No Episódio 07 do Nitrocast Especial, a série de NitroCasts que tratam de temas específicos de RPG, eu trago a quarta parte da série de casts sobre Forgotten Realms, com primeira parte da história do Tempo da Fundação, o início da ascenção dos humanos em Faerum!

Mapas de Forgotten Realms

Forgotten Realms - Mapa 4ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 4ª Edição (Clique para aumentar)
Forgotten Realms - Mapa 3ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 3ª Edição(Clique para aumentar)
Forgotten Realms - Mapa 2ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 2ª Edição (Clique para aumentar)

Mapa de Imaskar – (Clique para aumentar)

NitroCast Especial 07 – Forgotten Realms – O Tempo da Fundação

* Introdução

* Proposta dos NitroCast Especiais

* Proposta dos especiais de Forgotten Realms: um resumo bem por alto da história de Forgotten. Quem quiser aprofundar recomendo o The Grand History of the Realms e os romances de Forgotten Realms.

* A idéia é só dar uma visão geral para Mestres e Jogadores de Forgotten Realms.

* O TEMPO DA FUNDAÇÃO

* Para acompanhar, ver os mapas da era no NitroDungeon RPG Blog. Ajuda a acompanhar a explicação.

* Esse é o período da ascensão dos reinos humanos. Com o fim das guerras dos elfos, e com os gigantes e dragões não representando a grande ameaça que eram no passado,os reinos humanos cresceram.

* Crescimento dos reinos élficos de Evereska e Evermeet por colonização.

* Nascimento e crescimento dos reinos humanos de Unther e Coramshan, e dos reinos anões de High Shanatar e Oghrann

* -9000 DR: Guerra das Coroas encerra com a derrota de Vyshaan e a dissolução do império élfico de Aryvandaar. Elfos migram para as florestas do leste.

* Drows de Telantiwar derrotam os anões de Bhaerynden (onde hoje é o Great Rift, a grande Fenda) e os anões sobreviventes fogem para Chult e viram os anões selvagens.

* Outros anões vão para o norte, para os picos de Novularond e ficam conhecidos como os anões árticos.

* Spawn Wars: guerra entre os oito sub-reinos de anões de Shantanar. Os anões usaram monstros das profundezas em suas legiões, deep-spawns.

* -8938 DR: construção da Sharksbane Wall pelo império dos elfos do mar de Séros para conter os Sahuagin (povo anfíbio maligno).

* -8800 DR: A nação élfica de Keltormir, sobrevivente das Crown Wars sofre um ataque de um grupo de Dragões Vermelhos, depois do massacre que acabou com quatro clãs de elfos, onze vilas de gigantes e quatro dragões verdes, os elfos sobreviventes de Keltormir se espalharam em vários clãs.

* -8600 DR: Fundação da cidade élfica de Evereska, fundada em segredo pelos clãs de Eiellûr, Miyeritar e Orishaar, na região das florestas de Aryvandaar. A idéia era um refúgio élfico pacífico.

* -8500 DR: fundação de Aelinthaldaar, se torna a capital do reino de Illefarn, no mesmo local onde será Waterdeep (Águas Profundas) no futuro.

* -8400 DR: Fim do primeiro Rysar de Rystall Wood. Rysar são eras das civilizações élficas, e Jhyrennstar, uma nação élfica, começa.

* -8350 DR: As tribos imaskari de humanos começam a ocupar a área fértil no lugar onde mais tarde será o Deserto de Raurin. Essas tribos irão constituir o Império de Imaskari, o primeiro grande império humano de Faerum!

* -8298 DR a -8282 DR: A Segunda Guerra de Serôs. O pau come no Império Sêros Elfos do mar. Acontece a Segunda Guerra entre os Elfos do Mar junto com os Lochatan, Merfolk e os Crabmen contra os Kuo Toa. A guerra exterminou os Kuo Toa Consortiuns, e os deixaram quase extintos até hoje!

* -9000 DR a -2.488 DR A Ascensão e Queda do Império de Imaskar

* O Império de Imaskar foi o primeiro grande império humano que existiu onde hoje estão Mulhorand, Thay e Unther.

* Originando de uma tribo que se separou dos antigos Durpari, o desenvolvimento da agricultura fez com que os Imaskari rapidamente se desenvolvessem.

* A fundação da cidade imperial de Inupras marcou o início da expansão do Império de Imaskar.

* Os magos imaskari desenvolveram e dominaram a magia transdimensional, criando uma rede de portais que permitiam ao Império Imaskar cruzar várias distâncias.

* Os portais eram chamados de Bukhara Spires,Pináculos de Bronze gigantescos.

* OS Imaskari eram governados pelos Lord Articifers.

* Com os portais e a magia transdimensional, o Império expandiu do Grande Ice Sea (o Mar de Gelo) até a Golden Water, e do Alamber Sea até o Platô Katakoro em Kara-Tur.

* Nessa expansão (no período de -7975 a -6422) o império destruiu as tribos kobolds dos Zexthandrim e os anões korobokuru de Shan Nala.

* A primeira grande catástrofe com o Império de Imaskar aconteceu em -6422 DR quando o Culto maligno de Demogorgon, invocou demônios krakentua a invadir a cidade imperial de Inupras massacrando e expulsando os habitantes da cidade.

* O Caos que se seguiu dividiu o império em Alto e Baixo Imaskar no período de -6422 a -4370 DR), com a Baixa Imaskar tendo como capital a cidade de Solon e o centro da Alta Imaskar era a capital de Thakos (onde hoje é Saikhoi).

* A Morte Silenciosa, a Grande Praga: em -4370 DR uma praga devastadora atingiu a Baixa Imaskar, e iniciou o período de Shartra (ou trevas em Imaskari), entre -4370 a -3920, onde a estranha doença matou milhares de imaskarianos. Ao mesmo tempo, uma doença também atingiu as plantações causando fome generalizada aos sobreviventes da praga.

* 15 a 20% da população Imaskari morreu, na baixa Imaskar, mas afetou pouco a Alta

Imaskar.

* Para tentar salvar a Baixa Imaskar, o Lord Artificer Khotan construiu duas gigantescos Bukhara Spires (os portais transdimensionais). Esses portais abriram acesso para um outro mundo paralelo, onde os humanos não conheciam a magia.

* Kothan usou suas tropas e seus magos para escravizarem esses humanos deste mundo dimensional.

* Esses humanos viraram escravos de Baixa Imaskar e ajudaram a reconstruir o reino. Com o tempo, esses escravos miscigenaram com os Imaskari e foram chamados de Mulanianos. Os Mulan são a etinicidade mais comum onde hoje é o reino de Thay (os magos vermelhos de Thay são em sua maioria da etinicidade Mulan.

* Comparado com os Egípcios do nosso mundo, os Mulanianos raspam a cabeça, tanto homens quanto mulheres, e cobrem o corpo e a cabeça com tatuagens que indicam status social, educação. Os Magos Vermelhos de Thay, também de etinicidade Mulan, mostram sua especialidades de magia por meio dessas tatuagens. Também estão presentes em Unther e Semphar.

* Em -3920 aconteceu a Reunificação da Alta e Baixa Imaskar, sob o controle do Lord Artificer Omanond, restaurando Inupras como a única capital. Sob as ordens de Omanond, os artificers criaram os Imaskarcana, sete grandes artefatos onde o imenso conhecimento mágico do império estaria gravado por toda a eternidade.

* Os magos mais poderosos de Imaskar, os arquimagos Madryoch e Hilather atingiram o auge dos seus poderes. 3 mil anos antes dos Netherianos “descobrirem” o Plano das Sombras, Madryoch, o Ebon Flame, já catalogava seus segredos negros.

* Madryoch criou a Shadow Stone (Pedra da Sombra) e tentou derrubar Omanond do trono e controlar Imaskar. Porém, ele foi confrontado pelo Jovem Prodígio Hilather. Eles lutaram na fortaleza de Metos e Madryoch foi derrotado e o primeiro Shadow Lord de Faerum foi preso no Plano do Aprisionamento.

* A civilização de Imaskar acabou de maneira violenta em -2488 DR. Sem que Imaskar soubesse, os deuses dos Mulan, o povo que foi capturado e retirado de seu mundo natal, conseguiram enviar poderosos avatares para Toril, afim de defender seu povo.

* Esses avatares chegaram em Teyla Shan (as atuais montanhas Godswatch) e desceram para o Raurin Plateau, criando um exército e fomentando uma rebelião.

*Os deuses mulanianos são Anhur Geb, Hathor, Horus-Re, Isis, Nephthys, Osiris, Sebek, Set,Thoth; semelhantes ao panteão egípcio.

* Em 10 dias as maiores cidades do império foram saqueadas.

* O conflito final ocorreu no palácio do Lord Artificer em Inupras entre o Lord Artificer Yuvaraj e o avatar do deus Mulan Horus, que foi vitorioso.

* Mais um grande evento da era da fundação foi as Spider Wars, as Guerras da Aranha; conflitos entre os Drow Elfos (os elfos negros) e os anões, pelo domínio do Underdark (os Subterrâneos).

* De -8170 DR a -8150 DR ocorreu a Primeira Guerra da Aranha. Os drows de

Guallidurth aproveitaram a guerra civil dos anões,as Spawn Wars. para atacar as cavernas de Alatorin, que eram bem distantes da zona de combate da guerra dos anões.

* Os Drows capturaram o Brightaxe Hall, o salão mais sagrado para os anões de Faerum e com isso, o reino de Alatorin, um dos mais antigos dos anões, cai sob o domínio Drow.

* De -8145 DR a -8137 DR aconteceu a Segunda Guerra da Aranha. Com a queda de Alatorin, os oito reis anões de Shanatar criam um armistício e voltam seus exércitos contra os drows. Os drows são derrotados e os sobreviventes fogem. Os oito reis anões reconquistam o Brightaxe Hall, vêem o massacre feito pelos Drows e juram jamais lutar entre si, selando o fim das Deepspawn Wars.

* Com o fim das Deepspawn Wars, começa, em -8137 DR, a Segunda Era do Império Anão de Shanatar, com a união das oito tribos de Anões do Escudo sob o rei de Ultoksamrin. Após 150 anos, estabelece-se um grande comércio com os elfos da superfície.

* Em -8130 DR, a cidade élfica de Yrlaancel, a Cidade da Paz, é construída na Rystall Wood.

* Em -8100 DR, o Império de Shanatar está no seu auge, cobrindo toda a parte subterrânea do sudoeste de Faerum (sob onde hoje é Amn, Thethyr, Erlkazar, Calimshan e a península de Alimir).

* Em -8100 DR a -8080 DR o Império Anão de Shantanar enfrenta uma grande ameaça, os Ilithids ou Mind Flayers de Oryndoll. No conflito que ficou conhecido como as Mindstalkers Wars (Guerras dos Perseguidores da Mente) entre os anões e como a War of the Cloven Thoughts (Guerra dos Pensamentos Divididos) pelos Mindflayers.

* Os anões descem a porrada nos Mindflayers e vencem a guerra, porém descobrem que os Mindflayers, em retirada, capturaram todo o Clã Duergar (que eram anões do escudo normais nessa época), que viviam nas cavernas de Barakuir. Depois de quase mil anos de escravidão e se sujeitarem a incontáveis experimentos raciais dos ilithids, os descendentes do Clã Duergar foram transformados em uma nova raça de anões, os temíveis anões cinzentos.

* Essa foi a primeira parte do Tempo da Fundação. Na segunda parte teremos a criação de Calimsham (uma região de inspiração árabe), o reino psiônico de Jhaamdath,a origem de Menzoberranzan e do Império de Netheril! Não PEEEEERCAAAAA!

* Encerramento.

_______________________________

Abertura:

Tema de Paralax (por Tio Nitro – música e vocal! :)

Links:

http://www.ultimosdiasdegloria.com/ – Maravilhoso Site Brasileiro sobre Forgotten Realms

______________________________________

Download – NitroCast Especial 07

Escute Online

______________________________________

Fórum do NitroCast:

Fórum TPK Brasil (Total Podcast Kill)

______________________________________

Assine o NitroCast (Feeds of RSS do Podcast – Meevio)

Você pode baixar os episódios ou assinar, usando programas como o Itunes da Apple.

Tutorial Animado de como assinar Podcasts usando o Itunes.

Via Itunes – itpc://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Via RSS – http://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Escute Online

http://newtonrocha.mevio.com/

HD Online com todos os Nitrocast (4Shared)

http://www.4shared.com/dir/9353384/18b6cd28/05-_NitroCast_-_Podcast_de_RPG.html

____________________________

Posts do NitroCast

____________________________

Posts do NitroCast Especial

____________________________

Download Direto Nitrocast

  • NitroCast 01 – Usando técnicas de roteiro para planejar sessões de RPG!
  • NitroCast 02 – Dicas de Interpretação de Personagens de RPG!
  • NitroCast 03 – Dicas para Mestrar em Eventos de RPG
  • NitroCast 04 – Dicas para Deixar suas Cenas de Ação Emocionantes
  • NitroCast 05 – Como criar o melhor personagem possível para sua aventura!
  • NitroCast 06 – Como dar vida aos monstros de sua aventura de RPG!
  • NitroCast 07 – A Alma do Guerreiro: Dicas de interpretação para Jogadores e Mestres!
  • NitroCast 08 – Como Começar a Mestrar e Dicas para Mestres Iniciantes!
  • NitroCast 09 – Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG
  • NitroCast 10 – Como colocar mistérios nas suas aventuras de RPG!
  • NitroCast 11 – A Alma do Mago: Dicas de Interpretação para jogadores e mestres de RPG!
  • NitroCast 12 – Dicas de Descrição de Cenas para Mestres e Jogadores de RPG!
  • NitroCast 13 – A Alma do Clérigo : Dicas de Interpretação para Mestres e Jogadores de RPG!
  • ____________________________

  • Download Direto Nitrocast Especial

  • NitroCast Especial 01 – Análise Rápida do Guia do Mestre para D&D 4e
  • NitroCast Especial 02 – Dark Sun Parte 1: Visão Geral e História de Athas!
  • NitroCast Especial 03 – Dark Sun Parte 2: Raças, Classes de Personagens e Aventuras em Athas!
  • NitroCast Especial 04 – Forgotten Realms Parte 1: História da Criação até os Dias do Trovão!
  • NitroCast Especial 05 – Forgotten Realms Parte 2: História da Era do Alvorecer até o Primeiro Florescimento!
  • NitroCast especial 06 – Forgotten Realms: A Guerra das Coroas, a Ascenção e Queda dos Reinos Élficos de Faerum!
  • NitroCast Especial 07 – Forgotten Realms Parte 4 : O Tempo da Fundação Parte 1
  • ____________________________

    Contato

    ____________________________

    Outros Artigos

    Anúncios