Nesse episódio, os nossos heróis cruzam um portal que passa pelo mundo dos mortos para irem de Evereska a Suzail a tempo de prevenir a invasão dos Drow Elfos. Nesse caminho, eles se envolvem em uma aventura perigosíssima entre os mortos, e uma revelação bombástica sobre o passado de um dos heróis altera os rumos da saga!
_____________________________

A CAMPANHA “O IMPÉRIO DAS SOMBRAS” – D&D e Forgotten Realms 4ª Edição

Os povos livres dos Reinos estão em perigo. O Império de Netheril, junto com aliados misteriosos ameaça acabar com a paz na região central de Faerum, e uma guerra entre Cormyr e Netheril é iminente. A campanha coloca os heróis no centro desse grande conflito, que pode transformar completamente Faerum!

Os temas da campanha são a guerra e seus efeitos, a importância das alianças diplomáticas, os sacrifício que devem ser feitos e o preço cobrado pela vitória ou pela derrota no campo de batalha.

Leia os episódios anteriores nesse link!

_________________________________________________

GRUPO DE AVENTUREIROS ATUAIS (Nível 10)

Huo Quiang  “Punhos de Fogo” (Leo – Monje Meio-Orc do Templo das Mil Luas, Região de Sundabar, “Hoguk Urghat” nome orc)

Hoguk Urghat, nasceu em uma vila próspera de orcs próxima de Sundabar. Foi levado ainda novo ao Templo das Mil Luas afim de encontrar respostas a tantas perguntas que tinha.Anos depois com o nome de Huo Qiang Urghat, Punhos de Fogo, saiu do templo com um objetivo claro, refazer os passos do lendário meio-orc monge, Lee Fang Tchong e descobrir algo sobre aquele que fora um dos fundadores do templo e detentor de grande sabedoria.

Marisol de Sune (Érika “Tuz” Esposanerd – Clériga de Sune, Deusa da Beleza)

Romântica por natureza, eternamente alegre e com toda frescura e caprichos vindos de sua infância nas mansões de uma das mais poderosas famílias de Sembia, Marisol Uskreven é uma exilada de sua cidade.

Diário de Campanha de Marisol de Sune

Kalian Wyght “Rasga-Bucho” (Anso – Ladino de Sembia)

Kalyan - O Ladino de Sembia

Oriundo dos locais mais sombrios e sem-lei de Sembia, Kalian não é um simples ladrão. Ele busca a redenção de uma grande tragédia que ocorreu em sua vida.

Diário de Kalyan “Rasga-bucho”

Lady Arytanna de Selune (Paula – Paladina de Selune, A Grande Deusa da Luz )

Lady Arytanna - Paladina de Selune

Vindo de Arabel, Lady Arytanna recebera uma visão de uma grande sombra avançando para seu amado reino de Cormyr. Seguindo a visão, ela descobre que deve se encontrar com uma mensageira de Sune.

Auden Thundersword – Mário (Senhor da Guerra, Ex-Comandante do Exército de Cormyr)

Auden Thundersword - Senhor da Guerra 2º Nivel

Auden era um capitão dentro do exército de Cormyr, muito preocupado com o avanço do Império de Netheril. Por achar que o Cormyr não reconhece o verdadeiro perigo do Império, ele sai do exército em busca de provas dos planos de dominação de Netheril, além da fortuna como mercenário. Auden é muito inteligente e astuto, porém vingativo e muitas vezes frio e calculista. É cético e leal apenas a sua própria causa.

_________________________________________________

Mapa de Forgotten Realms em 1479

Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição - DR 1479
Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição – DR 1479

_________________________________________________

Região da Campanha

Mapa da Campanha "Império das Sombras" - Arcos 1 e 2
Mapa da Campanha “Império das Sombras” – Arcos 1 e 2 (Clique para Ampliar)

________________________________________________________________

17º Episódio: “O Resgate de Uma Alma!”

Campanha: “O Império das Sombras” – Forgotten e D&D 4ª Edição

Segundo Arco de Aventuras: “As Sombras Avançam!” (Níveis 5 a 10)

1479 DR, Ano do Ser Que Não Tem Idade, de 30 de Tarsak, Primavera de Faerun.

No Episódio Anterior:

O grupo aceitou a proposta de viajar pelo Mar Atral, passando pelo Reino dos Mortos até chegar no Templo de Sune em Suzail. Para isso eles entrarão no Templo de Sune em Evereska. Eles recebem a informação que não podem, de jeito nenhum, sair da estrada.

Proposta da Aventura:

Aproveitando a idéia improvisada na sessão anterior pelos heróis de usarem um caminho mais rápido e mágico para chegarem a Suzail a tempo de conter a invasão Drow, aproveitei para criar uma aventura paralela, que teria o objetivo de revelar algo importante do passado de Lady Arytanna, e dar aquela sacudida boa na campanha. A revelação vem abaixo no reporte da sessão! :)

A idéia é fazer uma aventura paralela do Fugue Plane (o plano dos mortos, onde reside Kelenvor, o deus da morte de Forgotten (além de Strogg, o deus da morte dos Anões na nossa Forgotten e que fora um dos personagens dos jogadores na nossa campanha-monstro (nível 1 a 25) de 3 anos no D&D 3.5!).

Mistério da Aventura:

Para avançar com seus planos de dominação, a Deusa das Sombras Shar criou uma Prisão secreta dentro do Fugue Plane, longe dos olhos de Kelenvor. É a prisão Shadowspike, onde demônios a serviço de Shar mantém presos almas que podem destruir os planos da Tríade das Sombras (Shar – Sseth – Lolth). Na Shadowspike está presa Lady Gallandra, suprema-sacerdotisa de Selune e mãe de Lady Arytanna. Lady Gallandra tem um segrêdo que pode dar esperanças aos povos livres de Faerum.

Apesar de estar sendo torturada incessantemente, desde que foi raptada da Torre da Lua Cósmica, no Plano Divino de Selune,  Lady Galandra consegiu enviar uma prece a um dos Espíritos Lunares de Selune para entrar em contato com Lady Arytanna, assim que ela entrar no Plano dos Mortos.

________________________________

CENA 1:  UM NOVO ALIADO E PREPARAÇÕES PARA A VIAGEM PELO PLANO DOS MORTOS (CENA NARRATIVA)

Planejamento da Cena 1:

Nessa cena o grupo será apresentado ao novo herói, Huo Quiang, monge meio-orc amigo do Lorde Dusair de Evereska, que pelo fato de que Stadt Jever vai ficar em Evereska para ajudar na reconstrução da cidade e para reforçar a defesa do lugar (frente ao avanço Netheriano, do exército de Sseth (Yuan-ti e povos repitilianos) e dos Drows ). Os heróis poderão se preparar e fazer algumas cenas de despedida com os amigos eladrins, e os elfos selvagens, se quiserem. Logo depois, o ritual para abrir o caminho dos mortos entre o templo de Corellan (deus élfico) de Evereska e o Templo de Sune em Suzail.

Reporte da Cena 1:

  • A introdução do Huo Quiang foi bem engraçada, com Marisol usando seu monster-carisma para pedir para o monge fazer uma demonstração de suas habilidades marciais!
  • Kalian conseguiu arrancar alguns itens mágicos de Lorde Dusair antes da travessia.
  • Teve uma cena emocionante coma  despedida de Stadt Jever do grupo! (snif!, snif!).
  • Os personagens já estão super entrosados, e é só dar uma desculpa e um conflito que o pessoal cai dentro na interpretação.
  • O pessoal ainda aproveitou para dar uma rodada em Evereska (que descrevi toda podraça, logo após da guerra, etc.)
  • Marisol se despediu do seu namoradinho eladrin que quase morreu na guerra.
  • Auden se embebedou na taverna do Unicórnio Prateado, estressado em ter que voltar para Suzail.

______________________________

CENA 2:  O CAMINHO DOS MORTOS (CENA NARRATIVA)

Planejamento da Cena 2:

Eles entram e vêem uma multidão de mortos andando em uma longa estrada. Os heróis verão e conversarão com mortos de seu passado (narrativa compartilhada). Porém, Caliburnus e Jokarion, junto com outros fantasmas de soldados netherianos, irão atacar o grupo (desafio de perícias). Se eles perderem, eles caem fora do caminho astral e chegarão na cidadela de Kelenvor.

Se cairem da estrada das almas,não conseguirão voltar, apenas se forem guiados por uma alma poderosa.

Se não perderem, continuam na estrada até serem abordados por um espírito lunar  Hilarion enviado por Selune, que irá falar da Alma de  Lady Gallandra, Sumo Sacerdote de Selune e Mãe de Lady Arytanna. Ele disse que também tem uma informação importante para os heróis sobre a invasão netheriana. A alma de Denivar está presa na Shadowspike Prison, por enviados de Xar, uma dimensão-ilha astral escondida de Kelenvor e Strogg.

Se cairem da estrada astral, eles serão atacados por demônios vindo da Shadowspike Prison. Um dos demônios,antes de morrer, fala da alma de Lady Gallandra e onde ela está presa.

Os heróis podem escolher salvar Lady Gallandra ou não (se acharem que é tudo uma armadilha). Se não optarem por seguir a aventura paralela, eles seguem em direção ao portal de Sune (que aparecerá brilhando rosa com o rosto de sune luminoso em cima em um caminho ao lado do caminho dos mortos; os portais para os reinos dos deuses aparecem dessa forma, ao longo do caminho os heróis irão ver portais em caminhos saindo do caminho principal dos mortos, cada portal para um deus diferente). Se seguirem direto, chegarão um dia antes do previso (a viagem no plano durará três dias no plano material, se seguirem direto, chegarão em dois dias do plano material).

Personagens do Mestre da Cena:

Jokarion - Amigo de Stadt Jever (Eleril Taliesin)

Jokarion Greensleves – Swordmage Traidor de Evereska (morto)

Ex-Amigo de Stadt Jever (Eleril Taliesin), foi exilado de Evereska por culpa de Stadt Jever. Ele parece ter se aliado aos Netherianos.

arte de Shiramune - Deviant Art

Lorde Caliburnus (morto)

General Netheriano, comandante das tropas que seguiram para tomar Evereska.

Idéias para a Cena:

  • Ritual com cânticos, efeitos especiais e sons medonhos de almas em sofrimento por todo o lugar.
  • Descrever o caos do Plano dos Mortos.
  • Descrever as almas dos mortos da guerra, neterianos e evereskianos, ainda com os ferimentos que morreram em seus corpos.
  • Alguns personagens podem ter visões de pessoas que mataram no passado, ou de familiares que morreram a muito tempo.

Reporte da Cena 2:

  • O ritual foi bem legal e foi o Stadt Jever (PJ) que realizou os eventos finais.
  • Ao entrar fui descrevendo os milhares de mortos da guerra de evereska andando pelo caminho gigantesco dos mortos, e de vez em quando saindo em caminhos latera para os portais dos seus respectivos deuses. Isso já foi preparando para o resto.
  • Caliburnus e Jokarion (que os PJs mataram no ep passado) encontraram os PJs e partiram para cima deles, dispostos a tirar eles do caminho dos mortos. Mas, com ajuda do monge meio-orc Huon Quian, a galera detonou os netherianos.
  • A comoção da pancadaria atraiu Hilarion, o Espírito Lunar contatado por Lady Gallandra, e eles receberam a informação de que a mãe de Lady Arytanna estava na Prisão Shadowspike, e que tinha algo importante para falar com sua filha. Lady Arytanna fica irada com o fato de sua mãe, grande devota de Selune, estar nas mãos de Shar, e acaba convencendo o grupo de ir com ela até a Prisão Shadowspike (ela iria sozinha se fosse o caso). Hilarion teleporta eles para a prisão (que fica em uma ilha flutuante dentro das profundezas mais escuras do Plano dos Mortos.
  • Uma das revelações mais interessantes para os heróis foi que, ao entrarem no plano dos mortos, eles viram que Kalian não tinha uma aura normal. Ele parecia uma criatura de sombras, diferente dos demais (isso revelou mais um mistério do passado de Kalian em Sembia, ele é meio-shade! :).

_______________________________________

CENA 3:  A PRISÃO SHADOWSPIKE (CENA NARRATIVA)

Planejamento da Cena 3:

Se eles decidirem libertar Lady Gallandra, Hilarion, o espírito lunar irá teleportá-los para a ilha astral onde fica a prisão. Ele diz que Lady Gallandra pode enviá-los diretamente para o Portal de Sune, assim que for libertada.

A prisão é controlada por Garnazuu, um Yochol de Lolth. A ilha astral foi criada durante a Praga da Magia (a catástrofe causada a 100 anos antes da campanha, quando o Deus da Mentira Cyric matou a Deusa da Magia Mistra, fazendo com que a Weave (a rede de energia mágica) se refizesse, trazendo o Plano das Sombras para perto do Plano Material e mesclando o mundo de Aubeir com o mundo de Toril). Parte do mundo de Aubeir ficou no Plano dos Mortos, nas áreas invadidas pela energia do Plano das Sombras. Shar aproveitou esse fato para criar a Shadowspike, uma prisão astral onde ela pode prender seres e criaturas imortais que atrapalhem seus planos.

Com ajuda de Lolth, Shar povoou a prisão Shadowspike com Spectros e Sombras, comandadas por demônios Yochol. Porém, depois de vários anos no plano dos mortos, os demônios perderam grande parte dos seus poderes. Mas como a prisão fica escondida e os prisioneiros já são enviados com magias nulificadores de poderes, os demônios e espectros do lugar não temem nenhum tipo de ataque.

Essa cena é de furtividade, com um desafio de perícias/narrativa compartilhada (com pontos narrativos para soluções criativas para invadir o lugar), com um acordo com os jogadores: a cada fracasso eles perderão 1 pulso de cura, valendo para todos os encontros até o final da sessão. Essa mecânica simples deixa o desafio de perícias que envolve risco físico ganhar mais importância e dar mais emoção tanto nas vitórias quanto nas derrotas.

Imagens para a Cena 3:

A Prisão Shadowspike com os Demônios de Shar

Local onde está Lady Gallandra.

Mapa da Prisão

Personagens do Mestre para a Cena 3 e 4:

Demônios das Sombras de Shar

Eles servem para proteger a prisão e atacam das mais variadas formas (voando, atravessando paredes, etc.).

Idéias para a Cena 3:

  • Descrever o teleporte de Hilarion e a sensação ruim logo depois.
  • A ilha flutua nas sombras, e criaturas negras voam em torno dela. O local é uma torre horrenda, com sangue caindo pelas paredes e demônios andando pelos lados.
  • O mapa oferece vários lugares para os heróis de esconderem e descobrirem uma maneira de entrar na prisão Shadowspike.
  • Kalian, o ladino, pode ir fazendo os testes de furtividade e ajudar os demais a se aproximarem e invadirem a prisão sem seres vistos.
  • Premiar idéias originais para entrar na Prisão.
  • A prisão tem um fosso de 20 metros, cheio de ácido, o que pode dar uma oportunidade para o monge mandar ver! :)

Reporte da Cena 3:

  • Ao chegar fui descrevendo a cena com os demônios etc.
  • Os heróis acharam que não iriam conseguir, mas eles perceberam que as energias do Plano dos Mortos estavam deixando os demônios e criaturas do Plano das Sombras mais enfraquecidos do que se estivessem em seus planos originais.
  • Kalian liderou a invasão furtiva, executando alguns demônios das sombras que estavam vigiando.
  • Eles tiveram que escalar a parte de trás da ilha astral flutuante, com o monge usando suas habilidades bruce lee para correr pela parede acima.
  • Invadindo no lugar, fiz uma série de desafio de perícias com o pessoal entrando e sentando o cacete nos demônios com alguns heróis perdendo pulsos de cura.

_______________________________________

CENA 4:  COMBATES NA PRISÃO SHADOWSPIKE (CENA DE COMBATE / NARRATIVA)

Planejamento da Cena 4:

Como tinhamos mais tempo para jogar, preparei uma dungeon crawl nessa parte da aventura, com os heróis invadindo a prisão, resolvendo armadilhas e enfrentando uma série de lacaios/minions. Queria também testar o grupo sem controlador, visto que Stadt Jever ficou em Evereska, e Huo Quian é um monge, que é mais striker do que controller.

O segredo de usar minions é colocar eles bem espalhados e atacando por todos os lados, sem deixar espaço para os heróis andarem entre os minions. Uma das coisa mais legais de minion é usar eles para gerar trocentos ataques de oportunidade, deixando o combate bem desafiador.

Idéias para a Cena 4:

  • Armadilhas pra todo lado.
  • Outros presos, anjos, almas boas, antepassados dos PJs etc. pedindo ajuda.
  • Cenas de tortura de almas, das mais medonhas possíveis.
  • Demônios das Sombras variados.

Reporte da Cena 4:

  • A exploração foi legal e o mais interessante foi que, sem o mago/controlador, o combate com os mínions, nos corredores estreitos, vou mais desafiador do que no combate final.
  • O terreno difícil em corredores estreitos é altera bastante a estratégia de um combate, limitando muito o deslocamento.
  • Armadilhas em meio ao combate também é bem legal, dá mais um elemento de desafio.
  • Os heróis partiram para cima dos demônios das sombras e das almas convertidas para as sombras (prisioneiros que foram torturados e convertidos para servir Shar).
  • Eles investigaram a prisão e conseguiram descobrir onde está Lady Gallandra.

Fotos do Combate da Cena 4:

Invadindo a prisão, todos os inimigos nas salas eram minions/lacaios porém pauleiras, monstros normaisl (nível 8 a 10) mas com 1 PV.

Eles foram atacados por fantasmas e Marisol afastou eles com a luz de sune!

A famosa sala dos minions, que deu trabalho para os heróis por causa do terreno difícil nos corredores.

_______________________________________

CENA 5: GARNAZUU, O DEMÔNIO E O RESGATE DE LADY GALLANDRA (CENA DE COMBATE / NARRATIVA)

Planejamento da Cena 5:

Esse seria o combate final entre os heróis e Garnazuu, o demônio das sombras enviado por Shar para cuidar da Shadowspike Prison. Garnassu tem uma série de aliados, vários Marids e uma Marilith, além de demônio das sombras lacaios. Os heróis tem 6 rodadas para vencer o combate, depois de 6 rodadas o local vai ser inundado de demônio das sombras e a única opção será fugir sem a Lady Gallandra (deixei isso claro para os jogadores, para dar mais emoção para o combate).

Se conseguirem libertar Lady Gallandra (que está presa em um pilar de fogo demoníaco) ela revelará que LADY ARYTANNA É FILHA DO REI FORIL DE CORMYR! Lady Gallandra foi o amor secreto do Rei Foril e concordou em ter um filho com ele, pois o Rei Foril temia o que poderia acontecer com o reino se o seu único filho, o Príncipe Irvel e por causa de suas suspeitas com o Príncipe Erzured, filho bastardo do seu falecido filho Emvar (que morreu em 1412 em uma emboscada de forças Sembianas).

Personagens do Mestre para a Cena 5:

Garnazuu, Demônio das Sombras de Shar

Idéias para a Cena 5:

  • Garnazuu pode tentar seduzir/manipular um dos heróis, ou possuir o corpo de um dos heróis e atacar os demais.
  • Garnazuu, se for derrotado mas não destruído, poderá revelar mais informações sobre os planos de Shar.
  • Lady Gallandra, se libertada, curará 0s ferimentos dos heróis, revelará o segredo de Lady Arytanna (Arytanna tem direito ao trono, no caso de morte do Príncipe Irvel, e poderá usar a famosa Espada Dragonsbane Obarskyr, a espada matadora de dragões e que só pode ser usada por um Obasrkyr (família real), e que serve de prova de que quem a usa pertence à família real de Cormyr.

Reporte da Cena 5:

  • O combate foi violento mas mais rápido do que eu imaginava. Agora que eles estão no nível 10, a minha regra de usar 1/2 dos PVs para os monstros (que não sejam chefes) para acelerar o combate não é mais necessária. Os heróis estão causando muito dano em seus ataques, assim, nas próximas sessões vou usar os PVs totais de todos os monstros.
  • Os buracos no meio da sala serviram para Lady Arytanna empurrar monstros para dentro deles, deixando o combate mais fácil para os heróis.
  • No final eles conseguem libertar Lady Gallandra de Selune, e a cena dela com Lady Arytanna foi bem dramática, com a revelação de que a paladina é uma das herdeiras do trono de Cormyr.
  • No final eles foram transportados para o Portal de Sune, porém um anjo de Sune apareceu e se recusou a deixar Kalian passar, por ele ser meio-shade. Kalian teve que revelar que no passado ele foi quem tirou Marisol Uskreven ainda bebê de Sembia, quando o tio de Marisol assasinou a família da clériga de Sune (para assumir a Casa Mercantil dos Uskreven, a mais poderosa de Sembia e abrir espaço para o controle Netheriano da cidade). Isso também colocou um novo mistério, como Kalian não envelheceu todo este tempo? Ele carregou Marisol nos braços há mais de vinte anos atrás, mas não aparenta ter mais do que vinte e poucos anos (ele teria 4 anos na época). Mistérios! :)
  • Em seguida eles foram teleportados para Suzail, aparecendo no centro da Fonte Perfumada do Templo de Sune em Suzail.

Fotos do Combate da Cena 5:

Terreno do combate, com terreno difícil , tesouros, etc. Esse é o salão central da prisão, cheio de instrumentos de tortura de almas.

Posicionamento dos monstros!

Garnazuu e Lady Gallandra!

Kalian pilhando a prisão antes de escapar hahahahaha!

__________________________________

Fotos da Sessão:

Fotos das Tralhas RPGísticas de Maio 2010!

Lady Gallandra!

Esse mapa da Paizo é muito bom!

Fotos da Sessão!

Atrás do escudo, com minhas anotações!

Usando os fantasmas do livro dos monstros.

Marisol detonando!

Pau comendo!

Pau comendo parte 2 hahahahaha!

Solo consagrado de Sune!!!

________________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

Anúncios