No dia 17 de Abril, Sábado no ICB do Campus da UFMG (Belo Horizonte), à partir das 14:00 EM PONTO, vou mestrar uma mesa de Eberron e Dungeons and Dragons Quarta Edição no 1º Quero Jogar RPG! Quem for jogar na minha mesa e quiser reservar um lugar, mande um email para querojogar@regrabasica.com.br com cópia para prof.newtonrocha@gmail.com .

São 6 vagas para a aventura, vou passar as fichas e levar dados. Aceito iniciantes e pessoas que jamais jogaram RPG na vida. Vou sortear uma coleção de DVDs do Matrix (Animatrix, Matrix 1,2 e 3) entre os jogadores da minha mesa.

O CENÁRIO EBERRON

Eberron é um cenário de campanha para o D&D, que descreve aventuras um mundo que acabou de passar por uma guerra vasta e destruidora no continente de Khorvaire. Eberron foi criado para acomodar raças e demais elementos do D&D tradicional dentro de um cenário com um tom, um clima diferente.

Eberron combina a fantasia pulp (estilo capa-e-espada e aventuras no clima de Indiana Jones, com muita ação, planos diabólicos, viagens por vários lugares, conspirações, espionagens, personagens e vilões marcantes, armadilhas, cenas épicas de combates em cima de zepelins, etc. ahahaha!)com elementos de horror e fantasia gótica, fantasia medieval. É também um cenário que tem elementos e tecnologia feita com energia mágica, como trens energizados com força elemental, barcos-naves voadoras, mecanismos tecno-arcanos e seres mecânicos criados por magia.

Eberron foi criado pelo autor e game designer Keith Baker, depois de vencer o concurso Fantasy Setting Search que a Wizards of the Coast fez em 2002 para achar um cenário original para D&D 3.0. Eberron foi escolhido entre 11.000 competidores, (o cenário Reinos de Ferro, publicado pela Jambo foi um dos finalistas desse concurso). Ganhou o prêmio Origins (prêmio fodão de RPG) em 2005 e em 2009 saiu o Livro do Jogador e o Cenário de Campanha para D&D 4e.

O mundo de Eberron é um lugar de magia e monstros, onde a energia arcana inunda o dia a dia e influencia as sociedades e as indústrias. O mundo combina a fantasia tradicional do Dungeons and Dragons com ação de capa-e-espada, mistérios horrendos, tecnologia mágica, conspiração, espionagem, política, exploração de territórios selvagens, ação pulp, investigação urgana para criar uma experiencia fascinante.

Nada é exatamente o que parece; alianças e tendências são difusas e o continente de Khorvaire está acabando de emergir de uma guerra de cem anos que mudou significantemente o território geopolítico, econômico e até mesmo mágico. Das selvas tropicais de Aerenal para as ruinas colossais de Xen’drik, das gigantescas torres da metrópole de Sharn até as planícies devastadas e vales das Demon Wastes, você será levado a um mundo de intriga e emoções fortes, onde algo estranho está sempre acontecendo, e onde forças misteriosas manipulam a todos em seus jogos de poder, muito além da compreensão humana.

Algumas Coisas diferentes de Eberron:

  • O cenário lembra a Terra no século 18 para o 19 em algumas partes enquanto outras são bem medievais ainda. A tecnologia das partes mais civilizadas é baseada em energias arcanas.

  • O foco das aventuras é o continente de Khorvaire, onde as 5 nações que sobreviveram à uma guerra mundial que durou 100 anos, conspiram para conseguir manter seu poder. O mundo parece estar a beira de uma nova guerra. Cada uma das cinco nações tem um estilo diferente, variando desde nações militaristas, teocráticas (controladas pela religião), cosmopolitas, etc.

  • Existe um capitalismo emergente, com as Casas Dragonmarked controlando grande parte das mais diversas áreas do comércio, indústria, saúde etc. Essas Casas são como empresas multinacionais (dentro do contexto do cenário) e tem seu poder devido as Dragonmarks (marcas do Dragão) que seus membros possuem. Essas são marcas místicas que dão o controle de magias poderosas para as Casas, que elas usam para prestar serviços e ganharem dinheiro e poder.
  • A guerra acabou com um cataclisma horrendo que destruiu completamente uma das nações, e que ainda permanece como um mistério.
  • Tem uma nação que usa mortos-vivos como parte do seu exército.

  • Existem continentes inexplorados, cheios de segredos do passado e aguardando aventureiros loucos o suficiente se aventurar por lá.

  • As cidades principais de Khorvaire possuem uma vida urbana complexa, com universidades, hospitais, bancos, etc. Pode-se viajar pelo continente de diversas formas, via trens elementais, galeões e navios elementais aéreos etc. Porém tem muitas áreas pobres e primitivas, com tribos de bárbaros, vilas medievais, etc.
  • Warforged, construtos feitos de metal e auto-conscientes são comuns. Criados como soldados durante a guerra, eles agora procuram se integrar na sociedade de Korvaire. Tem até um Warforged revoltado que está criando uma nação de Warforged.
  • No passado, Eberron teve uma avançada civilização de goblinóides, e atualmente os goblins tem uma nação nova (ainda não reconhecida). Goblinóides tem um status diferente, podem ser mercenários contratados e são organizados, tendo orgulho de seu passado glorioso, etc.

  • Algums seres nascem ou desenvolvem dragonmarks, que são marcas mágicas que se desenvolvem e que dão poderes mágicos a quem as possui. Essas marcas também estão ligadas às Profecia Dracônica, um padrão místico da realidade de Eberron que, para aqueles que conseguem interpretar, dá o poder de ver os acontecimentos futuros do mundo.

  • Eberron possui uma civilização de elfos que são fascinados pela morte e que são governados por mortos-vivos do bem.
  • E tem muito mais! :)

INFORMAÇÕES SOBRE EBERRON

Para quem for jogar na minha mesa, recomendo ler esse RESUMO DESCRITIVO DE EBERRON, feito pelo Rafael M. da comunidade Eberron Brasil, com todos os detalhes essenciais para um jogador conhecer e se ambientar no mundo de Eberron. No dia vou passar um resuminho junto com os personagens, com os históricos dos mesmos já envolvidos no mundo de Eberron.

Existem também vários textos e podcasts na Internet sobre Eberron:

Blog Xen’drix Delves

Introdução a Eberron

Introdução ao Cenário, material sobre as religiões, as Dragonmarks, as Casas, etc.

Rolando 20 RPG Blog

Artigo sobre Eberron

Reporte da Campanha do Daniel Anand “13 Tribos de Xen’drik” em Eberron (tem coisa pra caramba!)

Podcasts sobre Eberron! (Sensacionais!)

Rolando 20 Podcast Eberron Parte 1

Rolando 20 Podcast Eberron Parte 2

Fórum Masmorras e Dragões sobre Eberron

Conversa no Fórum Masmorras e Dragões sobre Eberron, com perguntas e respostas, muito legal!

Fórum Valinor

Texto no Fórum Valinor sobre Eberron.

Área Cinza

____________________________

É isso aí, fico aguardando a galera lá no Quero Jogar RPG! (17 de Abril, 14:00 , ICB – UFMG – BH)

_____________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

Anúncios