Aventura “A Tumba de Axa’tasamat” (Eberron, D&D 4e) +Reporte da Sessão+Fotos do Evento do Clube de RPG 7ª Armada!

Essa foi a aventura que mestrei no Evento de RPG do Clube de RPG 7ª Armada no dia 22 de Maio, 2010 (que eu postei nesse link). O local é muito bonito, e você pode conferir as atividades do Clube de RPG Sétima Armada, se você for de Belo Horizonte, participe das atividades dele!

A aventura foi bem legal e os jogadores estavam bem entusiasmados! :D

Para quem quiser ler e baixar a aventura, segue uma versão em PDF. Em breve posto as cartas de itens mágicos que fiz para essa aventura! :)

Download Aventura “A Tumba de Axa’tasamat” (Eberron, D&D 4e) PDF

Download dos 6 Personagens Prontos D&D 4e Eberron de 6º Nível dessa Aventura

________________________________________

AVENTURA “A TUMBA DE AXA’TASAMAT” (EBERRON, D&D 4E)

RESUMO DA AVENTURA:

Os heróis irão caçar o criminoso de guerra Ax’ayuma Tokazz, um Drow Elfo guerreiro necromante (Wraith Scorpion) da tribo Qaltiar, nas selvas que circundam a cidade de Stormreach, no continente selvagem de Xen’drick em Eberron. Eles irão tentar impedir que o guerreiro necromante Tokazz use um exército de gigantes de gelo e fogo, junto com várias tribos sanguinárias de Drows de Xen’drix para roubar uma Forja de Criação (um equipamento usado para criar Warforged) para fazer uma bomba e  destruir Stormreach.

MISTÉRIO DA AVENTURA:

Tokazz comandou a Legião 66,um grupo de mercenários de Xen’drik que serviu aos líderes mais sanguinolentos da Última Guerra, tanto aos goblinóides militaristas de Darguun quanto às tropas de monstros de Droaam. Os massacres e atos cruéis de Tokazz,Carrasco de Greywall (onde a Legião 66, com seus duzentos mercenários massacrou a população de dois mil habitantes da cidade, quando da queda de Greywall, uma cidade fronteiriça de Breland frente ao domínio do reino de monstros de Droaam) o transformaram em um dos criminosos mais procurados depois da última guerra.

Tokazz

Tokazz

Com a Legião 66 derrotada, Tokazz, o Carrasco de Greywall fugiu de Korvaire voltando para sua terra natal em Xen’drik. Na cidade de Stormreach, a principal cidade portuária do continente selvagem de Xen’drikTokazz entrou em contato com Baundry Cartamon um dos líderes e mercadores criminosos do mercado negro de Stormreach, conhecido como a Night Tide. Do humano obeso Baundry (que possui dois ogros mercenários de Droaam como guarda costas, GargarugaZarguna), Tokazz conseguiu um antigo pergaminho que falava da existência do Machado Elemental,um artefato criado pelos Quori da época da guerra entre os Dal Quori (monstros do Planos dos Sonhos) e a antiga civilização de gigantes que havia em Xen’drik,um artefato que tem a capacidade de controlar gigantes do fogo e do gelo,além de ser uma arma mágica poderosa.

Machado Elemental estaria enterrado nas profundezas da Tumba de Axa’tasamat, as antigas ruínas que guardavam os corpos de Axa’tasamat, o último dos Generais dos Gigantes do Fogo do lendário Imperador Gigante Cul’sir (tem uma estátua do Cul’sir em Stormreach), que lutaram contra os Quori. Axa’tasamat pereceu sob um ataque de vários gigantes de suas próprias tropas controlados por Darlonis,Quori portador do Machado Elemental, porém, o grande general gigante lutou bravamente e pereceu junto com suas tropas. O fantasma de Darlonis, o Quori, ainda assombra a Tumba de Axa’tasamat.

Tumba fica escondida dentro da Cachoeira de Lágrimas no Vale do Sacrifício, mas com o pergaminho, Tokazz aprendeu a palavra “Varna’lis” que abre a passagem para a tumba.

Machado Elemental tem a capacidade de controlar gigantes do gelo e do fogo (Axa’tasamat não foi controlado por causa de sua grande força de vontade). Com ele sob controle Tokazz pretende usar os Gigantes do Fogo e Gelo das Basalt Towers (um enclave de gigantes malignos nas Montanhas de Basalto, próximo do Cânion do Sacrifício, onde está a Tumba de Axa’tasamat). Com os gigantes, Tokazz pretende atacar Stormreach unindo todas as tribos Drow Qaltiar (nômades) e os Sulatar (controladores de elementais) para controlar a cidade mais importante da região, usando os gigantes do fogo e gelo de Xen’drik como parte de sua tropa. O seu plano é roubar a Forja da Criação da cidade de Rocha Quebrada e fazer uma bomba elemental para destruir Stormreach.

Torkazz enfrentou muitos perigos na Tumba de Axa’tasamat que fica depois a 6 dias de distância ao sudoeste do Inferno Verde, a selva que circunda Stormreach, dentro um cânion pedregoso conhecido como Cânion do Sacrifício, pelo sacrifício de Axa’tasamat ao morrer contendo o avanço dos Quori. Usando seus poderes de guerreiro necromântico (Torkazz é como um fantasma de combate, pode deixar o seu corpo imaterial e sugar energia vital dos seus inimigos), ele conseguiu pegar o Machado Elemental, derrotando e controlando os monstros que habitavam a Tumba de Axa’tasamat.

De posse do Machado Elemental,Tokazz voltou a entrar em contato com sua tribo Qaltiar, os Filhos de Vulkooro Deus Escorpião para procurar a Tumba de Axa’tasamat.. Depois de convencer Darinazz, a Kaxat (líder) dos Filhos de Vulkoor. Os Drows de Xen’drix são selvagens, adoram o Deus Escorpião Vulkoor, e tem os corpos todos tatuados de maneira tribal. Os Filhos de Vulkoor são uma das tribos mais violentas e apreciam a carne humana.

Adotando o lugar como o posto de comando de suas tropas de gigantes e dos Drows comandados pela bela Drow DarinazzTokazz começa a planejar seus planos de domínio da região, procurando se vingar dos humanos que o transformaram em um criminoso de guerra caçado por toda Korvaire.

Tokazz usou o machado para controlar um grupo de gigantes das Basalt Towers (um grupo de gigantes inimigos de Stormreach que se reúnem nas ruínas da antiga civilização dos gigantes nas Montanhas de Basalto, ao redor do Cânion do Sacrifício.  e já conta com 5 gigantes de fogo5 gigantes de gelo. Atacando pequenos vilarejos ao longo do rio Koronoo. Ele já massacrou os vilarejos de Cascata Verde (uma comunidade pacífica de Hill Giants,meio-gigantes e humanos), Paz de Koronoo (comunidade religiosa de devotos puristas da Hoste Soberana) e Rocha Quebrada (uma comunidade de coletores de Dragonshards, e onde existe um posto avançado da Casa Cannith (que produz os warforged) e que, com a ajuda de artífices e magos contratados, faz experiências com as Dragonshards encontradas nas minas nas Montanhas de Basalto.

Porém para derrotar StormreachTokazz precisa de algo mais. Em Rocha Quebrada, ele destróiu a Casa Cannith e usa seus gigantes para levar a Forja da Criação (o equipamento tecno-arcano da Casa Cannith usado para criar construtos de metal animados) para a Tumba de Axa’tamat. Com ela e usando seus conhecimentos necromânticos, Tokazz pretende criar uma bomba e destruir Stormreach.

ESTRUTURA DA AVENTURA:

A aventura pode seguir as seguintes cenas (adaptando e alterando de acordo com as ações dos heróis):

1. Chegada em Stormreach e investigação do paradeiro de Tokazz. (Cena Narrativa)

2. Assim que tiverem as informações, eles podem no Mercado negro do Night Tide e confrontando Baundry Cartamon e seus ogros para descobrir o que aconteceu com Tokazz. (Cena Narrativa + Combate)

3. Seguir acima do Rio Koronoo e passar pelas cidades de Cascata VerdePaz de Koronoo, e ver o massacre de Tokazz e suas tropas de Gigantes de Fogo e Gelo controlados pelo Machado Elemental e dos guerreiros drow dos Filhos de Vorkoon liderados por Darinazz. (Cena Narrativa).

4. Emboscada em Rocha Quebrada contra os Filhos de Vorkoon e seus escorpiões gigantes. Se vencerem, os heróis conseguirão informações sobre a Tumba de Axa’tasamat e Tokazz. (Cena Narrativa + Combate)

5. Ida até a Tumba de Axa’tamat (2 dias de Rocha Quebrada) terão que ser furtivos pela quantidade de gigantes e de Drows patrulhando na região, além de monstros. (Cena Narrativa)

6. A Tumba de Axa’tamat e Enfrentando Tokazz. Entram na Tumba, enfrentam os fantasmas dos gigantes que pereceram lá, mortos vivos elfos e drows (ex-escravos da era da Civilização dos Gigantes), o fantasma de Darlonis, o Quori. Combate final contra Tokazz, seus Gigantes de Fogo e Gelo e Darinazz e seus Drows evitando que ele detone a bomba feita com a Forja da Criação de Rocha Quebrada. Cenas Narrativas e de Combate.

VISÃO GERAL DE STORMREACH:

Clique para Aumentar

Clique para Aumentar

Cidade é controlada pelos Storm Lords, cada uma das famílias controlando uma área da cidade. Estes são alguns dos Storm Lords:

  • Lord Yorrik Amanatu (anão, que comanda a guarda de Stormreach)
  • Lord Varren Lassite (humano, controla os  Mercados).
  • Lady Kirris Sel Shadra (gnomo, controla o submundo do crime e os negócios ilegais, protituição, etc.).

FORÇA DE SEGURANÇA DE STORMREACH

Feita principalmente pelos guardas da Guarda de Stormreach (soldados normais, usam mantos vermelhos); a Iron Watch (guarda de elite composta por warforged); e Inquisitives da Casa Tharashk.

DISTRITOS DA CIDADE:

CROSS

Indústria, refinaria da Casa Tharashk, vendedores de rua, gangue de meninos de rua, trabalhadores da indústria de stormreach vivem ali.

Greystone - Moradia dos trabalhadores das indústrias (gigantes, orcs, humanos), galpões de armazenamento.

Rubble Warren – um local abandonado com gangues de pivetes de rua

Forgelight - humanos e warforged; enclave da Casa Cannith; lojas de armas e armamentos, tem a taverna Anvilfire Inn para warforged e humanos que trabalham no Forge.

HARBOR

Porto, cheio de humanos, meio-elfos, local corrupto. Tem a estátua gigante do Imperador Cul’Sir, o último dos grandes imperadores da civilização dos gigantes.

Taverna Leaky Dinghy – taverna barra pesada do porto.

Templo de Shargon (Shargon’s Talon) – templo do Devorador,deus dos Sahuagin.

Underharbor – As ruínas embaixo do Harbor, onde fica o mercado negro Night Tide, e onde os heróis irão encontrar Baudry Cartamon e seus orgros. Os mercadores se encontram na Taverna Sargasso Negro, de propriedade de Baudry, e onde a pancadaria com os heróis vai rolar.

MARKETPLACE

Mercado da cidade, onde fica o Falconer’s Spire, onde os navio aéreos param. Também é onde está o Palácio Lorsmarch, a sede dos Storm Lords, os governantes da cidade.

OLDGATE

A região religiosa da cidade, povoada de imigrantes de Aundair e Thrane (nação teocrática da Silver Flame), tem um conflito entre os Cavaleiros de Thrane e os Nitnth Wands.

RESPITE

Habitado por humanos, e haflings, serviços de cura, funerários, tavernas e restaurantes. Tem a Necrópole Delera Watch (onde são enterrados os cidadãos e pessoas importantes da cidade) e a taverna Drowing Sorrows.

Stormhaven – A área mais rica da cidade, local das mansões dos Storm Lords muito protegida.

SILVERWALL

Região dos anões, bancos, serviços financeiros, diplomatas, arenas de gladiadores, armeiros, funileiros e agências de segurança e de mercenários. E onde está a cidadela dos 12, o centro de reuniões das 12 casas Dragomark em Stormreach. Tem também a Eldred’s Pool, um lago com uma estátua antiga dos Tri-kreen.

SOUTHWATCH

Saída da cidade, separando a cidade da selva. População de Karrns (originários de Karrnath, a nação de Korvaire que usou exércitos de mortos-vivos e que adora a religião profana Blood of Vol). Da Southwatch dá para ver a comunidade de Gigantes da Colina (aliados de Stormreach) de Rushemé (uma coleção de tendas). Líder Drago Thul que comanda a Southwatch com as Swords of Karrn.

________________________________

CENA 1: FLASHBACK DE SHARN AO CHEGAR EM STORMREACH (Cena Narrativa)

Nessa cena narrar em flashback coletivamente a chegada dos heróis em Stormreach e o que aconteceu antes. Enquanto eles estão no Galeão Elemental Lágrima de Syberys, que se aproxima da cidade de Stormreach (cidade portuária, construídas em meio a ruínas da antiga civilização de gigantes, cercada por uma densa floresta tropical), narrar a cena em flashback:

Flashback Narrativo: Como receberam a missão.

Local: Sharn, Torre Kundarak.

Os heróis são os Justiceiros, caçadores de criminosos de guerra que escaparam da justiça após o final da Última Guerra, o conflito entre as cinco nações de Korvaire. Eles receberam a missão do banqueiro anão, o Barão Boulder Kundarak de Sharn, da Casa Kundarak (os banqueiros de Eberron) e que teve seu irmão, o Barão Gander Kundarak morto por Torgazz e a Legião 66 no Massacre de Greywall,cidade que era de Breland e foi anexada por Droaam (nação de monstros). A Legião 66 foi um grupo de mercenários de Xen’drik que trabalhou para Darguun (nação goblinóide) e Droaam (nação de monstros) durante a Última Guerra.

Porto de Stormreach

A única informação que o Barão Boulder tem é que Torkazz foi visto em Stormreach. Ele fala que quer a cabeça desse criminoso para vingar a família do seu irmão, o Barão Gander, e que escolheu os Justiceiros (o grupo de caçadores de criminosos de guerra ao qual os heróis pertencem) para caputrá-lo. Ele oferece uma recompensa de 2.000 peças de ouro para cada membro do grupo.

Idéias para descrição da cena:

  • Descrever a paisagem de Sharn (cidade das torres com galeões e veículos mágicos aéreos pelo ar) para contrastar com a selvageria de Xen’drick depois na aventura.
  • Eles estão na Torre Dourada da Casa Kundarak, o  principal banco e centro financeiro de Sharn.
  • Barão Boulder é um anão careca com uma gigantesca barba branca adornada de jóias preciosas, vestindo vestimentas de veludo com bordados complexos e elaborados. Ele possui uma cicatriz no lado do olho esquerdo e tem um rubi no local, que serve como um olho mágico.
  • Traxx, a secretária Changeling do Barão Boulder recebe os heróis como uma bela mulher humana de cabelos loiros e olhos azuis, mas quando se vira para falar com o Barão Boulder, vira uma bela anã de cabelos loiros e olhos azuis.

Idéias para a cena:

  • Fazer a interação com o Barão Boulder Kundarak, um dos diretores banqueiros da Casa Kundarak.
  • Descrever a paisagem de Sharn (cidade das torres com galeões e veículos mágicos aéreos pelo ar) para contrastar com a selvageria de Xen’drick depois na aventura.
  • Na interação com o Barão Boulder, passar as informações sobre Torgazz e a Legião 66.
  • O Barão pega a cabeça de seu irmão, o Barão Gander e coloocando ela em uma geringoça tenco-arcana, projeta a última imagem que ele viu na vida, a imagem de Torgazz (mostrar a imagem de Torgazz para os heróis). Isso mostra um pouco da tecnologia arcana de Eberron.
  • A única informação do Barão Boulder é que Torgazz foi visto em Stormreach a poucos dias, ele recebeu essa informação pela Casa dos Gnomos, que cuida da comunicação arcana à distância.
  • Encerrar a cena com eles chegando na cidade.
  • Pode ter alguma negociação de prêmio.
  • Alguns dos heróis podem ter familiares/aliados/amigos em Xen’drik (vale Ponto Narrativo, se criarem).  Esses aliados/familiares/amigos ao serem procurados em Stormreach, o herói irá descobrir que eles estão morando em uma dos 3 vilarejos no meio da selva da região ao longo do Rio Koronoo que foram destruídos por TorkazzCascata Verde (uma comunidade pacífica de Hill Giants,meio-gigantes e humanos), Paz de Koronoo (comunidade religiosa de devotos puristas da Hoste Soberana) ou Rocha Quebrada (centro de mineração e pesquisa da Casa Cannith, a que cria warforged). Isso vai dar mais drama para a história.

Reporte da Cena 1:

  • Os jogadores entraram no clima do flashback e deu para eu mostrar Sharn para fazer um contraste com a selvagem Stormreach.
  • No flashback, os heróis interagiram com o barão, com os jogadores incorporando os personagens pela primeira vez e vendo como Eberron é diferente (narrei cenas de tecnoarcanismo, elevadores puxados por elementais, as carruagens aéreas de Sharn aparecendo na janela).
  • Nessa cena, um dos jogadores pegou um ponto narrativo criando um personagem, Eleanna (eu não lembro do nome direito, mas vai esse mesmo para esse reporte hahahaha!), uma elfa ártifice que tinha sido sua namorada e que foi para Stormreach. Isso me deu um PdM envolvido com o Varis (o personagem do jogador, o mago elfo) para integrar na narrativa e dar mais possibilidades de interpretação. Os heróis sabiam apenas que Eleanna tinha ido para Stormreach trabalhar para a casa Cannith.

________________________

CENA 2: CHEGADA EM STORMREACH (Cena Narrativa)

Essa cena é para os heróis verem Stormreach e terem um gostinho da cidade. Se começarem a perguntar sobre Torkazz, aos poucos recebem a informação que um estranho Drow (Torkazz) estava procurando Baundry Cartamon, um dos mercadores mais importantes da Night Tide, o mercado negro que fica no Underharbor, uma série de ruínas nos subterrâneos do HarborTorkazz entrou em contato primeiro com Thad Três-Dedos, um goblin armeiro que faz armas para o mercado negro do Night Tide.

Porto de Stormreach

Porto de Stormreach

O que aconteceu antes dos heróis chegarem:

Torkazz já está a três semanas nas Montanhas de Basalto, próximas a Stormreach e já atacou dois vilarejos ao longo do Rio KoronooCascata Verde (uma comunidade pacífica de Hill Giants,meio-gigantes e humanos), Paz de Koronoo (comunidade religiosa de devotos puristas da Hoste Soberana). Porém os rumores são de ataques aleatórios de Drows Qualtiar (Filhos de Vorkoon)Gigantes do Fogo e Gelo das Basalt Towers, ninguém suspeita que é parte de uma série de ataques organizados por TorkazzTorkazz no momento, está tentando criar uma Bomba Elemental usando a Forja roubada do vilarejo de Rocha Quebrada, para criar uma abominação morto-viva warforged do antigo líder gigante.

Cena de Stormreach

Os heróis, como vieram em uma Skyship (navio elemental voador), irão chegar em Stormreach no Falconer’s Spire, a torre de embarque e desembarque os navios aéreos em Stormreach, que fica no Market, a região dos mercados.

De lá eles provavelmente deverão investigar e seguir para o Harbor. O contato para encontrar Baundry (o mercador que vendeu o mapa e as informações sobre o Machado Elemental para Torkazz) é Thad Três-DedosGoblin fazedor de armas para o Night Tide, é o que pode indicar onde está o obeso Baudry (ele está na taverna Sargaço Negro, no Underharbor). Thad Três-Dedos está no Harbor, e com um pouco de intimidação (ou se o grupo comprar algumas de suas armas mal-feitas) ele passa a informação de como chegar no Sargaço Negro (via uma série de túneis nos esgotos do Harbor).

Idéias para descrição:

  • Um gigante da colina e orcs da Casa Tharashk carregam dragonshards em um skyship de carga da Casa Lyrandar.
  • Existe uma confusão de cheiros no porto aéreo e no Marketplace, o local onde eles chegam. Temperos dos mais variados, cheiro de comida vindo das tendas (feitas com fornos movidos a elementais); fedor dos esgotos da cidade; cheiro dos entrumes de animais exóticos das selvas de Xendrix em gaiolas pelo mercado).
Cenas no Marketplace de Stormreach

Cenas no Marketplace de Stormreach

  • Um mercador goblin discute com um par de elfos adoradores dos mortos (com pinturas de caveira nos rostos) de Aerenal.
  • Um anão nos robes da Hoste Soberana, discute religião com um humano da Chama Prateada e um clérigo Sahuagin de Shargon, o Devorador vestido de algas e ossos.
  • Ao longe vocês vêem a Distilaria de Molon, e uma das melhores kuryeva (cerveja) de Eberron.
  • Em meio a ruínas das civilizações dos gigantes estão os vários prédios e casas de Stormreach. Existem pedaços de colunas antigas flutuantes no céu, onde o pessoal colocou pontes de corda entre eles.
  • Warforged para todos os lados e a maior variedade de raças de Eberron.

Personagens para Interação:

Esses personagens podem interagir com os heróis e passarem informações sobre TorkazzThad Três-Dedos¸sobre os rumores de ataques na região.

  • Aida – Humana trabalhadora em taverna.
  • Capshaw – Halfling que luta para ajudar os pobres.
  • Thad Três-Dedos – Goblin fazedor de armas para o Night Tide, é o que pode indicar onde está o obeso Baudry (ele está na taverna Sargasso Negro, no Underharbor).
  • Gaulronak – Gigante da colina druida herbalista que mora na comunidade de Rushemé.
  • Hular - meio-gigante que trabalha no Black Iron, uma funilaria que faz armas e armaduras para gigantes no MARKETPLACE.
  • Hanruli - gnomo vendedor ambulante de tapetes, ele tem um warforged véio e escangalhado que carrega os tapetes para ele.

Reporte da Cena 2:

  • Os heróis chegaram na cidade e imediatamente, Varis tentou encontrar sua ex-namorada Eleanna (que o jogador criou na cena 1), enquanto os demais investigaram sobre Torkazz.
  • Os heróis exploraram bem a cidade, dando oportunidade para que eu descrevesse o clima selvagem e exótico de Stormreach.
  • Eles foram até a central da Casa Cannith onde souberam que Eleanna estava em Rocha Quebrada, trabalhando na Forja que foi encontrada na cidade (isso já me deu um gancho para embrenhar mais ainda os personagens na aventura).
  • Eles conseguiram achar o Thad Três-Dedos, que tinha sido visto conversando com Torkazz, e o forçaram a levá-los até o Night Tide, que fica nos subterrâneos do Harbor (o porto de Stormreach).

____________________________

CENA 3 Encontrando Baundry Taverna Sargaço Negro (Cena Narrativa)

Depois de conseguirem informações sobre Thad Três-Dedos, o golbin armeiro do mercado negro que foi visto conversando e conduzindo Torkazz até o Night Tide, os heróis irão encontrá-lo no Harbor.

Interrogando Thad Três-Dedos:

Thad Três-Dedos (ele perdeu um deles depois de vender espadas de má qualidade para um grupo de guerreiros elfos de Aerenal (elfos adoradores de mortos) e sofrer a conseqüência de ter passado a perna neles. Thad é facilmente indimidado a levar os heróis para o Nightide, até Baundry Cartamon (que possui dois ogros mercenários de Droaam como guarda costas, GargarugaZarguna), o grupo provavelmente seguirá para a Taverna do Sargaço Negro, que fica no Underharbor. Baundry foi quem vendeu o pergaminho com as informações do Machado Elemental e sobre como encontrar a Tumba de Axa’tamat.

Indo para o Underharbor

Thad irá levar os heróis até o underharbor, entrando em um galpão abandonado na área sul do Harbor e, depois de falar a senha “a maré está cheia de tubarões” (a senha da semana do Night Tide); Varik Quebra-Osso; um Oni enorme irá abrir a porta secreta no chão do galpão e deixar os heróis passarem. De lá eles seguem por uma série de câmaras subterrâneas enormes (restos das ruínas da antiga civilização gigante que existia no lugar) até chegar no mercado negro de Night Tide.

Mapa do Underharbor

Idéias de Descrição:

  • O Underharbor é um local imundo, uma série de câmaras subterâneas gigantescas das antigas civilização de gigantes da região.
  • Tendas de goblinóides, Medusas doentes, barracas de humanos leprosos  enchem o local.
  • O local é úmido e gostas de água suja e malcheirosa caem do teto em cima dos heróis.
  • Haflings e gnomos pivetes pedem dinheiro.
  • Um warforged sem pernas pede dinheiro sentado em um dos corredores do Underharbor.
  • No centro de uma enorme praça subterrânea, em meio a várias tendas de vendedores, está a Taverna Sargaço Negro, cravada dentro de uma enorme cabeça de pedra de gigante, com os olhos como janelas.
  • Tem ventiladores girados por pequenos elementais no teto da taverna.
  • Um monte de criminosos ogros, meio-orcs, humanos, shifters, se aglomeram no local.
  • Prostitutas elfas dançam para os clientes.

Ao chegar lá, os heróis tentarão falar com Baudry, que só passará a informação se não conseguir vencer os heróis em combate, pois teme retaliação do Torkazz, se contar sobre o pergaminho que vendeu para o drow necromancer, o pergaminho com informações sobre o Machado ElementalBaundry também conta para os heróis a palavra “Varna’lis”, que dá acesso a Tumba de Axa’tamat através da Cachoeira de Lágrimas, no final do vale do Rio Konoroo, no momento em que ele começa a adentrar no Cânion do Sacrifício, nas Montanhas do Basalto.

Idéias para a Cena:

  • Ao chegar na taverna do Sargaço Negro, Baudry tenta subornar os heróis para que desistam de ir atrás do Torkazz.
  • Uma protituta elfa tenta seduzir um dos heróis.
  • Um meio-gigante marinheiro encara um dos heróis e tenta puxar briga.
  • Baundry manda seus ogros atacarem os heróis e irá gritar para os clientes que os heróis fazem parte da Guarda de Stormreach. Como só tem criminoso lá, eles irão ajudar Baundry
  • Os heróis podem tentar intimidar ou negociar as informações com Baundry, evitando o combate.

Reporte da Cena 3:

  • A negociação com o Três-Dedos foi bem engraçada, com o goblin tomando umas piabas dos heróis.
  • Ao descrever o mercado ele ficou enorme, com centenas de bandidos andando por todos os lados. Os heróis entraram no antro criminoso e peitaram o Baudry.

_______________________________

CENA 4 – Combate na Taverna do Sargaço Negro (Cena de Combate)

Os heróis enfrentarão Baundry e seus dois capangas Ogros, além de alguns dos clientes.

Inimigos:

  • Baundry (ladino nível 6),
  • Ogro Gargaruna (nível 5),
  • Ogro Zarguna (nível 5)
  • 6 Criminosos (lacaios nível 3, com um mago no meio).

Idéias para o Combate:

  • Os ventiladores do teto podem cair no meio do combate causando dano.
  • O palco onde ficam as prostitutas elfas dá bônus no ataque contra quem não está no palco.
  • No meio do combate uma prostituta elfa quebra uma garrafa de vinho na cabeça de um dos heróis +12 vs CA, 2 PVs de dano e o heróis dá vantagem de combate para o próximo ataque.
  • No meio do combate outra prostituta elfa pula nas costas de um dos heróis e fica batendo na cabeça dele com seu salto (+12 vs. CA, 2 PVs de dano). Enquanto ela estiver agarrada no herói, ele dá vantagem de combate para quem o atacar.
  • Baundry não quer morrer, se seus Ogros forem derrotados ou mortos ele se rende imediatamente. Se ele estiver quase morrendo ele também se rende e passa as seguintes informações para os heróis: 1) Um dos seus funcionários encontrou o pergaminho em uma das câmaras subterrâneas do Underharbor2) Tokazz ouviu sobre o pergaminho de uma de minhas protitutas elfas e ofereceu dez mil peças de ouro por ele; 3) O pergaminho fala da existência de um Machado mágico que é capaz de controlar gigantes do fogo e do gelo, e que este machado elemental estaria nas ruínas da Tumba de Axa’tamat. Baundry não sabe da história da Tumba de Axa’tamat.

No final da Cena, se tiverem as informações sobre a Tumba de Axa’tamat, eles podem seguir para lá (tem que sair da cidade, passando por Southgate, e vendo a comunidade de gigantes de Rashemé). Os heróis também podem pesquisar sobre a Tumba de Axa’tamat , no distrito de Silverwall (a parte mais rica da cidade de Stormreach, nas bibliotecas da Faculdade Morgrave, um posto avançado da Universidade de Morgrave de Sharn;

Reporte da Cena 4:

  • A pancadaria (a primeira da sessão) foi bem estratégica, por causa do ambiente fechado e pequeno. O engraçado foi as prostitutas elfas entrarem no meio da pancadaria.
  • Eles conseguiram muitas informações do Baundry e discutiram para onde deveriam ir antes. Ao saberem que as vilas nos arredores de Stormreach estavam sendo atacadas, Varis ficou preocupado com a sua ex-namorada Eleanna, em Rocha Quebrada.
  • Cenas da Pancadaria:

Os arqueiros tinham vantagem de combate contra os heróis, o combate começou no escritório do Baundry, e toda vez que um sair tomava uma flechada na testa hahahahaha! :D

____________________________________

CENA 5 – Viagem até Rocha Quebrada (Cena Narrativa)

Os heróis seguem subindo as margens do rio Kornonoo, indo em direção ao Cânion do Sacrifício nas Montanhas de Basalto, e vendo o massacre de Cascata Verde (uma comunidade pacífica de Hill Giants,meio-gigantes e humanos), Paz de Koronoo (comunidade religiosa de devotos puristas da Hoste Soberana). Ao chegarem nessas cidades, aos poucos os heróis vão vendo quem são os culpados pelos massacres (pedregulhos, fogo, gelo e pegadas enormes indicando gigantes, e as lanças e os chakram (discos de metal enormes que são lançados pelos Drows de Xen’drick) indicando Drows.

A viagem até Rocha Quebrada dura 4 dias na selva fechada (dois dias até Cascata Verde e um dia até Paz de Koronoo, e um dia até Rocha Quebrada) assim narrar rapidamente o que aconteceu. Pode-se pedir para os jogadores narrarem alguma coisa que aconteceu nesses dias, introduzindo Pontos Narrativos (que dão +10 em uma rolagem de dados ou podem ser usados para introduzir um aliado, uma informação ou alterar alguma cena, local, etc. de modo que favoreça aos jogadores).

Aproveitar quando eles chegarem nas cidades para mostrar a destruição causada por Tokazz, seus gigantes e seus drows.

Pode se resolver os conflitos e os ataques como desafios de perícia simples, que se falharem introduzem novas complicações. A cada vez que falharem perdem um Pulso de Cura (que não pode ser recuperado durante a aventura, para mostrar o desgaste de andar na selva).

Idéias para a Cena:

  • Cenas do massacre, humanos e outras raças degolados e mortos com crueldade pelas tropas de Torkazz.
  • Na selva, no segundo dia antes de chegar em Cascata Verde, eles são atacados por uma Aranha Tentacular, um monstro horrendo das selvas de Xen’drick, que usa tentáculos que imobilizam as vítimas e disparam teias de ácido!
Aranha Tentacular

Aranha Tentacular

  • Em Cascata Verde mostrar que alguns corpos estão semi-devorados.
  • Em Paz de Koronoo mostrar os templos da Corte Soberana destruídos, com marcas de Escorpião Gigante por todos os lados. O Símbolo de Volkoon o deus escorpião, está pichado nas paredes.

Reporte da Cena:

  • A viagem pela floresta foi cheia de desafios de perícias, para os jogadores sentirem bem o lado selvagem da região.
  • O encontro com a Aranha Tentacular foi bem emocionante, com vários heróis perdendo pulsos de cura pelos danos sofridos pela aranha, e um deles quase foi devorado completamente. O encontro foi narrado totalmente e os testes feitos como desafios de perícia (quem perdesse perderia um pulso de cura até o final da aventura, para cada fracasso no teste, um pulso de cura (representando ferimentos) era gasto).
  • Eles encontraram a Aranha Tentacular nas cavernas/minas de Dragonshards de Cascata Verde, pois com a morte da comunidade de anões do local, o monstro saiu das profundezas para se alimentar.

___________________________

CENA 6 – Em Rocha Quebrada (Cena Narrativa)

Os heróis chegam em Rocha Quebrada, que fora destruída um dia antes por Torkazz. A cidade tem uma Forja da Casa Cannith (equipamento que permite construir warforged) que foi levado por Torkazz. Um sobrevivente agonizante passa a informação para os heróis sobre Tokazz, seus dois  Gigantes de Fogo e Gelo e Darinazz e seus Drows Filhos de Volkoon.

Reporte da Cena 6:

  • Essa foi a cena mais legal, pois o sobrevivente era Eleanna, ex-namorada de Varis. Teve um momento tenso entre os dois mas depois ela concordou de seguir o grupo. Ela revelou os planos de Torkazz em relação à bomba para o grupo.

___________________________

Cena 7: Combate na Selva

Em algum momento da viagem os heróis serão emboscados pelos Drows Filhos de Volkoon.

Um Drow Filho de Volkoon, essas estrelinhas são o cão!

Um Drow Filho de Volkoon, essas estrelinhas são o cão!

Idéias para o Combate:

  • Escorpiões Gigantes
  • Emboscadas
  • Uso de árvores para dar cobertura para os Drows.

Reporte da Cena 7:

  • Esse combate foi épico, com o Escorpião Gigante invocado pelos Drows aterrorizando todo mundo.
  • Eleanna ajudou os heróis (passei a ficha dela para o jogador que usava o Varis usar) e depois de uma pancadaria violenta, os heróis conseguiram vencer.
  • Como levei itens mágicos em cartões, equipei alguns Drows com eles e usei os itens mágicos no combate. No final do combate, eles cataram os itens mágicos depois de verem eles em funcionamento durante o combate, isso foi bem legal! :)
  • Cenas da Pancadaria:

Os drows emboscaram a galera (testes de Furtividade) e sentaram o cacete antes do combate começar.

Invocado pela Drow Scorpiomancer, o Escorpião chegou aterrorizando!

O agarrar do Escorpião Gigante foi doidimais!

___________________________________

Cena 8 : Combate na Tumba

Essa é a cena final. Se o mestre tiver tempo, pode fazer uma dungeon crawl bem legal na Tumba de Axa’tamat, revelando os segredos do passado, e usando fantasmas dos elfos e gigantes que morreram no lugar. Ou então fazer a exploração narrativamente, através de desafios de perícias.

O Gigante de Fogo controlado por Torkazz

O Gigante de Fogo controlado por Torkazz

No final, eles encontrarão Torkazz em uma das câmaras mais profundas, nos estágios finais de sua bomba. Se partirem para a pancadaria, Torkazz irá combater durante 6 rodadas, quando, se ver que irá perder, ele explode a Bomba Elemental (+15 versus Reflexos 5d6+20 de dano de fogo, se passar nos reflexos sofre metade) causando dano em todos e iniciando a destruição total da Tumba!

Idéias para o Combate:

  • Gigante de Fogo e do Gelo
  • Gigantes pegando heróis e lançando longe, alterando o tempo todo o posicionamento deles.
  • Torkazz atacando os heróis controladores primeiro!
  • Drows como lacaios/minions, lutando contra todo mundo.

Reporte da Cena 8:

  • Mais um combate épico, com os jogadores sabendo que tinham que vencer o combate em 6 rodadas ou então BUUUUM! Isso deu uma emoção a mais!
  • Eleanna não acompanhou eles para a tumba, porque o Varis recusou se casar com ela! (ahahahahaha, doidimais!)
  • No final eles conseguiram vencer antes que Torkazz explodisse tudo! :)

Explorando a Tumba de Axa’tamat entrada com armadilhas.

Explorando a Tumba de Axa’tamat combate com esqueletos mortos-vivos de elfos escravos de Axa’tamat.

Combate final!

La no fundo estava a Bomba feita com a Forja dos Cannith de Rocha Quebrada.

______________________

FOTOS DA SESSÃO E DO EVENTO DO CLUBE DE RPG 7ª ARMADA (22 DE MAIO,2010)

Preparando as fichas!

Testando o Dungeon Tiles novo, que é 3d! :D

Em breve posto o PDF dessas cartas! :D

Mapa de Stormreach para ajudar a galera a explorar o lugar doidimais de Beberron!

Minis preparadas, arrumei uma caixa maior que essa para a RPGCon!

Chegando na Lagoa do Nado, em Belo Horizonte!

Lugar bonito pra caray vééééi!

Minha estátua de Bahamut, o meu deus! Todo mundo sabe que sou devoto de Bahamut e taí a prova!

O lugar do evento é muito bonito, recomendo todo mundo de BH a dar um pulo lá!

Nessa casa é que foi onde aconteceu o evento!

Preparando a mesa!

Galera chegando e lendo os personagens, com o resumão de Eberron que fiz para quem não conhece o cenário doidimais!

Galera quase pronta para começar!

Iniciando a aventura!

Outras mesas de RPG!

Pancadaria no Night Tide, na Taverna do Sargaço Negro, na parte barra pesada de Stormreach!

Emboscada dos Drow!

Foto da galera que jogou!

Pau comendo!

No final  a gente sorteou os brindes, 1 Dungeon Master Guide 4e, DVDs do Hellraiser, Aventura Pendor das Sombras e Cards de Miniaturas (um monte!)

____________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

About these ads

11 Respostas para “Aventura “A Tumba de Axa’tasamat” (Eberron, D&D 4e) +Reporte da Sessão+Fotos do Evento do Clube de RPG 7ª Armada!

  1. Cara, essa aventura deve ter sido muito bacana. Gostaria de jogar na sua mesa na RPGCON.

    A propósito, onde eu posso comprar esses dungeson tiles?

    Abs

  2. Fala Nitro, que grid e esse de floresta? e algum fantastic location???

  3. Tionitro,

    ficou muito boa a aventura no formato pdf, você está de parabéns !

    realmente, você é uma fonte inspiradora de aventuras, uma força motriz do Dungeons & Dragons !

    grande abraço,

    André

  4. Grande Nitrão!

    Cara, mais uma vez vc mostra que é uma fonte inesgotável de inspiração!

    Massa demais essa aventura!

    Quero ver quando for Dark Sun!!! Eu sei que tá na mesma expectativa que eu!

    E esse Dungeon Tiles 3D é oficial?

    Grande abraço!

  5. Caramba, o jogo foi bão dimais! Jogar com o Mestre superou minhas espectativas.

    Isso sem falar que o Varis é um ótimo personagem, muito divertido de se jogar com ele. Adorei a fraqueza dele por mulheres, hahahaha! A Eleanna só não pode descobrir o que ele anda fazendo pelo reino!

    Vlw Tio (L)Nitro, O Virtuoso, pelo rpg doidimais!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s