan Bayn,2010 - clique para ver o tamanho completo!
mapa de relacionamentos -secrets and lies - Dan Bayn,2010 - clique para ver o tamanho completo!

Mapa de relacionamentos toscão que fiz para a minha campanha!

mapa de relacionamentos tosco do tio nitro - campanha imperio das sombras forgotten realms - clique para ver o tamanho completo
mapa de relacionamentos tosco do tio nitro - campanha imperio das sombras forgotten realms - clique para ver o tamanho completo

Fico aguardando mais dicas e sugestões de mapas de relacionamentos para RPGs nos comentários! :D

________________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

21 comentários

  1. Putz!
    Eu sou mega adepto dos mapas de relacionamento, talvez por ter sido “escolado”, no vampirão escolavéia mesmo… Vou construindo o cenário a medida que elaboro o mapa. Ferramenta indispensável pra minha cognição, na hora de bolar uma ambientação.
    =)
    Pra citar um suplemento que eu adoro – da escola nova – é o Damnation City que dá boas mecânicas pra se criar vários estilos de mapas de relacionamento.
    E pra deixar um exemplo de mapa meu, vai um link de um mapa que ainda estou montando, da minha crônica Breu No Horizonte (cuja idéia básica é botar os PC`s ainda mortais, na Ouro Preto do final do séc. XIX, e continuar a saga através da história de BH com eles Abraçados através das décadas, construindo o cenário, bem livre, com maior controle narrativo).

    Segue o exemplo, ainda em construção:
    (usei o OmniGraffle para construir)

    Mapa de Relacionamentos – Breu no Horizonte
    http://picasaweb.google.com/118094828292838993828/Temporarios#5496917317405209410

  2. Caracas tio nitro!

    Eu fazia a mesma coisa quando mestrava storyteller escolaveia!

    Ajuda bastante na hora de criar as plots!

    Parabéns denovo pela iniciativa! Por enquanto vou curtindo minha inercia! kkk

    Abração

  3. Ei! eu faço essa zona pra escrever cenários! É um tal de nego que não gosta de fulano mas que é inimigo de sicrano que é indiferente a beltrano…

    Tinha até um software pra escrever roteiro de filmes que tinha uma ferramenta pra criar anagramas como estes. Muito bom!

  4. Caraca, véio, bom demais! Eu ia colocando tudo em frases e ficava mega confuso!
    Vou colocar em prática o uso de mapas imediatamente!

    Tio Nitro, já usou Mapas Mentais pra criar aventuras? É doidimais!

  5. Ótimo. Agora ficou bem claro o q é o mapa de relacionamentos.
    Obrigadão por mais essa dica.

  6. Ah so pra te indicar melhor no pdf a pagina que começa sobre tal assunto é na pagina 122.

    Outro suplemento da White Wolf que encontrei tb algo é no suplemento WoD -Chicago que começa na pagina 415 do pdf e vai ate a 419.

  7. Cara agora que vc mostrou esse mapa, eu vi algo semelhante neste novo livro da White Wolf o WoD Mirror. Lá alem de informar esse tipo de mapa , tem tb como vc pode usar miniaturas em campanhas no mundo das trevas.

    Ainda vou ver seu video para entender melhor. Mas já adiantando , vi esse mapa ou algo semelhante neste novo livro que citei acima.

    OBS: Nada como um bom Google – Fu o.O

Deixe um comentário!

