Nesse episódio, os heróis enfrentam o General Caliburnus, tentam salvar Evereska e descobrem uma grande ameaça contra Suzail!

_________________________________________________

A CAMPANHA “O IMPÉRIO DAS SOMBRAS” – D&D e Forgotten Realms 4ª Edição

Os povos livres dos Reinos estão em perigo. O Império de Netheril, junto com aliados misteriosos ameaça acabar com a paz na região central de Faerum, e uma guerra entre Cormyr e Netheril é iminente. A campanha coloca os heróis no centro desse grande conflito, que pode transformar completamente Faerum!

Os temas da campanha são a guerra e seus efeitos, a importância das alianças diplomáticas, os sacrifício que devem ser feitos e o preço cobrado pela vitória ou pela derrota no campo de batalha.

_________________________________________________

A CAMPANHA “O IMPÉRIO DAS SOMBRAS” – D&D e Forgotten Realms 4ª Edição

Leia os episódios anteriores nesse link!

_________________________________________________

GRUPO DE AVENTUREIROS

Stadt Jever “Cajado Vermelho” (Leo – Mago Eladrin de Evereska, “Eleril Taliesin” nome Eladrin)

Stadjever "Cajado Vermelho" - Mago Eladrin de Evereska

Stadt Jever (e quem for de BH saberá o segredo desse nome) é um Eladrin de Evereska, com fortes motivos pessoais para tentar conter a expansão do Império de Netheril pela região entre Sembia, Cormyr e as Daelands. Ele considera os netherianos como uma grande ameaça para a liberdade de toda Faerum.

Diário de Campanha do Stadt Jever

Marisol de Sune (Érika Esposanerd – Clériga de Sune, Deusa da Beleza)

Romântica por natureza, eternamente alegre e com toda frescura e caprichos vindos de sua infância nas mansões de uma das mais poderosas famílias de Sembia, Marisol Uskreven é uma exilada de sua cidade.

Diário de Campanha de Marisol de Sune

Kalian Wyght “Rasga-Bucho” (Anso – Ladino de Sembia)

Kalyan - O Ladino de Sembia

Oriundo dos locais mais sombrios e sem-lei de Sembia, Kalian não é um simples ladrão. Ele busca a redenção de uma grande tragédia que ocorreu em sua vida.

Diário de Kalyan “Rasga-bucho”

Lady Arytanna de Selune (Paula – Paladina de Selune, A Grande Deusa da Luz )

Lady Arytanna - Paladina de Selune

Vindo de Arabel, Lady Arytanna recebera uma visão de uma grande sombra avançando para seu amado reino de Cormyr. Seguindo a visão, ela descobre que deve se encontrar com uma mensageira de Sune.

Jelly Burork – Keziah (Guerreira, Ex-Soldado do Exército de Cormyr)

A Guerreira Cormiriana Jelly Burok

Jelly é a grande parceira de aventuras de Auden. Uma guerreira amante do combate, lutou junto sob o comando de Auden no exército de Cormyr. Nutre um grande ódio dos Netherianos devido a um acontecimento trágico em um combate contra o Império de Netheril. Ela acompanhou Auden quando este saiu do exército Cormyriano.

Diário da Jelly Burork

Auden Thundersword – Mário (Senhor da Guerra, Ex-Comandante do Exército de Cormyr)

Auden Thundersword - Senhor da Guerra 2º Nivel

Auden era um capitão dentro do exército de Cormyr, muito preocupado com o avanço do Império de Netheril. Por achar que o Cormyr não reconhece o verdadeiro perigo do Império, ele sai do exército em busca de provas dos planos de dominação de Netheril, além da fortuna como mercenário. Auden é muito inteligente e astuto, porém vingativo e muitas vezes frio e calculista. É cético e leal apenas a sua própria causa.

_________________________________________________

Mapa de Forgotten Realms em 1479

Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição - DR 1479
Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição – DR 1479

_________________________________________________

Região da Campanha

Mapa da Campanha "Império das Sombras" - Arcos 1 e 2
Mapa da Campanha “Império das Sombras” – Arcos 1 e 2 (Clique para Ampliar)

_________________________________________________

Locais da Aventura

Região entre Evereska e os Thunder Peaks

O caminho passa pelas terras desérticas das Stone Lands, pelas “Mesas” ou Chapadas da região de Lundeth até chegar nas florestas do Vine Valley.

Local da Aventura
Local da Aventura (Clique para Ampliar) – Região entre Evereska e os Thunder Peaks

_________________________________________________

Evereska

A cidade dos Eladrin fica em cima de uma chapada circular, no centro da aura de proteção do Mythal de Evereska (um campo mágico que protege a cidade). Ao seu redor está o Vine Vale, com fazendas dos eladrin, que produzem comida para a cidade e áreas selvagens, que são os lares dos Sendaris, Elfos Selvagens guardiões do Vine Vale mas que cortaram relações com os Evereskianos. Só se consegue entrar na cidade com a permissão do Lorde Dusair, o Mythal evita que qualquer pessoa não autorizada entre na cidade.

Mapa de Evereska - A Cidade dos Eladrin
Mapa de Evereska – A Cidade dos Eladrin

___________________________________________

PERSONAGENS DO MESTRE

Shades, Guerreiros de Elite do Império Netheriano

Selecionados entre os melhores e mais valorosos guerreiros do Império Neteriano, os Shades possuem poderes ligados a Energia das Sombras (Shadow Weave), que combinados com sua habilidade marcial os tornam inimigos formidáveis.

Sendaris, Elfos Selvagens da Região do Vine Vale

Eles protegem as florestas que circundam Evereska, mas cortaram relações com os Eladrin depois da última guerra contra os Netherianos.

Kalianna Taliesin – Prima de Stadt Jever (Eleril Taliesin)

Kalianna é a prima de Stadt Jever que quase morreu devido aos experimentos do mago usando a Vela Negra dos Drow Elfos (ver episódio “O Segredo do Eladrin”). Alegre e extrovertida, ela sonha com o dia em que irá unir sua alma com Stadt Ever (Eleril Teliasin). Kalianna é a comandante da Cold Hand, a tropa de elite de Evereska.

Larion Greenblade (Elfo Ranger Sendari Vingativo que Odeia Netherianos)

Larion é um veterano sendari e mercenário, que lutou por várias vezes contra os Netherianos na região, e já trabalhou como rastreador para Cormyrianos, Sembianos, Daelianos, etc. No momento ele retornou para o Vine Vale, depois de ouvir rumores das movimentações dos Netherianos. Ele perdeu o olho esquerdo na última guerra entre Evereska e os Netherianos e odeia Shar e tudo que tenha haver com a Shadow Weave! :) Ele fala meio rouco e tem cicatrizes por todo o seu corpo. É fera com a espada e ele usa tanto o arco quanto machados de arremesso para degolar e matar humanos (que odeia também). (Detalhe: esse é o personagem que eu criei para participar da aventura, na hora que um dos jogadores estava narrando uma cena! :)

Jokarion Greensleves – Swordmage Traidor de Evereska

Ex-Amigo de Stadt Jever (Eleril Taliesin), foi exilado de Evereska por culpa de Stadt Jever. Ele parece ter se aliado aos Netherianos.

Jokarion - Amigo de Stadt Jever (Eleril Taliesin)

Lorde Caliburnus

General Netheriano, comandante das tropas que seguiram para tomar Evereska.

arte de Shiramune - Deviant Art

________________________________________________________________

Campanha: “O Império das Sombras” – Forgotten e D&D 4ª Edição

16º Episódio: “A Ameaça da Tríade das Trevas!”

Segundo Arco de Aventuras: “As Sombras Avançam!” (Níveis 5 a 8)

1479 DR, Ano do Ser Que Não Tem Idade, de 29 de Tarsak, Primavera de Faerun.

Proposta da Aventura:

A sessão irá começar com o combate contra o General Caliburnus, Jokarion e suas duas Shadow Beasts. Vai ser um combate desafiador, em dois níveis, para dar um final épico à invasão da Torre do Cristal Negro. Caso eles consigam vencer, eles poderão, caso consigam controlar Daecrenshinibon, usar o Raio de Darkfire do cristal para dizimar as tropas netherianas (por meio de um desafio de perícias simples).

Com a chegada das tropas cormyrianas e se conseguirem vencer a invasão usando a Torre, terão um novo problema: Jokarion revela que Suzail está prestes a cair nas mãos dos Drows de Menzoberranzan, Ched Nasad e Rilauven; e que a cidade de Waterdeep está prestes a cair sob o domínio dos Yuan-Ti, liderados por Sybil, a rainha dos Yuan-Ti que se refugiou em Chult e durantes vários anos montou uma rede secreta por toda a costa da espada. Além disso, a cidade de Shade junto com o grosso da tropa Netheriana está indo em direção à Arabel. De uma única vez, todo o império de Cormyr, junto com seu aliado em Waterdeep irá cair de uma só vez.

Eles deverão decidir se irão para Waterdeep, Arabel ou Suzail. Poderão ir por teleporte até Suzail, apenas, é o único portal que funciona no momento. Se forem em algum desses lugares, irão ter que convencer as autoridades da iminente ameaça e tentar proteger os governantes.

Cena 1: O Combate contra o General Caliburnus

Pancadaria básica, com alteração de terreno, uma plataforma móvel que altera de lugar e muda todo o estilo do combate. O teleporte dos três inimigos também dificultará o combate.

Fiz essa plataforma com uma caixa de isopor de remédio, dá para comprar por 50 centavos em lojas de embalagens! :)

Bolei esse combate final com o General Caliburnos em cima de uma plataforma de cristal de 6 quadrados (9 metros) de altura, que iria aumentar e diminuir durante o combate. A plataforma é controlada pelo Daecrenshinibon. Além disso, a cada 2 rodadas, o Cristal Negro irá lançar um raio Darkfire (+10 vs. Reflexos, 3d6+4 de dano necrótico) em um dos heróis.

Daecrenshinibon tem também 1 teleporte para um dos seus aliados a cada rodada, deixando o combate mais difícil ainda, para dar todo o clima de final de arco de campanha!

Idéias para a Cena:

  • Podem tentar convencer a Jokarion de que ele é apenas um instrumento do exército Netheriano.
  • Podem conseguir mais informações sobre a invasão netheriana do Caliburnos.
  • Durante o combate, os heróis podem tentar assumir o controle do Cristal Negro, que está na Plataforma, sendo tocado e controlado por Caliburnus.

Reporte da Cena 1:

  • O combate foi feroz, com o teleporte dos inimigos forçando os jogadores a alterarem a estratégia.
  • Teve uma cena dramática entre Stadt Jever e Jokarion (Jokarion matou o avô de Stadt Jever, Teliasin, o Arquimago de Evereska).
  • O pau comeu e eles conseguiram vencer (com alguns personagens chegando a 0 PVs mas sendo salvos pelos outros).
  • Eles descobriram por Jokarion de que Cormyr será atacada pelas forças conjuntas de três cidades de Drow Elfos, que irão cobrir o reino de Cormyr em uma Névoa Negra que irá impedir a luz do sol. Os heróis tem agora que ir para Cormyr tentar evitar a invasão Drow.
  • Descobrem também sobre a Tríade das Trevas, a aliança entre os Netherianos, os Drows e os Yuan-Ti, sacralizada pela aliança entre Lolth (deusa dos Drow), Ssheth (Deus dos Yuan-Ti) e Shar (Deusa dos Netherianos).
  • Fotos do Combate:

Jokarion, o eladrin traidor e ex-amigo de Stadt Jever peitando todo mundo! ;)

O Combate começou com o pessoal entrando no último nível da torre, uma sala em forma de estrela (desenhei nas 4 chapas de acrílico A4 que coloco em cima do mapa quadriculado que veio junto com as miniaturas de papel a venda pela Jambô).

Os inimigos eram:

  • Jokarion – Swordmage Nível 8
  • Caliburnus – Shade Warrior Mage Nível 9
  • 2 Shadow Beasts Nível 7
  • 2 Shades –  Guerreiros Nível 7

O principal problema para os heróis era subir na plataforma sem morrer (hahahahaha!). As Shadow Beasts detonavam todo mundo que chegava perto e os Shades e o Caliburnis acatavam a distância com umas estrelas de metal enormes energizadas com energia necrótica. Pau comendo! Jokarion, como um swordmage eladrin que se preza, começou a farra do teleporte ataca teleporta de novo, fazendo do combate um desafio a altura ao grupo (que já tão ninja em agir e atacar em grupo!).

Porrada com as Shadow Beasts, que atacam só flanqueando e aproveitando para dar Ataque de Oportunidade o tempo todo. Elas flanqueiam em área de 2 quadrados em torno delas, assim tando uma de um lado e outra do outro, todo mundo nomeio tá flanqueado (elas tem formas meio shadow meio gorila assassino! :).

A turma de elite do encontro, Caliburnus, Jokarion e os dois Shades. A área atrás é onde está o Cristal Daecrenshinibon, entrando na área pode começar a fazer testes para controlar o cristal negro! Mas é ruim chegar lá sem perder PV,véééééi!

Marisol estreiando o poder diário Solo Consagrado de Sune, onde aparece o rosto de Sune no chão queimando os inimigos com chamas rosas! :)

Combate épico entre Jokarion e Lady Arytanna, briga de cachorro grande! Jokarion marcado pela Lady!

Stadt Jever no heroísmo suicida, teleportando para a plataforma e usando o Thunderwave para jogar os Shades e o Caliburnus lá embaixo!

Um adas shadowbeasts já tinha caido, enquanto Auden e Kalian flanqueiam outra!

Lady Arytanna no arrego!!!

Cena dramática, Stadt Jever com o traidor Jokarion, que matou o avô do Stadt! Não é porque tá na pancadaria que não tem espaço para uma cena dramática! Vingança é bão dimais!

Cena 2: Usando a Torre do Cristal Negro

Terão que vencer um desafio de perícias com Daecrenshinibon, que tentará seduzir (Diplomacia +15) o herói que tentar controlá-lo. Se vencerem terão chance de dar 3 tiros com o Darkfire da Torre, Perceção contra CD 25 para aumentar em +10% a chance de Evereska vencer os Netherianos. Qualquer ajuda sem bem justificada, aumenta em +2 em quem for atirar.

Minigame de guerra:

Se tomarem controle da Torre, a chance de vencer os inimigos Netherianos está em 30%, se conseguirem podem aumentar para 60%. Os jogadores rolam a porcentagem, e se conseguirem, narram o que aconteceu, se não conseguirem, o mestre narra a podreira.

Nesse momento o exército cormyriano chega e aimenta +20% a porcentagem e os jogadores rolam. Se perderem, o exército cormyiriano é totalmente destruído e os netherianos invadem evereska.

A torre cai depois de 3 tiros.

Idéias para a Cena 2:

  • Se os heróis não conseguirem controlar a torre, Daecrenshinibon tentará matá-los de qualquer jeito. Fazer uma cena de fuga da torre (desafio de perícias), e depois de 3 tiros, a torre desaba.
  • Os heróis podem arrancar Decrenshinibon e levar consigo. Nesse caso a torre desaba na hora e eles terão que escapar com vida (desafio de perícias).
  • Daecrenshinibon pode vencer e controlar o herói que o tem nas mãos e atacar Evereska, dando uma penalidade de -30% no Minigame de Guerra.

Reporte da Cena 2:

  • Essa cena foi dramática, e ofereci pontos de narrativa para os jogadores que narrassem o que ia acontecendo com a guerra, com complicações. O pessoal animou e foi narrando, ficou bem legal, dramático.
  • Os heróis conseguiram acertar dois dos 3 tiros no exército netheriano e a torre caiu.
  • Em pura narrativa (com alguns testes) os heróis cairam para cima dos netherianos, ajudando as tropas de evereska e aproveitando da vantagem do fim da Torre do Cristal Negro.
  • Porém as tropas netherianas era muito imensas, mas, um dos jogadores gastou um Ponto Narrativo e os Elfos Selvagens (que eles tinha entrado em contato antes) chegaram e novamente as tropas de evereska ganharam mais vantagem.
  • Nesse momento, eles já estavam com 70% de chance de ganhar a batalha (Mini Game de guerra) contando os bônus das descrições dramáticas. Eles rolaram e passaram no teste. Os jogadores narraram o final da guerra, junto com a chegada de uma pequena tropa de Cormyr, que fora enviada para ajudar Evereska.

Cena 3: Caso o exército Netheriano entra em Evereska. (Cena não utilizada)

Em um desafio de perícias, os heróis tentarão acabar com o exército Netheriano. Eles podem reunir as tropas de evereska, espalhar a notícia que o General Caliburnus morreu, e liderar para uma resistência desesperada. Eles precisam de três sucessos, eles narram o que vão fazer, fazem o teste contra dificuldade 22, e se passar, conta um sucesso, se não passar, narram o fracasso.

Idéias para a Cena:

  • Cenas de Sacrifício e desespero entre os evereskianos.
  • Combate nas ruas de Evereska.
  • Templos, casas e tavernas sendo destruídas pelos Netherianos.
  • Se perderem, os heróis terão que escapar da cidade sem serem capturados.
  • Se forem capturados, serão levados para Shade, a cidade flutuante do Império de Netheril.

Cena 4: Decidindo os próximos passos: A Ameaça da Tríade das Trevas.

Essa é uma cena de narrativa compartilhada onde os heróis devem decidir o que irão fazer. Podem curar feridos, conseguir informações, conseguir itens mágicos e descobrir como chegar até Suzail. A ida para Suzail será totalmente criada pelos heróis. Dessa vez estrturei diferente minha preparação, colocando os PdMs da cena para me facilitar na hora do jogo (esses escritos que coloco aqui são o do texto que imprimo para mestrar as aventuras, e me ajudam muito na mesa do jogo, é o que eu falo, prepare bem para improvisar melhor!).

Para complicar, eles ficam sabendo que Waterdeep vai sofrer um ataque dos Yuan-Ti, e terão decidir se deve ajudar Cormyr ou Waterdeep! Se ajudarem uma a outra irá perecer ante às forças da Tríade das Trevas!

Locais em Evereska para Exploração:

  • Taverna do Unicórnio
  • Taverna da Lua Crescente
  • Colina Cloudcrown
  • Palácio Cloudcrown
  • Sala da High Hunt
  • Groaning Cave
  • Státua de Hanali Celanil, Deusa da Beleza
  • Templo de Hanali Celanil
  • Jardins Flutuantes de Aerdrie Faenya
  • Lago Dawnsglory
  • Colina Moondark
  • Academia de Magia e Academia dos Guardiões de Evereska

PdMs para a Cena:

Kalianna Taliesin – Prima de Stadt Jever (Eleril Taliesin) -Kalianna é a prima de Stadt Jever que quase morreu devido aos experimentos do mago usando a Vela Negra dos Drow Elfos (ver episódio “O Segredo do Eladrin”). Alegre e extrovertida, ela sonha com o dia em que irá unir sua alma com Stadt Ever (Eleril Teliasin). Kalianna é a comandante da Cold Hand, a tropa de elite de Evereska.

Denivar Taliesin – Alto Mago de Evereska – Avô do Stadt Jever – Denivar é um dos Eladrins mais antigos de Evereska, com mais de mil anos de idade. Ele é o Alto Mago da Academia Arcana, e é duro e exigente com Stadt Jever.

Laumruil Moonflower – O novo Arquimago de Evereska, pode ajudar os heróis para o teleporte.

Koriannis Delaran – O braço direito de Kalianna na Cold Hand. Bravo e corajoso, Koriannis é um elfo jovem que quer provar seu valor perante a seus companheiros. Ele é quem se enamorou de Marisol.

Lorde Dusair – Governante de Evereska. Apesar de não confiar em não-eladrins, ele reconhece o poderio do Império Netheriano e irá fazer de tudo para defender Evereska.

Yeris Broken-Arrow (Líder do Conselho dos Chefes das Tribos dos Sendari do Vine Vale) Líder dos Sendari e resistente a qualquer aliança com Evereska.

Larion Greenblade (Elfo Ranger Sendari Vingativo que Odeia Netherianos) Esse é o meu (Tio Nitro) personagem hahahahaha! :)

Capitão Sandovar Merrywater (Capitão da Sétima Tropa de Cormyr, um contingente de 2 mil soldados enviados para ajudar Evereska). O capitão irá dar uma autorização para os heróis comunicarem para o General Robert Greywalker, comantante principal das tropas de Cormyr sobre a iminente invasão dos Drow em Cormyr.

Reporte da Cena 4:

  • Os heróis festejaram a vitória contra os Netherianos e cuidaram dos feridos.
  • Cenas na taverna e interagindo com os PdMs. Cenas de bebedeira engraçadas também!
  • Teve uma cena de tristeza e lembrança de Taliesin, o avô do Stadt Jever.
  • Os heróis discutiram as várias maneiras de chegarem em Cormyr a tempo e (os jogadores deram a idéia) decidem ir se transportando pelo Templo de Sune em Evereska até o Templo de Sune em Cormyr, atravessando o Reino dos Mortos para chegarem mais rápido.
  • A próxima sessão vai ser essa travessia pelo Reino dos Mortos, onde o passado de alguns personagens será revelado! (Deixei eles pensando no que pode aparecer na travessia, :) vai ser narrativa compartilhada!).

_________________________________

Fotos da Sessão

Domingão + almoço pizza com a galera + rpg depois = combinação doidimais!

Tuz, minha esposanerd, incorporando a Sune! :)

________________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

Anúncios