No Episódio 15 do Nitrocast eu falo um pouco sobre como usar conflitos sociais para aumentar o tempo de interpretação dos jogadores e do mestre!

(Clique para Escutar)

NitroCast 15 – Como usar Conflitos Sociais para aumentar os momentos de interpretação de personagem!

* Introdução

* Agradecimentos aos comentários e aos podcasts que citaram o NitroCast e o NitroDungeon.

* A demora do NitroCast porque estamos jogando muito RPG, o que é bom graças a Bahamut! :)

* RPG não tem certo ou errado, o errado é não se divertir!

* Meus jogos no RPGCON, Eberron no Sábado e Forgotten no domingo, D&D 4e e brindes p/ jogadores.

* Minhas mesas de Old Dragon no Sábado e no Domingo no Encontro Virtual de RPG.

* Vou mestrar Tomb of Horrors e as Cavernas de Tscloclnan

* Introdução ao tema: Conflitos Sociais.

* Conflitos Sociais são, na essência, problemas entre indivíduos.

* O uso de conflitos sociais aumentam o tempo de interpretação de personagens na sessão.

* Conflitos de interesses individuais e interesses sociais (de um grupo).

* Conflitos sociais podem dar margem para interpretação, pancadaria ou interpretação + pancadaria.

* Conflitos Sociais geram várias consequências: drama, história, aventura, vingança, aliados, inimigos, etc.

* Exemplo de conflito social: o barão.

* A teoria do conflito social: disputa de interesses entre grupos que usam seus recursos para expandir seus interesses.

* Cada personagem deve ter seus interesses bem claros, para facilitar a interpretação.

* Segredo da improvisação de cenas é pensar nos interesses envolvidos na cena, isso ajuda na interpretação.

* Interesses conflitantes entre personagens do mestre e de jogadres criam drama e possibilidades de interpretação.

* Exemplo: garçonete.

* Exemplo: lorde.

* Interesses se chocando ou combinando gera drama.

* Dica para o mestre: pergunte aos jogadores quais são os interesses de seus personagens. Exemplos.

* Os personagens crescem em torno dos seus interesses.

* Classes de personagens já delimitando um pouco os interesses, mas é mais divertido criar interesses diferentes e bizarros também!

* Exemplo: Marisol, personagem da minha esposa Tuz.

* Interesses podem estar ligados ao histórico do jogador.

* Se você é jogador e quer interpretar mais no jogo, crie história dramática, crie o drama para o seu personagem, crie conflitos para o seu personagem.

* Exemplos de interesses: vingança, provar-se para o mundo, se tornar um rei, ser o mais belo de todos, conquistar o maior número de mulheres/homens, conquistar uma posição social específica, etc. isso ajuda a aumentar o tempo de interpretação.

* Cenas criam novos interesses, pensar neles ajuda a bolar as cenas e a improvisar.

* Ao bolar a sessão, pensar no que a cena irá atrair os personagens, como você vai envolver os interesses dos personagens na cena.

* Quanto mais claro os interesses envolvidos em uma cena, melhor para a improvisação da cena e a interpretação dos personagens.

* Exemplo: ladrão.

* Como colocar sutilezas de interesse em uma cena, narrando claramente.

* Uma divisão que aprendi com o Prime Time Adventures: Cenas de Desenvolvimento de Personagem e Cenas de Desenvolvimento de Tramas, cada um com seus conflitos sociais próprios.

* Cenas de Desenvolvimento de Personagem é para trazer flashbacks, memórias do passado, aliados, amigos, mostrar a personalidade do personagem etc.

* Cenas de Desenvolvimento de Trama dá andamento para a trama, pega informações, inimigos aparecem, conspirações, etc.

* Exemplo: Cenas de Flashback.

* Como fazer cenas de flashback e trabalhar interesses e pontos da trama.

* Fonte de Conflitos Sociais: A competição de recursos escassos.

* Exemplo: dois grupos de aventureiros competindo para ver quem pega a missão com o rei.

* Exemplo: disputas de comida, duas regiões sendo atacadas ao mesmo tempo qual que os heróis escolherão para ser salva.

* Dica para os mestres: Bater onde dói em situações sociais para gerar cenas de interpretação.

* Exemplo: gozações, provocações, desfiar credibilidade, confusões de indentidade, acusações falsas, etc.

* Celebramos no meu grupo 10 anos jogando junto (tem gente que joga comigo desde 94 mas nesse grupo nessa formação tem 10 anos) e 300 sessões de jogo!

* Como manter um grupo? Tratando bem o grupo, não tem segredo e dar chance de revanche para os heróis (dentro da proposta do D&D , outros rpgs tem outras propostas).

* Regra para aventuras heróicas do D&D: o tamanho da encrenca, do sofrimento dos heróis, tem que ser equivalente ao tamanho do sucesso, da vitória para dar a catarse (dentro do esquema de aventuras heróicas, outras aventuras tem outras estruturas, é claro! :)

* A Tensão como base dos conflitos sociais, e que surge da oposição entre os interesses dos personagens dos jogadores e os personagens do mestre; entre os personagens dos jogadores entre si; ou entre os personagnes dos jogadores e o ambiente.

* O Conceito de Escalada do Conflito, para aumentar o tempo de interpretação.

* É a escalada normal de uma discussão, os argumentos vão esquentando com o tempo.

* Exemplo: bardo humilhando os heróis.

* Balancear os dois lados do conflitos, escalando e aumentando a intensidade da discussão.

* Princípio da causalidade no RPG, causa e consequência para TODAS as ações dos personagens dos jogadores.

* Usar as ações dos jogadores como base da sua história.

* Exemplo de improvisação e variação: os mendigos.

* Ir no fluxo da narrativa.

* A interpretação dos jogadores flui quando eles sabem que tem algo importante em jogo no conflito social. Exemplos.

* Um conflito social tem que valer a pena, aí os jogadores entram de cabeça na interpretação.

* As regras das relações entre os personagens. A questão da autoridade para dar a palavra final em uma cena, no que está acontecendo.

* No D&D clássico, o mestre tem a autoridade para dar a palavra final em uma cena de conflito social.

* Quando não há um conflito de interesse grave, não há necessidade de testes, mas quando o bicho pega, quando os PJs querem algo muito importante o os PdMs resistem, os testes ajudam a dar poder aos jogadores de realmente alterarem a aventura, sem precisar confiar em enrolar o mestre o tempo todo. :)

* Em momentos de conflitos de interesse sério, a autoridade dos dados ajudam, sem substituir a interpretação é claro (a interpretação pode até dar bônus no teste), mas ajuda pois me limita como mestre a influenciar demais no fluxo da narrativa.

* Exemplo: prisão.

* Cada mestre tem um estilo e jeito e deve fazer o que funciona e seja mais divertido na sua mesa.

* Eu gosto de ver como a história vai se modificando e indo para direções que eu jamais imaginara na hora do planejamento.

* Esquema para criar cenas de conflitos sociais.

* Passo 1: defina se é para desenvolvimento de personagem ou da trama.

* Passo 2: defina a idéia básica da cena: é procura de informações, desenvolvimento da personalidade, criação de aliados, momentos de comédia e diversão, etc. Isso ajuda muito a focar a interpretação.

* Passo 3: pense em quais interesses estão envolvidos na cena, quais são os interesses dos PdMs que vão interagir com os jogadores.

* Dica: jogue seus jogadores em uma situação onde eles terão que escolher entre duas opções que são igualmente importantes.

*Resumão: Jogue os PJs em situações conflitantes, deixe que os interesses dos PJs se choquem com os interesses dos PdMs, use de conflitos, reviravoltas, etc.

* Adendo: recompense os jogadores que jogam seus personagens em situações de conflitos sociais aumentando sua interpretação e imersão no jogo. Uso os pontos narrativos, por exemplo.

* Encerramento.

______________________________________

Download – NitroCast 15

Escute Online

______________________________________

Fórum do NitroCast:

Fórum TPK Brasil (Total Podcast Kill)

______________________________________

Assine o NitroCast (Feeds of RSS do Podcast – Meevio)

Você pode baixar os episódios ou assinar, usando programas como o Itunes da Apple.

Tutorial Animado de como assinar Podcasts usando o Itunes.

Via Itunes – itpc://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Via RSS – http://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Escute Online

http://newtonrocha.mevio.com/

HD Online com todos os Nitrocast (4Shared)

http://www.4shared.com/dir/9353384/18b6cd28/05-_NitroCast_-_Podcast_de_RPG.html

____________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

Anúncios